Uso de vitamina C

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RSP1984

Active Member
Joined
Dec 29, 2016
Messages
31
Reaction score
5
Galera,

Já tinha ouvido falar que alguns cervejeiros utilizam vitamina C para tirar a cloroamina da agua. Dando uma pesquisada cheguei em um video em que o cara afirma que a vitamina C funciona e além disso é um antioxidante que retardaria o processo de oxidação da breja.
Fiquei meio assim, pois se for tudo isso por que não é mais difundido? Aqui no forum não achei nenhuma informação sobre o assunto.
Alguém aqui utiliza?
 
Galera,

Já tinha ouvido falar que alguns cervejeiros utilizam vitamina C para tirar a cloroamina da agua. Dando uma pesquisada cheguei em um video em que o cara afirma que a vitamina C funciona e além disso é um antioxidante que retardaria o processo de oxidação da breja.
Fiquei meio assim, pois se for tudo isso por que não é mais difundido? Aqui no forum não achei nenhuma informação sobre o assunto.
Alguém aqui utiliza?

@RSP1984,

Imagino que esse vídeo que você esteja falando é do Jamal.
A colocação dele sobre o uso para inativar o cloro está correta, a vitamina C se liga ao cloro, assim ele não pode se ligar a outros compostos do mosto.

Sobre ela trazer outros benefícios para cerveja pronta, acho que isso ainda não está bem claro. Pela logica, a ela poderia se ligar ao oxigênio, diminuído o efeito da oxidação na cerveja pronta, mas parece que há outros fatores podem atrapar isso, por exemplo o consumo da vitamina pela levedura, ou a ligação dela com outros compostos do mosto... Alem disso o próprio mosto tem alguns elementos que tem bastante afinidade com oxigênio.
Então, acredito que ela posa trazer benefícios sim, mas não é algo tão simples de perceber.
Eu dei uma busca por artigos acadêmicos desse assunto, mas não achei nada muito interessante. Se alguém tiver uma dica, por favor, poste aqui.

Sobre porque isso não é mais difundido... bom, algumas técnicas demoram para serem difundidas mesmo, especialmente no meio caseiro. Se parar para pensar, nem os ajustes básicos da água ou nutrição das leveduras são amplamente difundidos. E na industria tem outros métodos mais simples e baratos que substituem a vitamina C.

Abraços
Casado.
 
Galera,

Já tinha ouvido falar que alguns cervejeiros utilizam vitamina C para tirar a cloroamina da agua. Dando uma pesquisada cheguei em um video em que o cara afirma que a vitamina C funciona e além disso é um antioxidante que retardaria o processo de oxidação da breja.
Fiquei meio assim, pois se for tudo isso por que não é mais difundido? Aqui no forum não achei nenhuma informação sobre o assunto.
Alguém aqui utiliza?

Vitamina C ou ácido ascórbico é um antioxidante comum da cerveja industrial... nos rótulos vem com um código INS+numero específico.

Sobre a utilização dele na cerveja caseira realmente desconheço, não é prática comum entre nós porque é possível minimizar a oxidação da cerveja em níveis adequados, algo que as que as vezes é mais difícil numa fábrica que envasa, pasteuriza e depois vende a cerveja pra armazenamento em temperatura ambiente.

Desconhecia o uso pra remoção de cloro... muito interessante! Faz todo sentido porque a reação que o cloro faz com os compostos do mosto é a mesma, de oxidação também, como o oxigenio.
 
Copiado da internet:

"Jamal Abd Awadallak
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) e doutorado em Engenharia Química, em processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Estadual de Maringá (2017)."

O cara pelo menos fala com embasamento científico.
Tenho utilizado a vitamina C depois de ver esse vídeo, mas pela minha pouca experiência, não posso afirmar que tenha feito muita diferença.
 
Utilizei o ácido ascórbico pra neutralizar o cloro nas minhas 2 últimas brassagens, tem dado certo, mas quanto a prevenção de oxidação ainda não sei sobre os efeitos, as levas que fiz ainda estão novas demais pra avaliar, descobrirei em uns 3 meses rsrs

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Eu já uso a algum tempo vitamina C nas minhas cervejas, até por desconfiar da eficiência do meu filtro de água na remoção completa do cloro. Agora, confesso que em certas brassagens não utilizei a vitamina C (em geral, porque eu esqueci de comprar ou qualquer coisa do gênero) e nunca tive problemas posteriores com off-flavor. Inclusive, já passei por uma situação na qual meu filtro de água entupiu, e, nesse dia, eu acabei esquecendo também de comprar a vitamina C, e, enfim, usei a água como veio, direto da bica, e também não tive problemas com off-flavor. Então, to dizendo isso, para dizer que a eficiência da vitamina C na remoção do cloro, no meu caso, não parece ser parâmetro, porque francamente nunca tive qualquer consequência pelo não tratamento da água..
 
