Utilizando Oxigênio Puro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrisostomo

Member
Joined
Jun 6, 2016
Messages
13
Reaction score
1
Pessoal,

Na próxima brassagem irei utilizar oxigênio puro.

Minhas dúvidas são:

1) É preciso utilizar filtro bacteriológico entre a pedra difusora de inox e a mangueira?

2) Caso seja necessário, esse filtro pode ficar imerso no mosto ou é melhor só imergir a pedra difusora, mas não o filtro (assim a oxigenação vai acontecer só na superfície, no meu caso, pois o filtro fica bem próximo a pedra)?

Abs!
 
Pessoal,

Na próxima brassagem irei utilizar oxigênio puro.

Minhas dúvidas são:

1) É preciso utilizar filtro bacteriológico entre a pedra difusora de inox e a mangueira?

2) Caso seja necessário, esse filtro pode ficar imerso no mosto ou é melhor só imergir a pedra difusora, mas não o filtro (assim a oxigenação vai acontecer só na superfície, no meu caso, pois o filtro fica bem próximo a pedra)?

Abs!

Não, não é necessário.

Abraço
 
Não se esqueça de tomar os devidos cuidados com o O², pois ele próximo a fontes de calor pode acelerar o processo de combustão e causar acidentes.
 
Não se esqueça de tomar os devidos cuidados com o O², pois ele próximo a fontes de calor pode acelerar o processo de combustão e causar acidentes.

Obrigado, todo cuidado é pouco mesmo! O cilindro fica bem afastado de qualquer fonte de calor.

Abs
 
Obrigado, todo cuidado é pouco mesmo! O cilindro fica bem afastado de qualquer fonte de calor.

Abs

Eu pretendo comprar um pra facilitar minha vida na oxigenação...

É caro o cilindro?

A recarga é barata não é?

Quanto tempo dura será?
 
Eu pretendo comprar um pra facilitar minha vida na oxigenação...

É caro o cilindro?

A recarga é barata não é?

Quanto tempo dura será?

As duas primeiras perguntas dependem da onde você mora, mas o cilindro não é barato. A recarga é.

O tempo que dura é bem longo. Amigo meu usou um cilindro de 5 kilos em 3 anos.....sério....e ele brassou pelo menos umas 100 cervejas nesse tempo...
 
Eu pretendo comprar um pra facilitar minha vida na oxigenação...

É caro o cilindro?

A recarga é barata não é?

Quanto tempo dura será?

Tomazela,

Comprei em uma empresa especializada, revisado, mas não era "0 km".

Cilindro hospitalar de 5 litros com manômetro e fluxômetro, paguei 550 reais no Rio de Janeiro.

Considerando que a vazão que vou utilizar é de 1l/min e utilizarei por 60 segundos, em tese, daria pra 5 brassagens. de qualquer forma a recarga é barata.

Abs

A recarga no mesmo lugar são 35 reais
 
Sabem me dizer se preciso do regulador de pressão ou é possível usar somente o Cilindro + Fluxômetro?

Precisa do regulador.

A pressão interna do cilindro de oxigênio pode ser até maior do que de um cilindro de CO2, então antes de liberar o gás por uma válvula sensível, precisa abaixar essa pressão, senão vai detonar teu fluxômetro.

Abraço
 
Tomazela,

Comprei em uma empresa especializada, revisado, mas não era "0 km".

Cilindro hospitalar de 5 litros com manômetro e fluxômetro, paguei 550 reais no Rio de Janeiro.

Considerando que a vazão que vou utilizar é de 1l/min e utilizarei por 60 segundos, em tese, daria pra 5 brassagens. de qualquer forma a recarga é barata.

Abs

A recarga no mesmo lugar são 35 reais

A litragem do cilindro não funciona assim... se não me engano os 5 litros equivalem a 5 litros de água dentro do cilindro.

O gás é muito comprimido ali dentro... somente fazendo essas injeções no mosto, vai durar anos essa carga.

Abraço
 
Tomazela,

Comprei em uma empresa especializada, revisado, mas não era "0 km".

Cilindro hospitalar de 5 litros com manômetro e fluxômetro, paguei 550 reais no Rio de Janeiro.

Considerando que a vazão que vou utilizar é de 1l/min e utilizarei por 60 segundos, em tese, daria pra 5 brassagens. de qualquer forma a recarga é barata.

Abs

A recarga no mesmo lugar são 35 reais
5 litros é o volume do cilindro.

O oxigênio ali dentro é comprimido absurdamente.

No geral, cada litro de volume do cilindro, em alta pressão, comporta 0,143 m3 de oxigênio, ou seja, 143 litros de oxigênio.

