Utilização das leveduras do lote anterior

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Feiten

Well-Known Member
Joined
Dec 1, 2013
Messages
137
Reaction score
33
Pessoal,

Fiz dois lotes de weiss nas duas ultimas semanas, um deles utilizando WLP-300 e outro WLP-380 da whitelabs. O último, respectivamente da brassagem que realizei hoje a tarde, está fermentando. Estou pensando em fazer uma Dunkel na semana que vem utilizando o mesmo fermento.

Quero saber como funciona a técnica da reutilização do último lote, e claro, se é seguro, pois também não vou arriscar o meu lote e o tempo perdido.

Alguém utiliza a técnica ou é mais seguro comprar novamente ?
 
Cara, é seguro se vc tiver uma boa prática de sanitização. Se é bom reutilizar, sim, inclusive é quase um consenso que as gerações de fermento subsequentes são melhores que a primeira.

Tem mais de uma maneira de fazer o processo. Tem alguns videos na internet tmb, de "lavagem" (enxagüe) do fermento. O que vc quer basicamente é reutilizar esse slurry num período curto de tempo.

Meu processo é o seguinte:
1- deixo +-1L de cerveja no fermentador depois de fazer a transferência pra barril/priming,
2- dou uma misturada nisso que ficou, pra homogeneizar bem.
3- transfiro pra um pote de vidro grande (tipo daqueles de guardar feijão, que tem pra vender em qualquer 1,99) já sanitizado, com uma "tampa" de papel aluminio.
4- Deixo decantar o fermento (+- 1 noite)
5- Descarto o sobrenadante (cerveja).
6- Jogo em cima desse fermento decantado por volta de 1L de água (fervida por 15min e resfriada), homogeneízo essa mistura.
7- Por volta de 15 minutos parado ali vai decantar uma quantidade de células mortas, proteínas e trub em geral, então dessa vez é o sobrenadante que vc quer!
8- então vc transfere ele pra um outro vasilhame sanitizado.
9- Aí vai decantar (+-1 noite) um creme bem branquinho, que é o fermento bom que vc vai utilizar!
10- Utilize a quantidade CORRETA de fermento pra ter uma boa cerveja!

Pra saber a quantidade certa desse slurry vc usa a seguinte calculadora:
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html
Coloca todas as variaveis ali.

Espero que não tenha complicado na explicação, não se assuste, é facil...
 
Cara, é seguro se vc tiver uma boa prática de sanitização. Se é bom reutilizar, sim, inclusive é quase um consenso que as gerações de fermento subsequentes são melhores que a primeira.

Tem mais de uma maneira de fazer o processo. Tem alguns videos na internet tmb, de "lavagem" (enxagüe) do fermento. O que vc quer basicamente é reutilizar esse slurry num período curto de tempo.

Meu processo é o seguinte:
1- deixo +-1L de cerveja no fermentador depois de fazer a transferência pra barril/priming,
2- dou uma misturada nisso que ficou, pra homogeneizar bem.
3- transfiro pra um pote de vidro grande (tipo daqueles de guardar feijão, que tem pra vender em qualquer 1,99) já sanitizado, com uma "tampa" de papel aluminio.
4- Deixo decantar o fermento (+- 1 noite)
5- Descarto o sobrenadante (cerveja).
6- Jogo em cima desse fermento decantado por volta de 1L de água (fervida por 15min e resfriada), homogeneízo essa mistura.
7- Por volta de 15 minutos parado ali vai decantar uma quantidade de células mortas, proteínas e trub em geral, então dessa vez é o sobrenadante que vc quer!
8- então vc transfere ele pra um outro vasilhame sanitizado.
9- Aí vai decantar (+-1 noite) um creme bem branquinho, que é o fermento bom que vc vai utilizar!
10- Utilize a quantidade CORRETA de fermento pra ter uma boa cerveja!

Pra saber a quantidade certa desse slurry vc usa a seguinte calculadora:
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html
Coloca todas as variaveis ali.

Espero que não tenha complicado na explicação, não se assuste, é facil...

Muito bom...

1- deixo +-1L de cerveja no fermentador depois de fazer a transferência pra barril/priming

Isso considerando o que restou da fermentação primária, ou secundária ?

A propósito, em qual temperatura esse slurry deve ficar ? E qual a quantidade de tempo que pode ficar estocado para ser reutilizado ?

