Vinho de Laranja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 13, 2016
Messages
5
Reaction score
0
Olá, pessoal, tudo bem? Estou chegando agora no Fórum. Sou novato também na produção de bebidas. Meu objetivo é alcançar a produção de cervejas de qualidade, mas, antes que eu tenha condições, estou experimentando outras bebidas. No momento estou fermentando um suco de laranja com o objetivo de conquistar um Vinho de Laranja.
A receita que utilizei é simples, na verdade muito simples. Como sou um iniciante, tenho inúmeras dúvidas quanto se ela dará certo ou não. Basicamente, deixei o suco de laranja (utilizei a laranja mais barata no mercado, no caso, laranja pera) num frasco vedado com uma gaze. Acrescentei aproximadamente 25% de açúcar e não acrescentei fermento, como indicado na receita que segui. Tomei bastante cuidado com a limpeza dos frascos.
De acordo com a receita, terei que esperar em torno de 40 dias antes de fazer a primeira trasfega (na verdade, devo verificar o nível de precipitação e de flutuação dos resíduos no líquido).
Tenho bastante receio quanto à formação de álcool, já que não utilizei qualquer fermento e também quanto ao pH do produto final. Apesar de já ter alguma experiência com a produção de Hidromel, ainda não sou um grande conhecedor desses detalhes importantes.
Alguém já desenvolveu um Vinho de Laranja? Qual foi a experiência? Realmente traz um bom sabor? Nunca tive a oportunidade de experimentar um vinho dessa fruta. Quem sabe essa oportunidade não esteja próxima?
 
Olá, pessoal, tudo bem? Estou chegando agora no Fórum. Sou novato também na produção de bebidas. Meu objetivo é alcançar a produção de cervejas de qualidade, mas, antes que eu tenha condições, estou experimentando outras bebidas. No momento estou fermentando um suco de laranja com o objetivo de conquistar um Vinho de Laranja.
A receita que utilizei é simples, na verdade muito simples. Como sou um iniciante, tenho inúmeras dúvidas quanto se ela dará certo ou não. Basicamente, deixei o suco de laranja (utilizei a laranja mais barata no mercado, no caso, laranja pera) num frasco vedado com uma gaze. Acrescentei aproximadamente 25% de açúcar e não acrescentei fermento, como indicado na receita que segui. Tomei bastante cuidado com a limpeza dos frascos.
De acordo com a receita, terei que esperar em torno de 40 dias antes de fazer a primeira trasfega (na verdade, devo verificar o nível de precipitação e de flutuação dos resíduos no líquido).
Tenho bastante receio quanto à formação de álcool, já que não utilizei qualquer fermento e também quanto ao pH do produto final. Apesar de já ter alguma experiência com a produção de Hidromel, ainda não sou um grande conhecedor desses detalhes importantes.
Alguém já desenvolveu um Vinho de Laranja? Qual foi a experiência? Realmente traz um bom sabor? Nunca tive a oportunidade de experimentar um vinho dessa fruta. Quem sabe essa oportunidade não esteja próxima?

Olá Rafael,

Interessante experiência. Já ouvi falar de tentativas de vinho de laranja, mas os cítricos geralmente não desenvolvem uma característica muito apreciada, de acordo com as opiniões que ouvi até agora. Pessoalmente nunca tentei esse...

Hidromel é outra história, bebida milenar, com muita base de experiência já desenvolvida e relatada mundo afora. Se vc gostou da bebida, é um ótimo caminho pra desenvolver.

Se seu objetivo é chegar na cerveja, sugiro atalhar e chegar lá o quanto antes... Digo isso pq antes de eu começar, não tinha todos os equipamentos e recursos, e acabei fermentando mel, misturas, etc... pelo prazer de fermentar, mas como o objetivo era cerveja, o produto final sempre era muito distante de cerveja, o que acabava decepcionando. Por isso digo, se sua limitação são custos de equipamentos, existem formas muito baratas de iniciar. Se é espaço, também há opções bastante compactas. Se o problema é tempo, bom... existem os extratos.

Seja qual for a matéria prima que for fermentar, sugiro uma leitura dos tópicos fixos na área de fermentação. Eles basicamente resumem uma boa forma de conduzir todo esse processo pra obter sucesso ao final. A primeira etapa é controle de temperatura e quantidade de fermento.

Sua receita de não usar fermento e manter uma gaze, com o líquido praticamente exposto, é muito interesante. Ela conta com as bactérias e leveduras selvagens presentes na fruta e no ambiente. Esse método é muito "selvagem", primitivo e incerto, pode resultar numa coisa legal, mas pode resultar em algo fedido, também hehehehe...

