1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por alexandrelopes, 2/10/14.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 2/10/14 #1

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Olá pessoal,

Li todos os tópicos (6) dessa sessão sobre o sistema BIAB, e estou bem interessado a começar a produzir cerveja utilizando este processo.

Achei vantagem pelo fato de ser um sistema compacto (para quem não tem espaço) e fazer tudo na mesma panela. Reduzindo assim custos com panelas, conexões, fogareiro e tempo de limpeza.

Questão de custos é relativo, porque poderíamos fazer tudo em inox já que utiliza uma única panela.

Acredito que a construção de um cesto de inox seja muito fácil, e existem modelos prontos para venda na internet.

Peço ajuda dos mais experientes no assunto para tirar uma dúvida.

Qual seria os pontos negativos desse processo?

Vou colocar umas fotos que encontrei na internet.

2. 3/10/14 #2

kanjijr

kanjijr

kanjijr

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Qual o tamanho desse cesto/panela? Um problema seria o peso do bagaço, na hora de levantar o cesto, né? Tem que ver se as emendas vão aguentar

3. 3/10/14 #3

rafaell

rafaell

rafaell

Active Member

Afiliado:
    26/9/14
    Curtidas Recebidas:
    13
    Acredito q o unico ponto e a baixa eficiencia, mas conheço muita gente q conseguiu uma eficiência aceitável com alguns acertes.... o fato de fazer sparging ser muito desajeitado dentro de um saco de voile como era feito antigamente pode ter contribuido para minha baixa eficiencia... com esse cesto voce de conseguir fazer uma lavagem do bagaco satisfatória e conseguir trazer pro mosto mais acucares retidos no bagaço

4. 3/10/14 #4

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Olá pessoal, bom dia.

Kanji, não sei informar o tamanho dos cestos, usei as fotos somente como referência.

Rafael, neste esquema de cesto interno em inox, acredito que daria para fazer uma boa lavagem.

De noite pesquisando sobre BIAB, encontrei um post do Henrik Boden, comentando sobre um equipamento italiano de BIAB em inox vendido pelo Mercado Livre >> http://henrikboden.blogspot.com.br/2013/12/pilsen-alema-x-panela-italiana.html

A marca do equipamento não foi mencionada, mas deu para ver nas fotos, o fabricante chama birramia. O equipamento é o: Tino di ammostamento per Birra 60 litri Filtrante con mescolatore manuale

Pelas fotos achei a construção bem simples, a ponto de pegar a ideia e construir um clone.

Segue algumas fotos:

5. 3/10/14 #5

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Acabei encontrando um projeto muito legal e de baixo custo.

Hoje mesmo vou comprar minhas panelas 50L e 30L, para começar a trabalhar nelas durante o final de semana.

Os créditos fica por conta do blog italiano: Una Birra al Giorno

http://unabirraalgiorno.altervista.org/blog/category/attrezzature/

Braumeister home made: Primo Step

rodvlopes curtiu isso.
  6. 3/10/14 #6

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    23
    Eu tive muita dificuldade (e ainda tenho) de encontrar esse cesto. Se possível compartilhe os links que você encontrou

Super Edson curtiu isso.
  7. 3/10/14 #7

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    ^ Ramon,

Estas imagens peguei como referência, digitando no google: Elemento filtrante cesto inox

Até o momento, não encontrei em minha cidade (Rio Preto) telas de aço inox para venda, serralheiro que solda inox eu tenho, só falta o material para a construção.

Outro problema que estou encontrando aqui em RP, é encontrar alguém disposto a vender uma barril de chopp de 50 litros. Ontem fiz dezenas de telefonemas, encaminhei vários e-mail´s, e ainda não consegui um barril para comprar.

Devido a esta dificuldade ou melhor dizendo, pressa que estou de montar meu primeiro equipamento.... Comprei hoje dois caldeirões em alumínio, para construir meu projeto baseado no projeto do Una Birra al Giorno.

No próximo post coloco fotos do que comprei hoje.

8. 3/10/14 #8

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    23
    Segue um cara que vende tela:

http://produto.mercadolivre.com.br/...teiro-galvanizado-aco-inoxidavel-aluminio-_JM

alexandrelopes e Marcelo_N curtiram isso.
  9. 3/10/14 #9

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Continuando a história...

Hoje aproveitei o horário do almoço para comprar panelas, fui até uma loja da fábrica que tem um grande show room em uma cidade vizinha, e fui ver as opções.

Tinha a litragem inicial que queria (50/60L) mas tudo rasas.

