Veda rosca torneira italiana - prolongador.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 12, 2019
Messages
16
Reaction score
1
Location
Niterói/RJ
Caros colegas,

Comprei uma torneira italiana com prolongador para fazer um kegerator. Porém testando, vi que ah um grande vazamento entre o prolongador e a torneira.
Fico pensando se a solução é colocar veda rosca, mas acho meio anti-higienico e parece que vai contaminar a cerveja em algum momento.

Há alguma outra opção para isso?
 

Attachments

  • Screenshot_20200507-144019.jpg
    Screenshot_20200507-144019.jpg
    26.8 KB · Views: 22
Sua dúvida veio em boa hora. Estou na mesma situação, montei meu kegerator a dois dias e notei esse vazamento. Para continuar usando, apliquei veda rosca ali como contingência, pois não encontrei solução ainda. Talvez, utilizando algum tipo de cola atóxica, mas ainda não tive tempo de pesquisar sobre o assunto...
 
Sua dúvida veio em boa hora. Estou na mesma situação, montei meu kegerator a dois dias e notei esse vazamento. Para continuar usando, apliquei veda rosca ali como contingência, pois não encontrei solução ainda. Talvez, utilizando algum tipo de cola atóxica, mas ainda não tive tempo de pesquisar sobre o assunto...
Estou pensando em cortar uma forminha de silicone e fazer de vedante no fundo da parte fêmea do prolongador, acho que o veda rosca fica nojento dps de um tempo e pode ser um lugar para proliferar fungos e bactérias... Mas queria saber se alguem com mais experiência sabe o "jeito certo".
 
Estou pensando em cortar uma forminha de silicone e fazer de vedante no fundo da parte fêmea do prolongador, acho que o veda rosca fica nojento dps de um tempo e pode ser um lugar para proliferar fungos e bactérias... Mas queria saber se alguem com mais experiência sabe o "jeito certo".
Eu pensei em usar algum oring ou borracha nesse ponto também, porém a folga da rosca é grande, e pelo menos no meu caso, a rosca da torneira não vai até o fim da rosca do prolongador o suficiente para dar um aperto e vedar por ali... Pensei em pedir pro meu pai fazer um anel de vedação mais espesso para tentar mas ainda assim acho que não será muito efetivo. Farei alguns testes durante a semana e deixo o resultado aqui..
Além do que, utilizando a torneira aqui por três dias já notei que é necessário desmontar ela para limpar com uma certa frequência, pois fica uma brejinha acumulada ali na saída que não é legal. dessa rendinha também deve se acumular na rosca então... Terá que entrar pra rotina desmontar pra limpar...
 
Eu estou com um vazamento entre o adaptador de ball lock da torneira, e o próprio ball lock. Estou usando veda rosca, mas como é um local meio pequeno, fica feio.

Por questão de nojeira não vejo muito problema, pois temos que limpar o sistema com frequência, então tem que trocar a fita também.
 
Last edited:
Amigos, vocês sabem que higiene é fundamental em se tratando de cerveja. Eu creio que vocês deveriam usar cada rosca sim, e após o uso da torneira, desmontá-la, tirar o veda rosca, lavar e deixar de banho em solução sanitizante. Todas as vezes que eu uso o contra pressão eu desconto ele completamente é faço isso. O mesmo com as torneiras dos fermentadores. Mesmo que vocês adaptem com sucesso O'rings, ou silicone etc, com a passagem da cerveja vai ficar resíduos da cerveja acumuladas dentro e ao redor das conexões que poderão em teoria, contaminar com bactérias. Sei que é trabalhoso, mas nunca perdi uma leva por contaminação fazendo isso. Espero ter ajudado, abraços
 
Eu estou com um vazamento entre o adaptador de ball lock da torneira, e o próprio ball lock. Estou usando veda rosca, mas como é um local meio pequeno, fica feio.

Por questão de nojeira não vejo muito problema, pois temos que limpar o sistema com frequência, então tem que trocar a fita também.
Ali não se usa veda rosca, pois a conexão é vedada com uma borrachinha na ponta da rosca. Caso haja vazamento, deverá trocar a peça que estiver com defeito (pode ser a rosca do ball Lock ou a peça de inox do adaptador de torneira. Veda rosca só é necessário em pontos onde não há vedação por borrachas ou rosca cônica.
 
Ali não se usa veda rosca, pois a conexão é vedada com uma borrachinha na ponta da rosca. Caso haja vazamento, deverá trocar a peça que estiver com defeito (pode ser a rosca do ball Lock ou a peça de inox do adaptador de torneira. Veda rosca só é necessário em pontos onde não há vedação por borrachas ou rosca cônica.
Então essa borrachinha do meu ball lock está ruim... vou tentar trocar! Valeu!!
 
Melhor que utilizar um prolongador é comprar um shank novo e maior (ou uma torneira que já venha com o shank longo), pois ao apertar a conexao com a chave da torneira italiana você garante uma boa vedação, sem risco de vazamentos ou necessidade de veda rosca.

Ao meu ver, o prolongador é um jeitinho que às vezes acaba saindo mais caro (se não foi bem torneado).
 
Para evitar prolongador, eu furei a porta da geladeira por fora e por dentro.

Por dentro com diâmetro maior, que cabe os dedos ou a chave de boca para segurar a porca com rosca, na hora de colocar e tirar a torneira.

Só que as minhas torneira são belga.

Eu não fico desmontando toda hora para limpar não. Quando vou deixar alguns dias sem uso, borrifo um bocado de álcool 70 por dentro do bico e depois enrolo um filme plástico para vedar. Até agora não deu ruim fazendo assim.
 
Caros colegas,

Comprei uma torneira italiana com prolongador para fazer um kegerator. Porém testando, vi que ah um grande vazamento entre o prolongador e a torneira.
Fico pensando se a solução é colocar veda rosca, mas acho meio anti-higienico e parece que vai contaminar a cerveja em algum momento.

Há alguma outra opção para isso?
Olá amigo, após alguns dias encontrei um Oring de boa espessura e do diametro que encaixou certinho no fundo da parte femea do prolongador, montei ontem sem veda rosca e deixei pressurizado e conectado na breja aqui, não vazou nada... vá até uma loja de borrachas com o prolongador que voc~e acha fácil.. Não sei a aplicação desse que comprei, mas levei o prolongador e foi simples de encontrar
 
Back
Top