Outra coisa, é possível realizar essa técnica subsequentemente, ou seja, ir sempre utilizando o slurry de um lote anterior, ou tem um limite ?

Valeu!
 
pelo que andei lendo e estou tentando fazer:

- o tempo de utilização da lama falam sobre variar de 2 a 4 meses, onde o lama vai perdendo a viabilidade, da mesma forma que as leveduras líquidas também perdem.

- é interessante fazer um starter quando o tempo de utilização se aproxima de dois meses, para que se aumente a viabilidade das células.

- é comum ao reutilizar a lama, que a fermentação acontece de forma vigorosa, muito rápida

- ouvi dizer em palestra do Marcelo Barga (Bio4) que em casos de leveduras para weiss há que se ter um cuidado ainda mais especial com as quantidades, pois uma quantidade muito grande de lama poderia provocar um embanamento precoce da leva, que depois não estaria presente no produto final

- ainda sobre o tempo para reutilização, tem quem faça uma preparo com glicerina alimentíca, podendo assim guardar as leveduras no freezer, o que não pode ser feito de forma direta pois as paredes das células seriam quebradas (por isso o uso da glicerina)

- até agora usei saison ale (bio4), us-05 (fermentis) e american ale (bio4) em reaproveitamento direto, não fiz nem a lavagem, simplesmente tirei de um balde e coloquei em outro, até agora com bons resultados, tenho guardados american ale e wb-06 que irei lavar em futuros testes.
 
Sempre primário, não faça secundário. E se fizer não use aquele fermento, estaria pegando a porção menos floculante dele, sua proxima cerveja ficaria turva para sempre!

O slurry deve ser guardado em temperatura de geladeira, mas cuidado pra não causar mudanças bruscas de temperatura, porque daí a celula cria proteínas de choque térmico que vão prejudicar a performance dela depois. Eu coloco o erlenmeyer numa bolsa térmica e a bolsa na geladeira, não sei se é a melhor maneira de fazer, mas tenho a sensação de que funciona...

Pra reutilizar, dentro de uns 2 dias vc pode usar direto.
Dentro de 1 semana é recomendado fazer um starter pra nutrir as células, usando um agitador magnético esse tipo de starter é de algumas horas, 5~10... vc nao quer que ele se reproduza demais, só que ele use os açucares e nutrientes pra voltar a um estado saudavel.
Dentro de 2 semanas é recomendado fazer um starter mais longo, pra multiplicar as células, porque nesse tempo a contagem já diminuiu consideravelmente.
Mais de 2 semanas guardado nao é recomendado reutilizar.

A primeira grande questão de quantas gerações da pra reutilizar é a contaminação. Quanto mais vc reutiliza, mais vc possivelmente está introduzindo outros microorganismos, isso pode atingir um limite em que já se percebam off-flavors na cerveja. Em geral acho que dá pra reutilizar umas 4 vezes fazendo só enxague, se for boa a sanitização. Depois disso é recomendado fazer uma lavagem ácida, pra eliminar bactérias.

A segunda questão é que a levedura pode acabar tomando um padrão genético diferentes e mudar os perfis de fermentação, daí vc esta criando uma cepa "da casa".

Conheço quem já reutilizou até 20 vezes a levedura com sucesso. Fazendo lavagem ácida periodicamente e tratando bem a levedura. Por praticamente nunca repetir a mesma receita meu máximo foi 4 vezes a mesma cepa, sem prejuízos.
 
Completando o que o Tiago e David disseram, você não deve reaproveitar o fermento de uma leva que tenha gerado off flavors, se não, poderá "perpetuar" tal defeito para suas demais levas.

Além disso, todo cuidado é pouco, então reforce sempre suas práticas com sanitização, autoclavando seus potes que armazenarão a levedura.

Eu uso tubos falcon já estéreis (vende no Lamas) ou, se uso pote de vidro, autoclavo em panela de pressão.

Da mesma forma que os fermentos líquidos, você deve oxigenar o mosto adequadamente, usando pombinha+filtro ou cilindro de O2 (ou azeite, conforme esse estudo: http://www.brewcrazy.com/hull-olive-oil-thesis.pdf).

E é recomendável que se faça a lavagem do fermento pois ele é intoxicado pelo álcool, atrapalhando seu trabalho.
 
Alguém já reutilizou fermento depois de usar gelatina para clarificar? Teve sucesso ou a gelatina pode se tornar um problema? Penso que talvez lavar o fermento depois de usar a gelatina possa de alguma forma ajudar positivamente.
 
Só um comentário no meio dessa discussão, que aliás, está muito boa...... o consenso de que as levas seguintes (quando se reaproveitou fermento) são melhores que a primeira é porque a grande maioria dos cervejeiros usa bem menos fermento do que deveria, e então quando reaproveitam, tem uma quantidade de células muito maior do que na primeira, o que acaba deixando a cerveja melhor. É uma questão simples de pitching rate.

Não há motivos para que uma segunda geração seja melhor que a primeira usando a mesma quantidade de células viáveis e igualmente saudáveis.

Abração!
 
Só um comentário no meio dessa discussão, que aliás, está muito boa...... o consenso de que as levas seguintes (quando se reaproveitou fermento) são melhores que a primeira é porque a grande maioria dos cervejeiros usa bem menos fermento do que deveria, e então quando reaproveitam, tem uma quantidade de células muito maior do que na primeira, o que acaba deixando a cerveja melhor. É uma questão simples de pitching rate.

Não há motivos para que uma segunda geração seja melhor que a primeira usando a mesma quantidade de células viáveis e igualmente saudáveis.

Abração!

Eu acho que é o conjunto Guenther. Não é só que na primeira leva é usada uma quantidade menor, é que no reaproveitamento, além de maior quantidade as células já estão ativas, e na primeira a maior parte das vezes usam o fermento sem um starter ou sem hidratação.
 
Galera,

Assisti os dois videos abaixo que explicam como funciona o processo na prática.

[ame]http://youtu.be/XL0NUR5tTNE[/ame]

[ame]http://youtu.be/lPYUFJ4bPD4[/ame]

A camada que deve ser utilizada é entre o trub e o líquido da lavagem.
Uma boa forma de coletar aquela camada, seria com uma seringa ou pipeta, né ?
 
Galera,
A camada que deve ser utilizada é entre o trub e o líquido da lavagem.
Uma boa forma de coletar aquela camada, seria com uma seringa ou pipeta, né ?

Acho que não cara, teria que ser uma seringa ou pipeta gigante pra tirar a quantidade certa. Eu já tentei pipetar slurry e é um saco, entope tudo...

A técnica de "lavagem" é justamente pra pegar a parte do meio: cerveja - fermento bom - trub
só que vc faz isso em tres etapas, primeiro descartando a cerveja, depois adicionando água e decantando o trub. depois removendo o liquido da lavagem de cima do trub pra outros potes, onde a levedura vai decantar depois de varias horas.
 
Eu acho que é o conjunto Guenther. Não é só que na primeira leva é usada uma quantidade menor, é que no reaproveitamento, além de maior quantidade as células já estão ativas, e na primeira a maior parte das vezes usam o fermento sem um starter ou sem hidratação.
Davi, é por isso que eu disse "igualmente saudáveis", ou seja, assumindo que houve starter ou hidratação adequados para cada caso. :)

Abraço!
 
Tomando como partida de que na primeira utilização e levedura já estava devidamente hidratada e preparada, não há o porque de dizer que a reutilização desta lama produzirá uma cerveja melhor que a primeira, na minha opinião. A questão está justamente no modo de inoculação, hidratação, controle de fermentação, etc.

Se houver uma melhora no sabor, aroma, etc...justamente seria justificado pelo falta tratamento e preparação adequados ao fermento na primeira leva, pois na segunda ou seguintes, já estamos utilizando células novas, hidratadas, prontas para fermentar, com parede celular mais forte.

Agora, é fato, que se você reutilizar a lama, a fermentação será mais eficiente, iniciará mais rápido, pois se você der preferencia para lavar, estará utilizando apenas células jovens e prontas para o processo.

Só queria tirar uma dúvida que não encontrei por ai, se alguém puder ajudar:

- Uma sanitização com Biofor substituiria o autoclave dos potes para armazenagem de fermento lavado, ou mesmo em baixas concentrações, mataria as células?
 
Tomando como partida de que na primeira utilização e levedura já estava devidamente hidratada e preparada, não há o porque de dizer que a reutilização desta lama produzirá uma cerveja melhor que a primeira, na minha opinião. A questão está justamente no modo de inoculação, hidratação, controle de fermentação, etc.

Se houver uma melhora no sabor, aroma, etc...justamente seria justificado pelo falta tratamento e preparação adequados ao fermento na primeira leva, pois na segunda ou seguintes, já estamos utilizando células novas, hidratadas, prontas para fermentar, com parede celular mais forte.

Agora, é fato, que se você reutilizar a lama, a fermentação será mais eficiente, iniciará mais rápido, pois se você der preferencia para lavar, estará utilizando apenas células jovens e prontas para o processo.

Só queria tirar uma dúvida que não encontrei por ai, se alguém puder ajudar:

- Uma sanitização com Biofor substituiria o autoclave dos potes para armazenagem de fermento lavado, ou mesmo em baixas concentrações, mataria as células?
Só uma coisa, não é porque você está reutilizando, ou porque a fermentação "começa mais rápido", que as células estão melhores. Na verdade, muitas vezes pelo contrário.

As células que restam no fermentador normalmente são BEM mais magras e tem BEM menos reservas do que as que iniciaram, seja por um starter (situação perfeita para o fermento), e sem dúvida comparando com as células de fermento seco (cheias de reservas de ácidos graxos, esteróis, glicogênio, etc).

Sobre sanitização, cara, eu prefiro ferver tudo sobre pressão (panela de pressão), mas se não pudesse, certamente eu sanitizaria com iodo. No entanto, por via das dúvidas, e como o intuito é armazenagem de quantidades pequenas, eu enxaguaria com soro fisiológico, água destilada, etc.

Abraço,
 
Só uma coisa, não é porque você está reutilizando, ou porque a fermentação "começa mais rápido", que as células estão melhores. Na verdade, muitas vezes pelo contrário.

As células que restam no fermentador normalmente são BEM mais magras e tem BEM menos reservas do que as que iniciaram, seja por um starter (situação perfeita para o fermento), e sem dúvida comparando com as células de fermento seco (cheias de reservas de ácidos graxos, esteróis, glicogênio, etc).

Abraço,

Talvez não me fiz entender direito. Por isso falei sobre o tratamendo adequado das celulas antes de inocular. Simplesmente jogando uma lama num mosto novo, fermenta normal, o tal de "fermenta mais rapido" eu quis dizer que as celulas ja estao ativas, e nao que estao melhores.
 
Sempre primário, não faça secundário. E se fizer não use aquele fermento, estaria pegando a porção menos floculante dele, sua proxima cerveja ficaria turva para sempre!

O slurry deve ser guardado em temperatura de geladeira, mas cuidado pra não causar mudanças bruscas de temperatura, porque daí a celula cria proteínas de choque térmico que vão prejudicar a performance dela depois. Eu coloco o erlenmeyer numa bolsa térmica e a bolsa na geladeira, não sei se é a melhor maneira de fazer, mas tenho a sensação de que funciona...

Pra reutilizar, dentro de uns 2 dias vc pode usar direto.
Dentro de 1 semana é recomendado fazer um starter pra nutrir as células, usando um agitador magnético esse tipo de starter é de algumas horas, 5~10... vc nao quer que ele se reproduza demais, só que ele use os açucares e nutrientes pra voltar a um estado saudavel.
Dentro de 2 semanas é recomendado fazer um starter mais longo, pra multiplicar as células, porque nesse tempo a contagem já diminuiu consideravelmente.
Mais de 2 semanas guardado nao é recomendado reutilizar.

A primeira grande questão de quantas gerações da pra reutilizar é a contaminação. Quanto mais vc reutiliza, mais vc possivelmente está introduzindo outros microorganismos, isso pode atingir um limite em que já se percebam off-flavors na cerveja. Em geral acho que dá pra reutilizar umas 4 vezes fazendo só enxague, se for boa a sanitização. Depois disso é recomendado fazer uma lavagem ácida, pra eliminar bactérias.

A segunda questão é que a levedura pode acabar tomando um padrão genético diferentes e mudar os perfis de fermentação, daí vc esta criando uma cepa "da casa".

Conheço quem já reutilizou até 20 vezes a levedura com sucesso. Fazendo lavagem ácida periodicamente e tratando bem a levedura. Por praticamente nunca repetir a mesma receita meu máximo foi 4 vezes a mesma cepa, sem prejuízos.

@Tiago, eu to me preparando pra começar a reutilizar slurry, mas to dando uma estudada antes pra não errar na hora. Deixa eu te perguntar uma coisa: tu disse que tem que pegar a lama da fermentação primária e não da secundária? Na minha cabeça, era fazer a fermentação primária, fazer a secundária, fazer o Cold Crash mais devagar e depois que eu maturar ela, quando eu for separar a cerveja do lama pra engarrafar, não é essa a lama dentro do fermentador que eu vou pegar? Ou tem que separar bem antes?
 
@Tiago, eu to me preparando pra começar a reutilizar slurry, mas to dando uma estudada antes pra não errar na hora. Deixa eu te perguntar uma coisa: tu disse que tem que pegar a lama da fermentação primária e não da secundária? Na minha cabeça, era fazer a fermentação primária, fazer a secundária, fazer o Cold Crash mais devagar e depois que eu maturar ela, quando eu for separar a cerveja do lama pra engarrafar, não é essa a lama dentro do fermentador que eu vou pegar? Ou tem que separar bem antes?

Isso... bom, mas vamos esclarecer isso. O colega tinha perguntado se a lama devia ser coletada no recipiente primário ou secundário. Nesse sentido, é do primário que se coleta. O fermento que decantaria no segundo recipiente não é a porção ideal pra reutilizar, porque é uma porção que levou muito mais tempo pra flocular e decantar.

Utilizar essa porção então não é recomendado pelos autores (Palmer e Jamil), segundo eles vc poderia ter problemas tipo fermentação mais lenta e muita turbidez devido ao fermento em suspensão.

O aconselhado é retirar a porção do fermentador primário e proceder com a lavagem, assim vc seleciona a porção ideal. O melhor ainda é vc não trocar de recipiente, deixar acontecer tudo no mesmo, fermentação completa. Assim vc terá uma parcela do fermento que decantaria só depois também e evita oxidação da cerveja, transferir de recipiente é uma prática desaconselhada.

Abraço
 
Isso... bom, mas vamos esclarecer isso. O colega tinha perguntado se a lama devia ser coletada no recipiente primário ou secundário. Nesse sentido, é do primário que se coleta. O fermento que decantaria no segundo recipiente não é a porção ideal pra reutilizar, porque é uma porção que levou muito mais tempo pra flocular e decantar.

Utilizar essa porção então não é recomendado pelos autores (Palmer e Jamil), segundo eles vc poderia ter problemas tipo fermentação mais lenta e muita turbidez devido ao fermento em suspensão.

O aconselhado é retirar a porção do fermentador primário e proceder com a lavagem, assim vc seleciona a porção ideal. O melhor ainda é vc não trocar de recipiente, deixar acontecer tudo no mesmo, fermentação completa. Assim vc terá uma parcela do fermento que decantaria só depois também e evita oxidação da cerveja, transferir de recipiente é uma prática desaconselhada.

Abraço

@Tiago, então posso fazer a fermentação primária, secundária, cold break (lentamente) e maturação, tudo no mesmo fermentador? E depois na hora que eu for engarrafar, eu separo a lama que ficou lá no fundo em todos esses processos pra lavar ela? Obrigado e um abraço!:mug:
 
@Tiago, então posso fazer a fermentação primária, secundária, cold break (lentamente) e maturação, tudo no mesmo fermentador? E depois na hora que eu for engarrafar, eu separo a lama que ficou lá no fundo em todos esses processos pra lavar ela? Obrigado e um abraço!:mug:

Isso... pode fazer tudo no mesmo, que os resultados vão ser melhores e o processo mais prático. Quando ela estiver pronta, vc pode transferir pra um recipiente de envase via sifão ou torneira e a lama que permanecer no fundo do fermentador vc coleta pra realizar a lavagem.

Abraço
 
Muito bom o tópico. Estou fazendo sempre a mesma receita aqui e gastando muito com fermento. Vou tentar isso na próxima....

Uma dúvida: o que seria considerado um cold crash lento pra reutilizar a levedura em termos de tempo?? 12h? 24h? 36h?

Outra dúvida. Se vou reaproveitar, interessa somente o tipo da levedura, e não a receita onde ela foi usada correto? Por exemplo, se coletei de uma APA e vou agora fazer uma IPA...
 
Outra dúvida. Se vou reaproveitar, interessa somente o tipo da levedura, e não a receita onde ela foi usada correto? Por exemplo, se coletei de uma APA e vou agora fazer uma IPA...

Interessa um pouco sim, cervejas mais alcoólicas ou mais lupuladas são mais estressantes pro fermento.

Uma idéia interessante se você faz starters considerando isso é de guardar um pouco a cada starter que vc fizer(faça um starter maior pra isso) e ir reutilizando essa guarda ao invés da lama. Dessa forma você sabe que o fermento cresceu com abundância de oxigênio e em um ambiente menos estressante(og max de uns 1.04), e também acredito ficar menos propício a mutações visto que se reproduz menos a cada leva.
 
Pessoal,

Irei tentar essa abordagem pela primeira vez (em uma weiss) e fiquei com uma dúvida:
Após ter o fermento (a parte branca do vídeo que ficou após decantar pela segunda vez) devi adicionar somente esta parte, ou também o líquido acima desta parte?
 
Pessoal,

Irei tentar essa abordagem pela primeira vez (em uma weiss) e fiquei com uma dúvida:
Após ter o fermento (a parte branca do vídeo que ficou após decantar pela segunda vez) devi adicionar somente esta parte, ou também o líquido acima desta parte?

Sempre descartar o sobrenadante. Senão vc estará diluindo o mosto que produziu com água...

Abraço
 
Pessoal. Essa é a foto da minha lavagem de levedura. Adicionei 1 litro de água estéril, misturei tudo é coloquei no pote. Ficou 40min descansando e o resultado é esse o da foto. Não sei o que faço. Não sei o que guardo e descarto. A parte debaixo está toda igual não tem nada escuro. E fermento de uma lager que fiz s23

Obrigado a todos.

Wagner
 

Attachments

  • IMG-20160229-WA0080.jpg
    IMG-20160229-WA0080.jpg
    126.4 KB · Views: 255
Essa outra imagem é após 12hs. Já que ainda não sei o que faço, coloquei na geladeira até que eu descubra como fazer da forma correta a reutilização. Nas fotos que vejo há uma camada escura em baixo (sujeira) porém no meu caso não há isso. Apenas espuma, água/cerveja, e lama.

Lembrando que essa lager foi clareada com gelatina.
 

Attachments

  • 20160301_074935.jpg
    20160301_074935.jpg
    70.2 KB · Views: 235
Essa outra imagem é após 12hs. Já que ainda não sei o que faço, coloquei na geladeira até que eu descubra como fazer da forma correta a reutilização. Nas fotos que vejo há uma camada escura em baixo (sujeira) porém no meu caso não há isso. Apenas espuma, água/cerveja, e lama.

Lembrando que essa lager foi clareada com gelatina.

Podes descartar essa parte líquida de cima, e fazer uma nova limpeza.
Para guardar a levedura podes fazer uma solução levemente salina (soro) ou deixar com água e usar o mais rapidamente que puderes (deixa para trás o fundo qdo for fazer o pitch). Se tiveres um ambiente limpo, podes transferir para outro erlenmayer entre lavagens, deixando o fundo para trás.
 
Essa outra imagem é após 12hs. Já que ainda não sei o que faço, coloquei na geladeira até que eu descubra como fazer da forma correta a reutilização. Nas fotos que vejo há uma camada escura em baixo (sujeira) porém no meu caso não há isso. Apenas espuma, água/cerveja, e lama.

Lembrando que essa lager foi clareada com gelatina.

Você quer a parte do meio.

Balance tudo novamente, espere 20 minutos e jogue apenas o liquido do meior para outro pote, espere algumas semanas e você vai ter uma lama ralinha no fundo do erlenmeyer.

E essa lama ralinha que você vai propagar para a próxima leva. Sanitize tudo, pois essa etapa é boa pra dar contaminação.

Abraços,
 
Você quer a parte do meio.

Balance tudo novamente, espere 20 minutos e jogue apenas o liquido do meior para outro pote, espere algumas semanas e você vai ter uma lama ralinha no fundo do erlenmeyer.

