Vedação bomba MP-15RM cabeça em inox - Troca cabeça de plástico por inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gambera

Member
Joined
Jun 26, 2019
Messages
11
Reaction score
2
Location
Brazil
Salve, cervejeiros.

Venho perguntá-los sobre algo que me aconteceu.

Adquiri a bomba MP-15RM no Mercado Livre em plástico (muito semelhante em todos os aspectos às bombas MP-15R que normalmente os cervejeiros usam, exatamente nos mesmos tamanhos) e adquiri separadamente uma cabeça em inox do AliExpress para a bomba (MP-15R) pois não encontrei somente a cabeça em inox vendida separadamente por aqui.

Pois bem, ao desmontar a bomba e trocar a cabeça de plástico pela cabeça de inox as medidas bateram exatamente, entretanto ficou uma pequena fresta. Acredito que a fresta não se deva às diferentes medidas, pois as cabeças são praticamente iguais só que em materiais distintos. Ainda não testei o conjunto com água (nem a seco, pois sei que queimaria ela) mas acredito que provavelmente ao trabalhar com a pressão natural do funcionamento ela acabaria vazando e molhando minha cozinha.

Quais soluções vocês indicariam para utilizar como vedação? Existe algum silicone ou material indicado para trabalhar a quente?
Existe algum O-ring fino o bastante para isso? Algum plástico ou látex?
Acredito que utilizaria prioritariamente para as temperaturas de brassagem e em menor grau na fervura.
 

Attachments

  • IMG_20210105_115604.jpg
    IMG_20210105_115604.jpg
    47.5 KB · Views: 64
  • IMG_20210105_115541.jpg
    IMG_20210105_115541.jpg
    29.2 KB · Views: 67
  • IMG_20210105_115538.jpg
    IMG_20210105_115538.jpg
    27.3 KB · Views: 65
Forma de pudim, cupcake, etc. Qualquer uma dessas em silicone tu pode usar, suportam mais de 200º

Cara, e não é que eu peguei várias dessas forminhas de cupcake na mão agora mesmo e isso nem me passou pela cabeça?
Até borracha de vedação de cafeteira Bialetti eu cogitei, mas essa eu não tinha pensado.

Quando eu montar volto aqui pra postar uma foto ao menos.

Obrigado!
 
Creio que não vá vazar... Mas não posso dizer com propriedade pois nunca peguei essa alteração pra fazer. Agora uma dúvida: por qual motivo resolveu trocar a cabeça? Tenho uma dessa aí de nylon e nunca deu problema!
 
a deu problema!

Então amigo, por nenhum motivo mesmo. Sequer cheguei a usar a cabeça de plástico. Aproveitei uma promoção de frete grátis no Ali e resolvi testar, também achei que se fosse ficar rosqueando e desenroscando os engates toda vez que fosse montar meu setup eu iria fragilizar eles (?) e por isso comprei um de inox a mais.
Mas ficarei com a cabeça de plástico, em algum infortúnio (ou caso dê errado a gambiarra da forma de cupcake) usarei a de plástico sem problemas.
 
Então amigo, por nenhum motivo mesmo. Sequer cheguei a usar a cabeça de plástico. Aproveitei uma promoção de frete grátis no Ali e resolvi testar, também achei que se fosse ficar rosqueando e desenroscando os engates toda vez que fosse montar meu setup eu iria fragilizar eles (?) e por isso comprei um de inox a mais.
Mas ficarei com a cabeça de plástico, em algum infortúnio (ou caso dê errado a gambiarra da forma de cupcake) usarei a de plástico sem problemas.
Hahaha tá certo! Eu também pensei em comprar uma de inox só por conta das roscas serem mais duráveis... Mas acabou que rosqueei os espigões e nunca mais tirei de lá. Obrigado!
 
A dúvida é você vai ficar tirando as conexões da cabeça de plástico? A minha desde que coloquei nunca mais tirei.
 
Desculpem pela falta de retorno rápido.

A que comprei foi desse anúncio aqui 121.56R$ 15% de desconto|304 cabeça da bomba de aço stainlesss para MP 15R peças da bomba de cerveja homebrew|null| - AliExpress

Porém agora como única opção de frete ter um valor atual muito maior do que o preço da bomba nova não parece ser proveitoso o negócio.

Ao encaixar a cabeça da bomba não consegui fazê-la funcionar de primeira, acho que minha vedação naquela época estava emperrando o rotor (ou o mesmo estava desalinhado magneticamente com a carcaça metálica, não sei ao certo, são minhas duas hipóteses) e deixei uns 4 meses com a cabeça que veio de plástico que funcionava. Ela nem ao menos dava o barulho de estar ligando, não dava a "partida".

Porém brassei uma leva agora fim de semana e ao tentar substituir mais uma vez o negócio magicamente funcionou! Troquei a gaxeta de vedação original por uma que fiz com um anel de silicone de vedação de sifão de pia de plástico (acredito) e ficou perfeito o encaixe.

Quando abri-la novamente para higienização tentarei postar fotos dela aberta aqui.
 
Salve, cervejeiros.

Venho perguntá-los sobre algo que me aconteceu.

Adquiri a bomba MP-15RM no Mercado Livre em plástico (muito semelhante em todos os aspectos às bombas MP-15R que normalmente os cervejeiros usam, exatamente nos mesmos tamanhos) e adquiri separadamente uma cabeça em inox do AliExpress para a bomba (MP-15R) pois não encontrei somente a cabeça em inox vendida separadamente por aqui.

Pois bem, ao desmontar a bomba e trocar a cabeça de plástico pela cabeça de inox as medidas bateram exatamente, entretanto ficou uma pequena fresta. Acredito que a fresta não se deva às diferentes medidas, pois as cabeças são praticamente iguais só que em materiais distintos. Ainda não testei o conjunto com água (nem a seco, pois sei que queimaria ela) mas acredito que provavelmente ao trabalhar com a pressão natural do funcionamento ela acabaria vazando e molhando minha cozinha.

Quais soluções vocês indicariam para utilizar como vedação? Existe algum silicone ou material indicado para trabalhar a quente?
Existe algum O-ring fino o bastante para isso? Algum plástico ou látex?
Acredito que utilizaria prioritariamente para as temperaturas de brassagem e em menor grau na fervura.

Bom dia.
O parafuso não está dando o aperto necessário para espremer a cabeça de inox ao corpo da bomba. Parece que o parafuso está maior do que deveria ser, então recomendo que vc coloque uma arruela a mais em cada parafuso. Isso vai diminuir o tamanho do parafuso e vai resolver o problema de aperto.
Abraço
 
Back
Top