Utilização do Enrlenmeyer na ativação do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Momesso

Active Member
Joined
May 25, 2017
Messages
33
Reaction score
2
Salve galera!

Comprei um erlenmeyer para ativação do fermento, segundo o site ele pode ser usado diretamento no fogo...eu usei uma panela para fazer um banho maria...alguem ja utilizou direto no fogo?

Tem alguma manta que pode ser usada no fogo...ou vai direto mesmo?

Abraço!
:rockin:
 
Eu sempre usei direto apesar de não ser o indicado. Mas é bom evitar o choque térmico.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Tenho um de borosilicato de 3L que vai no fogo direto... e depois direto pra água fria pra resfriar... dizem que não é muito bom mas ja fiz isso umas 10x sem nenhum problema.

Salve galera!

Comprei um erlenmeyer para ativação do fermento, segundo o site ele pode ser usado diretamento no fogo...eu usei uma panela para fazer um banho maria...alguem ja utilizou direto no fogo?

Tem alguma manta que pode ser usada no fogo...ou vai direto mesmo?

Abraço!
:rockin:
 
Eu uso uma tela de amianto, bem barato.

Pra resfriar dou choque térmico sem medo. Só evito a parte da chama direta mesmo.
 
Se for de borosilicato, vai direto da chama para o gelo.

Eu coloco direto no fogão industrial e depois direto no congelador.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu vi algumas telas no mercado livre pra compra...bem barato mesmo.

Vou comprar uma para utilizar.

Valeu galera!
 
Besteira a tela, uai! Pra que ela se pode ir direto no fogo? Não entendi...

Aqui tenho dois, de 1 e 2 litros. Uso direto no fogo e direto na água com gelo também.
 
use tela de amianto mesmo se for de borosilicato, calor direto pode trincar. Mesmo que não seja de imediato, mas com uso constante certamente vai acontecer
DETALHE:
Apesar do nome ser "Tela de Amianto", ela não leva amianto, que é cancerígeno.
 
DETALHE:
Apesar do nome ser "Tela de Amianto", ela não leva amianto, que é cancerígeno.
Que massa, esses dias tava pensando nisso mesmo e tava com a consciência pesada. Sabe dizer qual o material utilizado?
 
Eu já perdi dois Enrlenmeyer de 2 litros por colocar direto no fogo (em fogão caseiro mesmo), mas foi na boca maior e no fogo alto.

Foi durante o starter. Então foi aquela alegria quando vazou todo o mosto no fogão.

Continuo colocando direto no fogo, mas agora nas bocas menores. Não tive mais problema.
 
Eu já perdi dois Enrlenmeyer de 2 litros por colocar direto no fogo (em fogão caseiro mesmo), mas foi na boca maior e no fogo alto.

Foi durante o starter. Então foi aquela alegria quando vazou todo o mosto no fogão.

Continuo colocando direto no fogo, mas agora nas bocas menores. Não tive mais problema.

É sempre bom ferver com um peixinho (barra magnética) dentro. Mesmo que não vá pro agitador depois. Ele funciona como ponto de nucleação, quando começa a ferver as bolhas vão sair dali primeiro.
 
É sempre bom ferver com um peixinho (barra magnética) dentro. Mesmo que não vá pro agitador depois. Ele funciona como ponto de nucleação, quando começa a ferver as bolhas vão sair dali primeiro.
Dessa eu não sabia.
Mas ambas as vezes eu tinha colocado o peixinho pra ferver junto. O enrlenmeyer trincou na lateral, próximo da base. =/
 
O borosilicato é resistente a caloria e não ao calor direto (como a chama do fogão direto no Erlen).
Portanto é recomendado utilizar a tela de amianto SIM!

Teve gente que já teve problemas com isso, como relatado acima, então pra que arriscar?
 
Que massa, esses dias tava pensando nisso mesmo e tava com a consciência pesada. Sabe dizer qual o material utilizado?

Cara, não tenho ideia. Na verdade, vendedor me respondeu que não era de amianto, mas não me falou do que era.
Procurei na internet e achei a seguinte definição na Wikipedia:
"É proibido sua comercialização com o disco central confeccionado em amianto por este ser cancerígeno, sendo substituído por cerâmica ou lã de rocha, mas a nomenclatura permaneceu."
 
Eu sempre usei direto no fogo, mas numa boca pequena do cooktop, e também cuidei para nunca dar choque térmico (tirar do fogo e colocar na agua fria).

Nunca aconteceu de quebrar ou trincar, mas diante dos fatos, percebi que tive sorte..

Não pretendo comprar a tela de amianto, mas a próxima vez que irei usar o erlenmeyer vou coloca-lo dentro de uma panela um pouco maior com água, sendo assim, quando ferver a agua da panela vai ferver o erlenmeyer também.

Acho uma boa alternativa para quem não tem ou não quer comprar a tela.

:mug::mug:
 
Dessa eu não sabia.
Mas ambas as vezes eu tinha colocado o peixinho pra ferver junto. O enrlenmeyer trincou na lateral, próximo da base. =/

Ele estava com pouca água talvez?

O que não pode acontecer é aquecer ele seco ou com pouca água. Os vidros de borossilicato resistem bem ao choque térmico, tiro do fogo direto e coloco em banho frio há muito tempo, nunca quebrei vidraria assim.

O que já quebrei foi Erlen de 5 litros, bem na lateral proximo a base, colocando dentro apenas 1 litro de agua. Aí o vidro esquenta rápido demais, expande e trinca.

Se for submergir em banho frio, é importante cobrir de água apenas até o nível onde tem líquido dentro do frasco... é o mesmo princípio não dar choque de temperatura "a seco", mesmo que tenha líquido abaixo.
 
O que não pode acontecer é aquecer ele seco ou com pouca água. Os vidros de borossilicato resistem bem ao choque térmico, tiro do fogo direto e coloco em banho frio há muito tempo, nunca quebrei vidraria assim.

Eu perdi um assim. Tive a "brilhante" idéia de secar ele para guardar esquentando direto no fogo, aí trincou.

Fora esse, esquento sempre com água no fogo direto, no fogão mesmo, com fogo baixo e nunca deu nada.
 
Ele estava com pouca água talvez?

O que não pode acontecer é aquecer ele seco ou com pouca água. Os vidros de borossilicato resistem bem ao choque térmico, tiro do fogo direto e coloco em banho frio há muito tempo, nunca quebrei vidraria assim.

O que já quebrei foi Erlen de 5 litros, bem na lateral proximo a base, colocando dentro apenas 1 litro de agua. Aí o vidro esquenta rápido demais, expande e trinca.

Se for submergir em banho frio, é importante cobrir de água apenas até o nível onde tem líquido dentro do frasco... é o mesmo princípio não dar choque de temperatura "a seco", mesmo que tenha líquido abaixo.


Faz sentido
O meu também trincou (de 500ml) ao ferver 100ml de agua e trincou no fogo direto.
 
Ele estava com pouca água talvez?

O que não pode acontecer é aquecer ele seco ou com pouca água. Os vidros de borossilicato resistem bem ao choque térmico, tiro do fogo direto e coloco em banho frio há muito tempo, nunca quebrei vidraria assim.

Olha, pelo o que me lembro não. Estava fazendo starter com uns 1,5 litros de água em um Erlenmeyer de 2 litros.
Mas agora que você falou em choque térmico... talvez eu tenha colocado água gelada pra ferver. :(
Provavelmente a combinação água gelada + fogo alto, tenha sido o problema.

O choque térmico após a fervura eu também faço e não tive problema.
 
Eu comprei um fogão elétrico de 1500w e vou testar com erlenmeyer de 3 litros, mas é de base cerâmica com resistência, não cooktop que aliás por indução não funciona com vidro né.
Mas até hoje foi sempre fogão convencional, 5 e 3 litros, dei choque térmico mas um detalhe é importantíssimo e foi citado, o líquido de resfriamento pode estar gelado, porém não ultrapassando o nível do mosto, é quase um banho maria. Hoje por precaução deixo esfriar no fogão até uma temperatura média.
 
Só pra deixar o relato pra galera pra cuidarem, meu Erlenmeyer de 2 litros trincou por inteiro no segundo uso direto ao fogo, nem tinha esquentado muito ainda, deveria estar em uns 40° com 2l de starter dentro, tomem cuidado.
 
Eu trabalho com Erlens há anos e se forem de borossilicato aguentam choques térmicos.
Essas vidrarias são desenvolvidas para aguentarem a esterilização a seco nos laboratórios (180 °C) por horas.
Só se certifique que é um produto de boa qualidade. Eu não faria isso com uma vidraria comprada no ML de origem duvidosa.
 
Back
Top