Então um cilindro com volume de 5L tem por volta de 716 litros de oxigênio comprimido dentro dele.

Abraço,
 
Alguém já usou aqueles descartáveis? Sabe onde encontro um regulador para eles?
Abs

Victor
 
Alguém já usou aqueles descartáveis? Sabe onde encontro um regulador para eles?
Abs

Victor
Já tentei comprar, mas nunca achei um aqui no Brasil que tenha garantia de ser puro. Pra solda pode ter impureza.
 
Sei que tem uma galera que recarrega mas se comprar novo não tem por que ter algum contaminante. Pode não ser para uso medicinal mas também não deve ter nada tóxico, nem nenhuma bactéria que eu conheça que sobreviva à pressão do cilindro.
 
Sei que tem uma galera que recarrega mas se comprar novo não tem por que ter algum contaminante. Pode não ser para uso medicinal mas também não deve ter nada tóxico, nem nenhuma bactéria que eu conheça que sobreviva à pressão do cilindro.
Não, quando falo de não ser puro é claro que não estou falando de bactérias... estou falando de materiais, compostos tóxicos que não devem por exemplo ser ingeridos.... e se não devem ser ingeridos, inalados, muitas vezes não servem para colocar num alimento também.
 
Não, quando falo de não ser puro é claro que não estou falando de bactérias... estou falando de materiais, compostos tóxicos que não devem por exemplo ser ingeridos.... e se não devem ser ingeridos, inalados, muitas vezes não servem para colocar num alimento também.

@Guenther como você costuma estipular a quantidade de oxigênio empregado no mosto?

Tem algum passo a passo aí para eu seguir?

Varia muito entre as cepas?

OGs maiores, mais oxigênio? Existe uma proporção aqui?

Vou comprar um cilindro muito em breve, pois a bombinha de aquário dá muito estresse, além de demorar muito...

[ ]´s
 
White labs fala em 60s de O2 com fluxo de 1l/min para 9,2ppm. 120s para 14,08.
Para cerveja de alta gravidade eles recomendam outra oxigenação 12h após a inoculação.

abs

Victor
 
@Guenther como você costuma estipular a quantidade de oxigênio empregado no mosto?

Tem algum passo a passo aí para eu seguir?

Varia muito entre as cepas?

OGs maiores, mais oxigênio? Existe uma proporção aqui?

Vou comprar um cilindro muito em breve, pois a bombinha de aquário dá muito estresse, além de demorar muito...

[ ]´s

Não, eu utilizo bomba de aquário, e utilizando ar puro não há como passar de 8ppm de oxigênio dissolvido, o que é muito próximo do ideal.

No livro Yeast, página 79, tem a seguinte tabela para oxigênio puro com pedra difusora 0.5 micra, a 24 graus, com 1 litro por minuto de vazão, em 20 litros de mosto:

30 segundos - 5.12ppm
60 segundos - 9.20ppm
120 segundos - 14.08ppm

Já com bomba de aquário e usando pedra também (a minha é 0.2 micra), para uma leva de 10 litros, minhas medições apontam o seguinte (eu tenho um medidor de oxigênio dissolvido comprado nos EUA, marca Milwaukee, modelo MW600):

0 minutos - 1.5ppm
5 minutos - 3.4ppm
10 minutos - 5.5ppm
15 minutos - 6.6ppm
20 minutos - 7.2ppm
25 minutos - 8.0ppm
30 minutos - 8.2ppm

No geral, Ales precisam de mais ou menos 8ppm, e Lagers 10ppm como recomendação geral. Algumas cervejarias usam mais, outras menos, mas aí já entra em detalhes beeeeem além do que precisamos como homebrewers. Se ficar perto disso, tá ótimo em termos de oxigenação.

Abraço,
 
Não, eu utilizo bomba de aquário, e utilizando ar puro não há como passar de 8ppm de oxigênio dissolvido, o que é muito próximo do ideal.

Abraço,

Guenther, você começa a oxigenação em que momento? espera resfriar o mosto até temperatura de inoculação?

Pensei em iniciar a oxigenar durante o resfriamento no balde fermentador abaixo de uma certa temperatura, deixando os 25-30 min recomendados.

Seria possível?

Abs
 
Então para 20l seria mais de 1h provavelmente já que com o tempo o mosto vai ficando mais saturado e a absorção é menor.

Abs

Victor
Não, eu utilizo bomba de aquário, e utilizando ar puro não há como passar de 8ppm de oxigênio dissolvido, o que é muito próximo do ideal.