O único jogo que consegui encaixar legal, foi a combinação de 36L + 25L, espero conseguir fazer levas de 20L com este equipamento, caso não der, me contento com levas de 10L.

Vou passar o final de semana fazendo no fundo da panela de 25L, e precisa da ajuda dos mais experientes agora.

Qual a melhor medida do furo fazer? 2mm, 2,5mm ou 3mm?

Se alguém puder me ajudar nessa, agradeço.

Esta semana já comprei 1 frigobar 80L, e as panelas. Espero para os próximos dias comprar o restante dos equipamentos.

10. 3/10/14 #10

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
  11. 3/10/14 #11

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    23
    Um dia vi por aqui que o ideal é até 1,5mm.

Fharias curtiu isso.
  12. 3/10/14 #12

valtert

valtert

valtert

Well-Known Member

Afiliado:
    19/6/14
    Curtidas Recebidas:
    132
    Estou montando um equipamento elétrico com duas panelas também, mas a princípio eu faria furos grandes na panela interna e usaria grain bag. Teria alguma desvantagem?

13. 4/10/14 #13

renatomiani

renatomiani

renatomiani

Well-Known Member

Afiliado:
    6/12/13
    Curtidas Recebidas:
    62
    Barril de Inox em RP, como em qualquer outro lugar, está um absurdo de caro... estão vendo que tem mta procura em barris e postmix, ai preço foi lá pro alto, lucro brasil-sil-sil...

Mas tinha uma distribuidora da glarus chopp (algo assim) la da zona norte que estava fechando e por isso, vendendo os barris por 250 cada, no olx ou bomnegocio, não recordo direito, se interessar dá procurada por la

alexandrelopes curtiu isso.
  14. 4/10/14 #14

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    @Ramon, fiz algumas perguntas no mercado livre, e os filtros (fundo falso) comercializados lá tem o diâmetro do furo em 2mm. Vou deixar para furar furante a semana, enquanto isso estou marcando com pincel atômico os raios e furos.

@Valtert, creio que a desvantagem seria na parte de prender o filtro a ponto do mesmo não sair. Acredito que o diâmetros ideal deva ficar em 1,5mm ou 2mm.

@Renato, obrigado pela dica.

Tentei ligar no telefone da glarus, mas fala que não existe.

Entrei em contato com um vendedor do OLX/Bom Negocio, que tinha chopeira eletrica da glarus, e me indiciou um outro contato que possivelmente tenha.

Se conseguir alguma coisa, posto o contato aqui.

15. 6/10/14 #15

kanjijr

kanjijr

kanjijr

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Alexandre, já tá na academia malhando braço pra poder levantar essa panela cheia de bagaço molhado, com uns 20kg (bagaço+água) quente? :D
    Uma galera usa sistemas de roldanas para facilitar. Mesmo o primeiro sistema de Brew in a Basket que você mostrou, com a cestinha mais leve, deve ter sua dificuldade para levantar.
    Mas estou empolgado também! Quero aumentar minha capacidade de produção, e acho que não vou pelo sistema convencional de 3 panelas.

16. 6/10/14 #16

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    ^ Olá Kanji, bom dia.

Ainda não coloquei a mão na massa, porque primeiro quero ter todo o equipamento no jeito antes da primeira leva. Dentro de alguns dias já devo estar com tudo comprado e montado.

Estou usando o google tradutor, e pesquisando muita coisa em alemão. Já que está empolgado com o sistema brew in a basket, gostaria de compartilhar este vídeo que achei em minhas buscas.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=7xGDSUrD8-Y[/ame]

Em um futuro muito próximo, espero construir um sistema neste estilo, mas tipo rack igual a braumeister 200L.

Ananias Silva curtiu isso.
  17. 6/10/14 #17

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    23
    A mybeer já fez algo bem interessante:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=6w97qGKJb8Q[/ame]

18. 6/10/14 #18

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Não conhecia a mybeer, e achei bem legal os equipamentos. Cada vez estou mais convencido em usar o sistema single vessel.

Estou pesquisando válvulas solenoide para GLP e controle de temperatura, quero montar um rack pequeno e deixar tudo plug and play.

19. 6/10/14 #19

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    23
    Eu também quero fazer um single-vessel pela questão do espaço, mas foi seguir com fontes elétricas para aquecimento (resistência). Esse fds furei minha panela de 50L e comprei o fundo falso. O próximo passo é o cesto e a resistência.

20. 6/10/14 #20

valtert

valtert

valtert

Well-Known Member

Afiliado:
    19/6/14
    Curtidas Recebidas:
    132
    Não entendi Ramon. Com cesto ainda precisaria de fundo falso? Seria só pra apoiar o cesto?

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder