Utilizando dimmer em bomba de recirculação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Beernardes

Active Member
Joined
Jun 21, 2016
Messages
30
Reaction score
5
Tenho uma bomba que pretendia usar para fazer recirculação, porém quando fui usá-la vi que ela era muito forte e acabou levantando toda cama de grãos. Pensei em ligar ela num dimmer (controlador de velocidade) pra resolver isso, acabei comprando um numa elétrica, disseram que era pra ventilador de teto, ele me parece muito frágil e tenho medo de ligar a bomba e dar algum problema, alguém tem umas sugestão do que posso fazer? Ou um dimmer mais adequado para isso?
 
Parece uma boa ideia mas isso não forçaria a bomba?!
Beernardes, é o recomendado pelos fabricantes de bombas utilizadas por nós, cervejeiros. Mas sempre na saída da bomba, a entrada tem que ser total. Acredito que resolva também com a tua bomba. Dá uma espiada nos tópicos fixos que têm muita informação. Boas cevas (Y)
 
Last edited:
Beernardes, é o recomendado pelos fabricantes de bombas utilizadas por nós, cervejeiros. Mas sempre na saída da bomba, a entrada tem que ser total. Acredito que resolva também com a tua bomba. Dá uma espiada nos tópicos fixos que têm muita informação. Boas cevas (Y)
Obrigado pela dica, tô pesquisando melhor e acho que vai ser uma boa opção, junto com o chuveiro para sparge pra distribuir melhor o fluxo.
 
Tenho uma bomba que pretendia usar para fazer recirculação, porém quando fui usá-la vi que ela era muito forte e acabou levantando toda cama de grãos. Pensei em ligar ela num dimmer (controlador de velocidade) pra resolver isso, acabei comprando um numa elétrica, disseram que era pra ventilador de teto, ele me parece muito frágil e tenho medo de ligar a bomba e dar algum problema, alguém tem umas sugestão do que posso fazer? Ou um dimmer mais adequado para isso?

Eu não recomendaria, estes dimmers funcionam muito bem para ventiladores pois o torque do ventilador é parabólico e bem baixo.
Já nas bombas, o torque, mesmo sendo parabólico também, não é tão baixo assim.

A precisão da regulagem ficará bem ruim visto que esses dimmers nada mais são do que TRIACs que "recortam" a onda de tensão alternada.

No final das contas, pode funcionar, mas vai diminuir a vida útil da bomba um monte, se não queimá-la.
 
Back
Top