E essa lama ralinha que você vai propagar para a próxima leva. Sanitize tudo, pois essa etapa é boa pra dar contaminação.

Abraços,
Alexandre, na primeira foto eu fiz isso. Homogenizei tudo e deixei descansar um pouco. A parte do meio que ficou foi essa meio translucida parecida com cerveja. e em baixo bastante lama.
 
Alexandre, na primeira foto eu fiz isso. Homogenizei tudo e deixei descansar um pouco. A parte do meio que ficou foi essa meio translucida parecida com cerveja. e em baixo bastante lama.

É muito importante você especificar quanto foi esse "deixei descansar um pouco".

Quando vai lavar, depois que você agita, o período de descando deve ser de 15-20 no máximo. Se você esperar muito tempo tem grandes chances do fermento decantar também e você perde uma boa parte, se você esperar muito pouco tem grandes chances de que a "sujeira" ainda não tenha decantado.
 
Alexandre, na primeira foto eu fiz isso. Homogenizei tudo e deixei descansar um pouco. A parte do meio que ficou foi essa meio translucida parecida com cerveja. e em baixo bastante lama.

Por isso eu disse 'balance tudo novamente'. 12h é tempo demais.

20 minutos com agua gelada é mais que suficiente para decantar o 'lixo' e manter as células saudáveis em suspensão.


Sugiro que leia o tópico todo novamente.
A primeira vez é sempre mais complicada. Com o tempo, a tendencia é você trazer cada vez mais fermento e menos sujeira.
 
É muito importante você especificar quanto foi esse "deixei descansar um pouco".

Quando vai lavar, depois que você agita, o período de descando deve ser de 15-20 no máximo. Se você esperar muito tempo tem grandes chances do fermento decantar também e você perde uma boa parte, se você esperar muito pouco tem grandes chances de que a "sujeira" ainda não tenha decantado.

Deixei de 30 a 40 min na primeira foto. Na outra foto já tem 12hs.
 
Por isso eu disse 'balance tudo novamente'. 12h é tempo demais.

20 minutos com agua gelada é mais que suficiente para decantar o 'lixo' e manter as células saudáveis em suspensão.


Sugiro que leia o tópico todo novamente.
A primeira vez é sempre mais complicada. Com o tempo, a tendencia é você trazer cada vez mais fermento e menos sujeira.

Vou fazer isso e posto o resultado. Obrigado à todos pela atenção e ajuda desde já!
 
Por isso eu disse 'balance tudo novamente'. 12h é tempo demais.

20 minutos com agua gelada é mais que suficiente para decantar o 'lixo' e manter as células saudáveis em suspensão.


Sugiro que leia o tópico todo novamente.
A primeira vez é sempre mais complicada. Com o tempo, a tendencia é você trazer cada vez mais fermento e menos sujeira.

Jalexandre, o que me diz? Dá uma olhada nas fotos abaixo. Fiz fotos de 5 em 5 minutos. É muito diferente das fotos que vejo na internet. To quase jogando tudo na cerveja... Lembrando que se olhar por baixo do vidro a cor é igual a essa de cima. Não tem nenhuma diferença.
 

Attachments

  • fermento passos.jpg
    fermento passos.jpg
    130.7 KB · Views: 227
Wagner, como ficou depois que decantou mais?
Jalexandre, o que me diz? Dá uma olhada nas fotos abaixo. Fiz fotos de 5 em 5 minutos. É muito diferente das fotos que vejo na internet. To quase jogando tudo na cerveja... Lembrando que se olhar por baixo do vidro a cor é igual a essa de cima. Não tem nenhuma diferença.
 
Adicionei mais 800ml de água estéril (não cabia mais que isso) e o resultado foi esse. Agora apareceram 3 camadas. Discretas mais apareceram!
Acho que tinha pouca água para a quantidade de lama. (havia colocado 1L no inicio).
 

Attachments

  • lavagem.jpg
    lavagem.jpg
    87.9 KB · Views: 204
Mas essa camada do meio ficou mais fina e mais clara que a de baixo?

Adicionei mais 800ml de água estéril (não cabia mais que isso) e o resultado foi esse. Agora apareceram 3 camadas. Discretas mais apareceram!
Acho que tinha pouca água para a quantidade de lama. (havia colocado 1L no inicio).
 
Back
Top