Abraço
 
Olá, Tiago,

Obrigado pela sua mensagem. Gostei do termo "selvagem" e concordo com ele. Realmente parece primitivo quando comparado com os diversos métodos descritos aqui no Fórum. Mesmo assim, estou satisfeito com a experiência, pois o processo está caminhando como o detalhado na receita que estou seguindo. A bebida está com um aroma atraente e que lembra muito o do vinho de uva, apesar de apresentar algumas características cítricas inconfundíveis da laranja. Por sorte o cheiro é quase imperceptível e não é capaz de incomodar ninguém.
Há algum tempo substituí a gaze por um filtro de café, pois receei a entrada de partículas de poeira, acredito que a troca tenha sido certeira apesar de eu não poder comprovar nenhuma vantagem. Neste momento a fermentação continua intensa e não vejo a hora de fazer a trasfega do líquido.
Vou fazer como você disse, vou focar na cerveja e me dedicar a criar minhas primeiras experiências. Ainda assim penso em continuar com os fermentados de frutas e mel, pois, como você disse, é prazeroso adquirir o conhecimento da produção dessas bebidas.

Abraços
 
Olá, Tiago,

Obrigado pela sua mensagem. Gostei do termo "selvagem" e concordo com ele. Realmente parece primitivo quando comparado com os diversos métodos descritos aqui no Fórum. Mesmo assim, estou satisfeito com a experiência, pois o processo está caminhando como o detalhado na receita que estou seguindo. A bebida está com um aroma atraente e que lembra muito o do vinho de uva, apesar de apresentar algumas características cítricas inconfundíveis da laranja. Por sorte o cheiro é quase imperceptível e não é capaz de incomodar ninguém.
Há algum tempo substituí a gaze por um filtro de café, pois receei a entrada de partículas de poeira, acredito que a troca tenha sido certeira apesar de eu não poder comprovar nenhuma vantagem. Neste momento a fermentação continua intensa e não vejo a hora de fazer a trasfega do líquido.
Vou fazer como você disse, vou focar na cerveja e me dedicar a criar minhas primeiras experiências. Ainda assim penso em continuar com os fermentados de frutas e mel, pois, como você disse, é prazeroso adquirir o conhecimento da produção dessas bebidas.

Abraços

Posta o resultado depois. Fiquei curioso.
 
Olá, acabo de me cadastrar aqui no fórum e que alegria ver um produtor de vinho de laranja.

Estou fermentando 26 litro de vinho de laranja em três baldes fermentadores separados; a ideia é conseguir alguns litros de vinho mais doce, outro tanto de vinho seco e uma terceira remessa com notas de café e cacau.

Eu particularmente tive bastante medo de usar essa receita apenas com a gaze e optei por usar uma cepa para vinhos e cervejas que encontrei na região e um airlock. O aroma de laranja que se espalhou pelo comodo onde estou realizando a fermentação é fantástico, uma das coisas mais agradáveis que tive o prazer de sentir na vida.

Como ficou o resultado do seu? Gostaria de saber como ficou o sabor, visto que nunca tomei um gole de vinho de laranja e encontro pouca referência sobre.
 
Olá,

Há uns 10 anos atrás eu fiz uns testes com vinho de laranja e bergamota. Fiz 3 ou 4 garrafinhas, variando a quantidade de açúcar e fermento. Usei fermento de pão. O vinho ficou com um leve gosto do fermento, mas ficou bom (modéstia à parte). Vou tentar novamente este ano, pretendo começar nesta semana. Vou fazer alguns testes: com fermentação natural e com fermento de pão. Meu maior desafio é colocar a quantidade mínima de fermento. Não tenho experiência com qualquer outra bebida. Vamos compartilhando nossos resultados aqui. Abraços.
 
Olá, acabo de me cadastrar aqui no fórum e que alegria ver um produtor de vinho de laranja.

Estou fermentando 26 litro de vinho de laranja em três baldes fermentadores separados; a ideia é conseguir alguns litros de vinho mais doce, outro tanto de vinho seco e uma terceira remessa com notas de café e cacau.

Eu particularmente tive bastante medo de usar essa receita apenas com a gaze e optei por usar uma cepa para vinhos e cervejas que encontrei na região e um airlock. O aroma de laranja que se espalhou pelo comodo onde estou realizando a fermentação é fantástico, uma das coisas mais agradáveis que tive o prazer de sentir na vida.

Como ficou o resultado do seu? Gostaria de saber como ficou o sabor, visto que nunca tomei um gole de vinho de laranja e encontro pouca referência sobre.
Opa!
Por favor, passe a receita!
Tenho duas garrafas de vinho de laranja da Vinícola Rassele, de Santa Teresa, ES.
É espetacular esse vinho.
As minhas garrafas são de 2001 e ainda não surgiu oportunidade para abrí-las.
 