No livro Yeast, página 79, tem a seguinte tabela para oxigênio puro com pedra difusora 0.5 micra, a 24 graus, com 1 litro por minuto de vazão, em 20 litros de mosto:

30 segundos - 5.12ppm
60 segundos - 9.20ppm
120 segundos - 14.08ppm

Já com bomba de aquário e usando pedra também (a minha é 0.2 micra), para uma leva de 10 litros, minhas medições apontam o seguinte (eu tenho um medidor de oxigênio dissolvido comprado nos EUA, marca Milwaukee, modelo MW600):

0 minutos - 1.5ppm
5 minutos - 3.4ppm
10 minutos - 5.5ppm
15 minutos - 6.6ppm
20 minutos - 7.2ppm
25 minutos - 8.0ppm
30 minutos - 8.2ppm

No geral, Ales precisam de mais ou menos 8ppm, e Lagers 10ppm como recomendação geral. Algumas cervejarias usam mais, outras menos, mas aí já entra em detalhes beeeeem além do que precisamos como homebrewers. Se ficar perto disso, tá ótimo em termos de oxigenação.

Abraço,
 
Guenther, você começa a oxigenação em que momento? espera resfriar o mosto até temperatura de inoculação?

Pensei em iniciar a oxigenar durante o resfriamento no balde fermentador abaixo de uma certa temperatura, deixando os 25-30 min recomendados.

Seria possível?

Abs
Assim que está resfriado, ja que a absorção a frio de qualquer gás é maior proporcionalmente à temperatura (mais mais frio, mais absorve).
 
Então para 20l seria mais de 1h provavelmente já que com o tempo o mosto vai ficando mais saturado e a absorção é menor.

Abs

Victor
Não, é o contrário.

Quanto maior a quantidade, menos tempo em relação ao total pois normalmente a altura do líquido é maior, e isso faz com que as bolhas viagem um caminho maior, o que mantém uma relação de área de contato vs tempo maior.

Ou seja, pra 20 litros, seria algo como 30/35 minutos.

Abraço,
 
5 litros é o volume do cilindro.

O oxigênio ali dentro é comprimido absurdamente.

No geral, cada litro de volume do cilindro, em alta pressão, comporta 0,143 m3 de oxigênio, ou seja, 143 litros de oxigênio.

Então um cilindro com volume de 5L tem por volta de 716 litros de oxigênio comprimido dentro dele.

Abraço,

Valeu, Guenther!

Já havia detectado o meu erro, falei m... Enfim, dura muito mesmo.

Meu maior problema tem sido encontrar o fermento líquido no Rio, sempre que preciso não encontro. Não sei se houve um aumento na demanda ou outro problema, mas isso é off-topic.

Abs
 
@Guenther, eu também uso bomba de aquário com pedra de 0.2 micra, mas depois de 15 minutos a quantidade de espuma fica absurda (para o tamanho dos meus fermentadores), como você controla a espuma nas suas levas?
 
Comprei uma bombinha mas ela não tem força para empurrar a pedra de 2 micra, acabei comprando um cilindro de O2 pequeno essa semana.
 
@Guenther, eu também uso bomba de aquário com pedra de 0.2 micra, mas depois de 15 minutos a quantidade de espuma fica absurda (para o tamanho dos meus fermentadores), como você controla a espuma nas suas levas?

Eu uso o Fermcap...
Pode usar Luftal também.
 
@Guenther, eu também uso bomba de aquário com pedra de 0.2 micra, mas depois de 15 minutos a quantidade de espuma fica absurda (para o tamanho dos meus fermentadores), como você controla a espuma nas suas levas?
Pego algum borrifador que geralmente use pra sanitizante, coloco água filtrada, e borrifo.
 
Comprei uma bombinha mas ela não tem força para empurrar a pedra de 2 micra, acabei comprando um cilindro de O2 pequeno essa semana.
O problema provavelmente não é a bomba, e sim a pedra, que deve estar entupida.

Tente fervê-la com água e com a bomba ligada, bombeando ar.

Se isso não funcionar e for o primeiro uso, devolva pra loja.

Se isso ocorreu depois de um tempo, aí foi você que entupiu ela (o que pode ocorrer só por encostar com a mão nos poros pela oleosidade).
 
Valeu Guenter, tentei ferver mas não funcionou não, até enquanto a água estava quente funcionava mas quando esfriava parava de novo.
Fui lá na loja e todas estavam entupidas, conseguimos desentupir usando CO2 com pressão alta.

Grupis, quanto ao regulador, algum que regule o fluxo de saída em L/min já que os cálculos de tempo são feitos nessa base. Geralmente vai usar 1L/min em pedra de 0,5 micra.

Abs

Victor
O problema provavelmente não é a bomba, e sim a pedra, que deve estar entupida.

Tente fervê-la com água e com a bomba ligada, bombeando ar.

Se isso não funcionar e for o primeiro uso, devolva pra loja.

Se isso ocorreu depois de um tempo, aí foi você que entupiu ela (o que pode ocorrer só por encostar com a mão nos poros pela oleosidade).
 
Qual é o regulador/fluxômetro que eu devo comprar parar oxigenar com O² ?
Só ir em qualquer loja que vende reguladores... a maioria dos reguladores pra O2, Argonio dentre ouros já vem pra regulagem por vazão e não pressão.
 
Tem várias empresas que trabalham com oxigênio medicinal em Porto Alegre (Oxisul, por exemplo: http://www.oxisul.com.br)

Em comprei um de 5 litros e me arrependi, porque dura uma eternidade e a revisão do cilindro sempre perde a validade (ou seja, na hora de recarregar tem que pagar aquele extra porque o cilindro está vencido).
 
...

No livro Yeast, página 79, tem a seguinte tabela para oxigênio puro com pedra difusora 0.5 micra, a 24 graus, com 1 litro por minuto de vazão, em 20 litros de mosto:

30 segundos - 5.12ppm
60 segundos - 9.20ppm
120 segundos - 14.08ppm

Já com bomba de aquário e usando pedra também (a minha é 0.2 micra), para uma leva de 10 litros, minhas medições apontam o seguinte (eu tenho um medidor de oxigênio dissolvido comprado nos EUA, marca Milwaukee, modelo MW600):

0 minutos - 1.5ppm
5 minutos - 3.4ppm
10 minutos - 5.5ppm
15 minutos - 6.6ppm
20 minutos - 7.2ppm
25 minutos - 8.0ppm
30 minutos - 8.2ppm

...

@Guenther, a diferença de tempo entre a injeção de O2 puro e de ar via bomba de aquário é tão significante assim mesmo? O2 puro a ordem de dezenas de segundos, enquanto ar via bomba na ordem de dezenas de minutos?

Outra dúvida, suponhamos que eu queira os 9,2 ppm de O2 no mosto, porém para 60 L. O tempo deve ser triplicado? Ou seja, 180 segundos (3 minutos) de O2 puro a uma vazão de 1 L/min?

Sds,

Fabiano da Mata
 
@Guenther, a diferença de tempo entre a injeção de O2 puro e de ar via bomba de aquário é tão significante assim mesmo? O2 puro a ordem de dezenas de segundos, enquanto ar via bomba na ordem de dezenas de minutos?

Outra dúvida, suponhamos que eu queira os 9,2 ppm de O2 no mosto, porém para 60 L. O tempo deve ser triplicado? Ou seja, 180 segundos (3 minutos) de O2 puro a uma vazão de 1 L/min?

Sds,

Fabiano da Mata
Sim, é tudo isso que vc falou.
 
Não, eu utilizo bomba de aquário, e utilizando ar puro não há como passar de 8ppm de oxigênio dissolvido, o que é muito próximo do ideal.

No livro Yeast, página 79, tem a seguinte tabela para oxigênio puro com pedra difusora 0.5 micra, a 24 graus, com 1 litro por minuto de vazão, em 20 litros de mosto:

30 segundos - 5.12ppm
60 segundos - 9.20ppm
120 segundos - 14.08ppm

Já com bomba de aquário e usando pedra também (a minha é 0.2 micra), para uma leva de 10 litros, minhas medições apontam o seguinte (eu tenho um medidor de oxigênio dissolvido comprado nos EUA, marca Milwaukee, modelo MW600):

0 minutos - 1.5ppm
5 minutos - 3.4ppm
10 minutos - 5.5ppm
15 minutos - 6.6ppm
20 minutos - 7.2ppm
25 minutos - 8.0ppm
30 minutos - 8.2ppm

No geral, Ales precisam de mais ou menos 8ppm, e Lagers 10ppm como recomendação geral. Algumas cervejarias usam mais, outras menos, mas aí já entra em detalhes beeeeem além do que precisamos como homebrewers. Se ficar perto disso, tá ótimo em termos de oxigenação.

Abraço,
Olá, Guenther!

Com splash, ou seja, deixando o mosto cair de uma certa altura, eu consigo no máximo uns 4 ppm, correto? Isso quer dizer que, se eu usar uma bomba de aquário por mais ou menos 10 minutos, posso chegar mais rápido nos 8 ppm?

Ou não é tão simples assim?

Abraço!
 
Back
Top