Válvula de 1/2" ou 3/4" ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Reiseki

Member
Joined
Feb 28, 2016
Messages
7
Reaction score
0
Caros amigos,

Estou montando meu primeiro equipamento com um grupo de amigos e estou com uma dúvida sobre a bitola da válvula esférica que eu devo comprar.

Compramos 1 panela de 45L para água quente de lavagem, 1 panela de 68L para mostura e outra de 68L para fervura.

Gostaria de saber se compro válvulas de 1/2" ou de 3/4".

Obrigado.
 
Caros amigos,

Estou montando meu primeiro equipamento com um grupo de amigos e estou com uma dúvida sobre a bitola da válvula esférica que eu devo comprar.

Compramos 1 panela de 45L para água quente de lavagem, 1 panela de 68L para mostura e outra de 68L para fervura.

Gostaria de saber se compro válvulas de 1/2" ou de 3/4".

Obrigado.

As minhas são todas de 1/2 polegada. A vantagem de usar de 1/2 polegada é que a maioria dos equipamentos (ex. Bomba chugger e etc) tem entrada e saída de 1/2 polegada. Além de que as conexões são muito mais baratas de 1/2 polegada.

Abraços
 
No meu primeiro equipamento coloquei válvulas de 3/4"... Me arrependi pois tive que usar vários niples de redução. Usei 3/4 por falta de conhecimento.
Agora montando meu segundo setup estou padronizando tudo para 1/2".
 
1/2, sem a mínima dúvida.

Já usei 3/4, e era totalmente desnecessárias.
 
Eu padronizei tudo pra 1/2 porque é mais fácil de achar conexões, tubos, poço termométrico, etc.
 
1/2 sem dúvidas.

Aí depende. Para a minha panela eu deixo a uma altura de 3 litros! Isso mesmo, eu medi a quantidade de trub que normalmente deixava para tras, baseado no meu gosto e fiz o furo a uma altura que equivale a 3 litros na panela.
 
Eu uso single vessel, e coloquei o furo a 3 cm do fundo prevendo um espaço para a resistência elétrica ( que foi instalada essa semana) :ban:
 
Reisek, a de 1/2 já tem uma boa vazão. Mas oq vc precisar se atentar é se ela tem passagem plena, ou seja, se o interno da válvula tem no minimo a medida de 1/2 (12,7mm). Geralmente as válvulas com passagem plena tem 14mm interno, que é ótimo. Porém, as com passagem reduzida tem na media de 8mm, é com se fosse uma válvula de 1/4 com passagem plena, muito estrangulada.
 
3/8 seria muita restrição para equipamento com barris de 50l?
Estou terminando a montagem de um rims e já tenho esses conectores e válvulas. Não queria comprar tudo novo.
 
3/8 seria muita restrição para equipamento com barris de 50l?
Estou terminando a montagem de um rims e já tenho esses conectores e válvulas. Não queria comprar tudo novo.


Nesse caso o problema é a entrada da bomba, a entrada até pode ser maior que 3/8, vc coloca uma bucha de redução ou algo do tipo, mas a saída não pode ser maior que 3/8, se for, pode gerar cavitação e em pouco tempo estragar a bomba.
 
Estou com a mesma dúvida, porém para um equipamento maior... Panela de 127 litros

Acima de 100L o uso de conexões 3/4 em tudo é muito bem vindo.

Temos válvulas e vários tipos de conexões em 3/4, confira em nosso site.
 
Obrigado pela informação.
Vou usar bomba e nela engates rápidos de 1/2 (na entrada e saída) , nas mangueiras engates rápidos de 1/2 com redutor pra 3/8.
Então, terá redução na entrada e saída.
Deverá ficcionar bem.
Obrigado.
 
Reavivando o tópico, estou com uma dúvida quanto a utilização de válvulas com passagem plena ou reduzida.

Todas minhas válvulas são de 1/2'' com passagem plena. Estou precisando de uma válvula adicional e achei com passagem reduzida (inox) por um preço bem melhor.

Pensando sobre isso, concluí que possivelmente não faria muita diferença em usar a válvula de passagem reduzida, uma vez que a passagem dos espigões já é reduzida.

Estou certo no raciocínio?
 
Reavivando o tópico, estou com uma dúvida quanto a utilização de válvulas com passagem plena ou reduzida.

Todas minhas válvulas são de 1/2'' com passagem plena. Estou precisando de uma válvula adicional e achei com passagem reduzida (inox) por um preço bem melhor.

Pensando sobre isso, concluí que possivelmente não faria muita diferença em usar a válvula de passagem reduzida, uma vez que a passagem dos espigões já é reduzida.

Estou certo no raciocínio?
O que vale é a menor passagem de todas. Você pode ter uma válvula de passagem plena, que se o espigão da ponta é mais fino, a bitola que vaie, é a dele (espigão).

1/2 polegada pleno sinceramente só é realmente necessário pra quem usa bomba com bitola de 1/2 e quer vazão plena para fazer whirlpool, etc. Se não, qualquer 3/8 ou até 1/4 serve pra maioria das pessoas.
 
Back
Top