Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexandrelopes

Well-Known Member
Joined
Sep 30, 2014
Messages
69
Reaction score
39
Olá pessoal,

Li todos os tópicos (6) dessa sessão sobre o sistema BIAB, e estou bem interessado a começar a produzir cerveja utilizando este processo.

Achei vantagem pelo fato de ser um sistema compacto (para quem não tem espaço) e fazer tudo na mesma panela. Reduzindo assim custos com panelas, conexões, fogareiro e tempo de limpeza.

Questão de custos é relativo, porque poderíamos fazer tudo em inox já que utiliza uma única panela.

Acredito que a construção de um cesto de inox seja muito fácil, e existem modelos prontos para venda na internet.

Peço ajuda dos mais experientes no assunto para tirar uma dúvida.

Qual seria os pontos negativos desse processo?

Vou colocar umas fotos que encontrei na internet.

BIAB-KettleCombo-D.jpg

brewinabasket-withbrewingpota.jpg

bbbrewBIAB16-5x10-25-400-3inchxbracep100s20b.jpg

52f3f433e47b00b23d3402d0fe7def1f.jpg

foto_cestos.jpg

elem-cesto-inox.jpg

elem-cesto-conico-inox.jpg
 
Qual o tamanho desse cesto/panela? Um problema seria o peso do bagaço, na hora de levantar o cesto, né? Tem que ver se as emendas vão aguentar
 
Acredito q o unico ponto e a baixa eficiencia, mas conheço muita gente q conseguiu uma eficiência aceitável com alguns acertes.... o fato de fazer sparging ser muito desajeitado dentro de um saco de voile como era feito antigamente pode ter contribuido para minha baixa eficiencia... com esse cesto voce de conseguir fazer uma lavagem do bagaco satisfatória e conseguir trazer pro mosto mais acucares retidos no bagaço
 
Olá pessoal, bom dia.

Kanji, não sei informar o tamanho dos cestos, usei as fotos somente como referência.

Rafael, neste esquema de cesto interno em inox, acredito que daria para fazer uma boa lavagem.

De noite pesquisando sobre BIAB, encontrei um post do Henrik Boden, comentando sobre um equipamento italiano de BIAB em inox vendido pelo Mercado Livre >> http://henrikboden.blogspot.com.br/2013/12/pilsen-alema-x-panela-italiana.html

A marca do equipamento não foi mencionada, mas deu para ver nas fotos, o fabricante chama birramia. O equipamento é o: Tino di ammostamento per Birra 60 litri Filtrante con mescolatore manuale

Pelas fotos achei a construção bem simples, a ponto de pegar a ideia e construir um clone.

Segue algumas fotos:

tino5-prova.jpg

6_1.jpg

tino1-prova.jpg

tino3-prova.jpg

tino2-prova.jpg
 
Olá pessoal,

Li todos os tópicos (6) dessa sessão sobre o sistema BIAB, e estou bem interessado a começar a produzir cerveja utilizando este processo.

Achei vantagem pelo fato de ser um sistema compacto (para quem não tem espaço) e fazer tudo na mesma panela. Reduzindo assim custos com panelas, conexões, fogareiro e tempo de limpeza.

Questão de custos é relativo, porque poderíamos fazer tudo em inox já que utiliza uma única panela.

Acredito que a construção de um cesto de inox seja muito fácil, e existem modelos prontos para venda na internet.

Peço ajuda dos mais experientes no assunto para tirar uma dúvida.

Qual seria os pontos negativos desse processo?

Vou colocar umas fotos que encontrei na internet.

BIAB-KettleCombo-D.jpg

brewinabasket-withbrewingpota.jpg

bbbrewBIAB16-5x10-25-400-3inchxbracep100s20b.jpg

52f3f433e47b00b23d3402d0fe7def1f.jpg

foto_cestos.jpg

elem-cesto-inox.jpg

elem-cesto-conico-inox.jpg

Eu tive muita dificuldade (e ainda tenho) de encontrar esse cesto. Se possível compartilhe os links que você encontrou
 
^ Ramon,

Estas imagens peguei como referência, digitando no google: Elemento filtrante cesto inox

Até o momento, não encontrei em minha cidade (Rio Preto) telas de aço inox para venda, serralheiro que solda inox eu tenho, só falta o material para a construção.

Outro problema que estou encontrando aqui em RP, é encontrar alguém disposto a vender uma barril de chopp de 50 litros. Ontem fiz dezenas de telefonemas, encaminhei vários e-mail´s, e ainda não consegui um barril para comprar.

Devido a esta dificuldade ou melhor dizendo, pressa que estou de montar meu primeiro equipamento.... Comprei hoje dois caldeirões em alumínio, para construir meu projeto baseado no projeto do Una Birra al Giorno.

No próximo post coloco fotos do que comprei hoje.
 
^ Ramon,

Estas imagens peguei como referência, digitando no google: Elemento filtrante cesto inox

Até o momento, não encontrei em minha cidade (Rio Preto) telas de aço inox para venda, serralheiro que solda inox eu tenho, só falta o material para a construção.

Outro problema que estou encontrando aqui em RP, é encontrar alguém disposto a vender uma barril de chopp de 50 litros. Ontem fiz dezenas de telefonemas, encaminhei vários e-mail´s, e ainda não consegui um barril para comprar.

Devido a esta dificuldade ou melhor dizendo, pressa que estou de montar meu primeiro equipamento.... Comprei hoje dois caldeirões em alumínio, para construir meu projeto baseado no projeto do Una Birra al Giorno.

No próximo post coloco fotos do que comprei hoje.

Segue um cara que vende tela:

http://produto.mercadolivre.com.br/...teiro-galvanizado-aco-inoxidavel-aluminio-_JM
 
Continuando a história...

Hoje aproveitei o horário do almoço para comprar panelas, fui até uma loja da fábrica que tem um grande show room em uma cidade vizinha, e fui ver as opções.

Tinha a litragem inicial que queria (50/60L) mas tudo rasas.

O único jogo que consegui encaixar legal, foi a combinação de 36L + 25L, espero conseguir fazer levas de 20L com este equipamento, caso não der, me contento com levas de 10L.

Vou passar o final de semana fazendo no fundo da panela de 25L, e precisa da ajuda dos mais experientes agora.

Qual a melhor medida do furo fazer? 2mm, 2,5mm ou 3mm?

Se alguém puder me ajudar nessa, agradeço.

Esta semana já comprei 1 frigobar 80L, e as panelas. Espero para os próximos dias comprar o restante dos equipamentos.

2014-10-03140122_zpse1b87872.jpg

2014-10-03140205_zps365c7751.jpg

2014-10-03140252_zpsd40a698d.jpg
 
Continuando a história...

Hoje aproveitei o horário do almoço para comprar panelas, fui até uma loja da fábrica que tem um grande show room em uma cidade vizinha, e fui ver as opções.

Tinha a litragem inicial que queria (50/60L) mas tudo rasas.

O único jogo que consegui encaixar legal, foi a combinação de 36L + 25L, espero conseguir fazer levas de 20L com este equipamento, caso não der, me contento com levas de 10L.

Vou passar o final de semana fazendo no fundo da panela de 25L, e precisa da ajuda dos mais experientes agora.

Qual a melhor medida do furo fazer? 2mm, 2,5mm ou 3mm?

Se alguém puder me ajudar nessa, agradeço.

Esta semana já comprei 1 frigobar 80L, e as panelas. Espero para os próximos dias comprar o restante dos equipamentos.

2014-10-03140122_zpse1b87872.jpg

2014-10-03140205_zps365c7751.jpg

2014-10-03140252_zpsd40a698d.jpg

Um dia vi por aqui que o ideal é até 1,5mm.
 
Estou montando um equipamento elétrico com duas panelas também, mas a princípio eu faria furos grandes na panela interna e usaria grain bag. Teria alguma desvantagem?
 
^
Outro problema que estou encontrando aqui em RP, é encontrar alguém disposto a vender uma barril de chopp de 50 litros. Ontem fiz dezenas de telefonemas, encaminhei vários e-mail´s, e ainda não consegui um barril para comprar.

Devido a esta dificuldade ou melhor dizendo, pressa que estou de montar meu primeiro equipamento.... Comprei hoje dois caldeirões em alumínio, para construir meu projeto baseado no projeto do Una Birra al Giorno.

No próximo post coloco fotos do que comprei hoje.

Barril de Inox em RP, como em qualquer outro lugar, está um absurdo de caro... estão vendo que tem mta procura em barris e postmix, ai preço foi lá pro alto, lucro brasil-sil-sil...

Mas tinha uma distribuidora da glarus chopp (algo assim) la da zona norte que estava fechando e por isso, vendendo os barris por 250 cada, no olx ou bomnegocio, não recordo direito, se interessar dá procurada por la
 
@Ramon, fiz algumas perguntas no mercado livre, e os filtros (fundo falso) comercializados lá tem o diâmetro do furo em 2mm. Vou deixar para furar furante a semana, enquanto isso estou marcando com pincel atômico os raios e furos.

@Valtert, creio que a desvantagem seria na parte de prender o filtro a ponto do mesmo não sair. Acredito que o diâmetros ideal deva ficar em 1,5mm ou 2mm.

@Renato, obrigado pela dica.

Tentei ligar no telefone da glarus, mas fala que não existe.

Entrei em contato com um vendedor do OLX/Bom Negocio, que tinha chopeira eletrica da glarus, e me indiciou um outro contato que possivelmente tenha.

Se conseguir alguma coisa, posto o contato aqui.
 
Alexandre, já tá na academia malhando braço pra poder levantar essa panela cheia de bagaço molhado, com uns 20kg (bagaço+água) quente? :D
Uma galera usa sistemas de roldanas para facilitar. Mesmo o primeiro sistema de Brew in a Basket que você mostrou, com a cestinha mais leve, deve ter sua dificuldade para levantar.
Mas estou empolgado também! Quero aumentar minha capacidade de produção, e acho que não vou pelo sistema convencional de 3 panelas.
 
^ Olá Kanji, bom dia.

Ainda não coloquei a mão na massa, porque primeiro quero ter todo o equipamento no jeito antes da primeira leva. Dentro de alguns dias já devo estar com tudo comprado e montado.

Estou usando o google tradutor, e pesquisando muita coisa em alemão. Já que está empolgado com o sistema brew in a basket, gostaria de compartilhar este vídeo que achei em minhas buscas.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=7xGDSUrD8-Y[/ame]

Em um futuro muito próximo, espero construir um sistema neste estilo, mas tipo rack igual a braumeister 200L.
 
A mybeer já fez algo bem interessante:

Não conhecia a mybeer, e achei bem legal os equipamentos. Cada vez estou mais convencido em usar o sistema single vessel.

Estou pesquisando válvulas solenoide para GLP e controle de temperatura, quero montar um rack pequeno e deixar tudo plug and play.
 
Não conhecia a mybeer, e achei bem legal os equipamentos. Cada vez estou mais convencido em usar o sistema single vessel.

Estou pesquisando válvulas solenoide para GLP e controle de temperatura, quero montar um rack pequeno e deixar tudo plug and play.

Eu também quero fazer um single-vessel pela questão do espaço, mas foi seguir com fontes elétricas para aquecimento (resistência). Esse fds furei minha panela de 50L e comprei o fundo falso. O próximo passo é o cesto e a resistência.
 
Exatamente. Como no meu caso vou usar resistência, preciso de um fundo falso para apoiar o cesto e não deixar o cesto ficar em cima da resistência.
 
em outro forum , esta semana esta pergunta foi respondida pelo Guenther:

Guenther Sehn
1 de out


O número "mágico" ideal pra furos é 2,3mm, com espaço entre centros de 4mm, vide os americanos. Ou seja, em torno de 2mm dá ótimos resultados.
 
^ Alceu, obrigado pela informação.

Ainda não furei a panela, mas durante o final de semana já marquei com pincel atômico toda a área, deixei espaços de 5mm e irei furar com broca 2mm.
 
Só para atualizar o tópico, fiz os furos na panela com broca de 2mm. Não achei a de 2.3mm...