Opa!
Por favor, passe a receita!
Tenho duas garrafas de vinho de laranja da Vinícola Rassele, de Santa Teresa, ES.
É espetacular esse vinho.
As minhas garrafas são de 2001 e ainda não surgiu oportunidade para abrí-las.
São três receitas diferentes, uma que pretendo alcançar um vinho seco, uma um suave e uma um vinho seco que vou maturar com cacau e café, que são sabores que, na minha opinião, combinam com laranja.

A primeira foram 3 quilos de açúcar cristal, 2 litros de água mineral e 3 litros e meio de suco de laranja puro. Utilizei um fermento próprio para vinhos e cervejas, o CBC da Lallemand. (usei esse fermento para todos). E adicionei uma capsula de nutrientes logo no inicio da fermentação, vou adicionar mais meia capsula assim que fizer a primeira trasfega no dia 18 desse mês.

A segunda foram 4 kg de açúcar, 2 lts de água mineral e 3 litros de suco de laranja puro. Mesmo fermento e mesmo procedimento com os nutrientes.

A terceira foram 3 kg de açúcar, 2 lts de água mineral, 4 litros de suco de laranja puro e cascas de 2 laranjas. As cascas entraram no inicio da fermentação e retirei quando completou 15 dias de fermentação. Após a primeira trasfega vou adicionar 20g de cacau 100% em pó, em um saquinho como de chá e mais 10 g de grãos de café tostado, também em um saquinho. A principio pretendo deixar as especiarias 20 no mosto, mas irei ir provando a cada 10 dias e verei se terá necessidade de deixar algum dos dois mais tempo.

A fermentação está com 21 dias, o aroma que está se desenvolvendo no comodo que estou usando para a fermentação é muito gostoso, lembra uma compota caseira de laranja e apresenta notas de coco fresco.

O sabor dos vinhos varia bastante, mas estou satisfeito. O vinho seco com presença de cascas de laranja tem um sabor já mais bem desenvolvido, embora apresente uma acidez que já esperava encontrar durante a fermentação, ele é o mais equilibrado dos três. O vinho que pretendo suave, ainda está com uma textura bem grossa, mesmo após 14 dias de fermentação (última vez que abri o fermentador), sabor bastante doce mas com forte acidez (é o que mais me preocupa, o tenho medo do sabor final ficar como de um xarope e acabar perdendo o vinho por ficar com gosto de remédio) e o ultimo, o seco sem a presença de cascas, está bastante ácido. É saboroso, mas acredito que precisará de um tempo maior repousando após o engarrafamento para aliviar a acidez.

[Eu nunca bebi vinho de laranja, minha primeira experiência será com o que estou fazendo. Mas pelo que tenho lido, o vinho de laranja tem um tempo menor de envelhecimento, atingindo seu máximo de maturação com cerca de cinco anos engarrafado, se fosse você abriria uma das garrafas para provar! =)]
 
Opa!
Por favor, passe a receita!
Tenho duas garrafas de vinho de laranja da Vinícola Rassele, de Santa Teresa, ES.
É espetacular esse vinho.
As minhas garrafas são de 2001 e ainda não surgiu oportunidade para abrí-las.

Aliás, a fermentação aparentemente demora mais do que eu esperava. Quando pus o vinho para fermentar tinha um tempo médio de 45 de fermentação na cabeça. Depois de ler mais um pouco, consegui entrar em contato com a menina de quem puxei a receita base (1x1x1)* e ela me disse que nessas proporções, o vinho chega a fermentar por até 3 meses.

*Uma parte de água, para uma de açúcar, para uma de suco. Minhas receitas fogem desse quadro, mas foram baseadas nele.
 
Victor, as laranjas que você utilizou estavam bem maduras (doces)? Estou pergutando isso pois notei que você utilizou uma quantidade grande de açúcar (aproximadamente 600g a 800g para cada Litro de mosto). Eu vi em algumas receitas que utilizam 200g a 400g para cada Litro.
 
A terceira foram 3 kg de açúcar, 2 lts de água mineral, 4 litros de suco de laranja puro e cascas de 2 laranjas. As cascas entraram no inicio da fermentação e retirei quando completou 15 dias de fermentação. Após a primeira trasfega vou adicionar 20g de cacau 100% em pó, em um saquinho como de chá e mais 10 g de grãos de café tostado, também em um saquinho. A principio pretendo deixar as especiarias 20 no mosto, mas irei ir provando a cada 10 dias e verei se terá necessidade de deixar algum dos dois mais tempo.

Ainda não fiz nenhum vinho de laranja, mas cerveja já tenho um pouco de experiencia, e como dica que posso lhe dar é, cuidado com os grãos de café torrados,
eles podem facilmente tomar conta de todo o sabor e aroma, o ideal é você os adicionar e ir provando o "mosto/vinho" diariamente, para saber quando ele chegou
no ponto desejado e assim remover os grãos, para isso é bom utilizar o café com algum tipo de infusor. Ainda não utilizei chocolate para poder opinar sobre ele.
 
Back
Top