Com a dremel foi mamão com açúcar, gastei uma 1/2 hora ... Logo mais termino o restante dos furos e instalo o registro de esfera 3/4 na outra panela.

2014-10-07121128_zpsee4280dc.jpg

2014-10-07121139_zps2dc98a28.jpg

2014-10-07121206_zpsb0de5f91.jpg
 
Valeu pessoal, essa semana vou fechar a compra de um kit de insumo 20L de american blonde ale, para estrear a panela.

@Ortiz, a ideia da bazuca é para servir de filtro para o maturador, evitando a sujeira decantada no fundo da panela de fervura.

Não sei se é realmente necessário, caso não seja, na próxima brassagem não uso a bazuca.
 
Legal, parabéns pelo capricho!

Vi há um tempo em outro tópico o percentual de área que deveria ser furado, não estou encontrando agora, mas estou achando que tem pouco furo aí...

Lembra de anotar a OG pré fervura pra gente ter uma ideia da eficiência :)
 
^ Olá Valvert,

Estou pesquisando refratometro para comprar, mas tenho percebido que alguns tem dupla escala e outros não. Ainda estou meio confuso com isso, saberia algum com preço bom para indicar?

Caso a área não seja suficiente para uma boa eficiência, ainda tem a opção de furar o cesto na parede lateral.

Em relação a vazão ficou muito bom, o balde cheio se esvazia em menos de 5 segundos no teste que fiz com água.

Aproveitando o tópico, hoje chegou a torneira italiana para minha velha chopeira a gelo. Agora é esperar o post mix chegar.

2014-10-08151309_zpsa3fccb79.jpg
 
Alexandre, você não acha que seria possível intercalar mais furos? Claro que vale a pena testar assim antes pra ver a diferença. Você pretende recircular?

Quanto ao refratometro não vou conseguir te ajudar muito, até onde eu sei mais de uma escala só serve pra não precisar converter. Mas como pra FG você vai precisar corrigir a medida de qualquer forma, por causa do álcool, acho que se a dupla escala interferir no preço não vale a pena.
 
Valtert, daria para adicionar mais furos no centros :: talvez re-circule nas futuras brassagens, na primeira quero fazer o mais simples possível no fogão. Até agora estou só na teoria.

Comprei o refratômetro com escala brix de 0-32% / SG 1.000 - 1.130

Caso a quantidade de furos cause baixa eficiência, estou pensando em adicionar um pouco de rapadura na brassagem para garantir o teor alcoólico. rsss

Vou começar a estudar estes esquemas de medição/correção, quero estar preparado para não perder líquido sagrado, logo na primeira leva.
 
Pessoal, estou querendo fazer um cesto para segregar o lúpulo na panela de fervura. Eu vi nos sites americanos (hop strainer) e queria construir um. A pergunta é onde encontrar tela de 300 micrometro para essa construção em inox.

Sds

Fabiano da Mata
 
Ta ai a panela cervejeira finalizada, próximo passo agora é a bazuca.

2014-10-07125738_zps6a7268b9.jpg

2014-10-07132904_zps310cd743.jpg

2014-10-07150042_zps43a069f2.jpg

Ficou com rebarbas nos furos? E fiz uma série de furos em um disco de pizza e ficou cheio de rabarbas. Não sei se foi por causa da espessura da chapa de aluminio da forma de pizza.
 
Ficou com rebarbas nos furos? E fiz uma série de furos em um disco de pizza e ficou cheio de rabarbas. Não sei se foi por causa da espessura da chapa de aluminio da forma de pizza.

Alguns furos ficaram com rebarbas e outros não, desde o dia que postei essas fotos, não mexi mais nas panelas. De repente, passando a broca no sentido inverso dê para retirar as rebarbas... Ainda não fiz este teste...

No momento, ando só comprando o restante do equipamento e tomando cerveja. Espero em breve fazer minha primeira leva.

Abraço. :mug:
 
@alexandrelopes pra tirar as rebarbas você pode usar um rebolo do tipo ponta montada cônico, conhecido como "pirulito" ou "boneca". Tem de vários formatos e tamanhos...
produto389-443.jpg
 
Back
Top