Agradeço a todos pela colaboração. Vou fazer uns testes nas minhas próximas brassagens.
Quanto a ao uso como antioxidante, qual seria o momento mais adequdo ara a adição?
 
Como antioxidante, eu uso na Clarificação. Nunca usei pra remover Cloro.
 
Como você faz a aplicação? E em qual proporção?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Confesso que não tenho certeza da quantidade. Era pouco, cerca de 2g/30L. Mas eu pulverizo os comprimidos e misturo em água fervida.

Enviado de meu SM-P555M usando Tapatalk
 
Eu fiz o teste, e como o outro amigo mesmo falou, é difícil dizer se deu certo ou não mesmo porque as diferenças de paladar são pouco perceptíveis para mortais comuns como nós. Mas primeiro, assumindo a confiabilidade no processo avalizado pela autoridade do Jamal, e segundo, pelo viés financeiro (aquelas vitaminas líquidas são baratas, e é fácil calcular: 20 gotas = 1ml = 200mg), já que um conjunto de filtros é beeem caro e querendo ou não tem durabilidade reduzida, acho que vale a pena de repente fazer o combo "descansar a água de um dia pro outro + vitamina C".
 
Apenas para meu esclarecimento, essa situação se faz quando queremos utilizar "da torneira" e não de bombonas de água mineral que compramos no mercado. Correto?
 
Numa das publicações do Fabrikar Cerveja Caseira, do Marcelo Fenoll, ele comenta a utilização de 100 mg de Vitamina C para 10 litros de cerveja a ser envasada. O objetivo dessa prática, só no envase, é para ajudar a controlar a oxidação. Adoto essa prática e percebo que tem efeito. A maioria das minhas cervejas começam a mudar depois do segundo mês de envase. Agora tenho cervejas com 4 e 5 meses ainda bem boas (algumas começando a mudar, bem lentamente). Faço levas de 20 litros e utilizo meio comprimido de Vit. C dissolvido em água mineral em meia xícara (de café). Nunca fervi essa mistura, vai direto no balde. Não altera sabor. Tem funcionado bem e até preciso fazer uma leva sem ela pra voltar a confirmar seu efeito.
 
Não tenho certeza mas desconfio que na fervura grande parte da vitamina C é inativada. Assim para ter efeito na cerveja depois de pronta precisaria adicionar de novo. Acho que degrada ate se exposta a luz por muito tempo. Se alguém souber algo sobre isso..
 
Olá brejeiros.
De fato estou interessado/curioso em realizar uns testes com a utilização de ácido ascórbico para a redução do Cloro.
Sim ou sim, nesses "testes" o cara não quer errar, perder uma brassagem. De fato seria um desperdício do nobre malte e lúpulos utilizados...
Vou usar água da rede. Mas possuo poucos dados de análise da água local, pois a companhia distribuidora de água não disponibiliza...consegui com a prefeitura alguns parâmetros.
Alguém tem informação ou referência de qual a concentração máxima de cloro adicionado a água de distribuição nas cidades?
Também, considerando essa concentração máxima, qual a quantidade segura de ácido ascórbico a ser adicionado afim de reduzir o cloro a níveis não tóxicos às leveduras?
Agradeço a colaboração dos brejeiros com as opiniões e experiências de cada um.
 
É muito pouco, cerca de 2g para 30L.;

Eu uso em pó.
Olá Paivao.
Usa 2gr para cada 30 litros?
Qual a tua referência e parâmetros? Os teores de cloro na água da tua rede local?
E funciona bem?
Teve algum problema?
Abraço
 
Olá brejeiros.
De fato estou interessado/curioso em realizar uns testes com a utilização de ácido ascórbico para a redução do Cloro.
Sim ou sim, nesses "testes" o cara não quer errar, perder uma brassagem. De fato seria um desperdício do nobre malte e lúpulos utilizados...
Vou usar água da rede. Mas possuo poucos dados de análise da água local, pois a companhia distribuidora de água não disponibiliza...consegui com a prefeitura alguns parâmetros.
Alguém tem informação ou referência de qual a concentração máxima de cloro adicionado a água de distribuição nas cidades?
Também, considerando essa concentração máxima, qual a quantidade segura de ácido ascórbico a ser adicionado afim de reduzir o cloro a níveis não tóxicos às leveduras?
Agradeço a colaboração dos brejeiros com as opiniões e experiências de cada um.

No site da concessionária aqui do ES tem fácil a informação da quantidade de cloro, mas não é exato, é a quantidade máxima, que já dá um ótimo parâmetro.

Pela fórmula do vídeo do Jamal, eu cheguei ao resultado de 500 mg de ácido ascórbico a cada 20 litros, considerando o total de água utilizada na brassagem. São utilizados 40 litros de água na mostura e 20 na lavagem, portanto, prenso três comprimidos e divido nas panelas.

Tenho utilizado água de um simples filtro de cozinha, ligado na rede, há aproximadamente 20 brassagens sem resquícios de cloro.

Te sugiro procurar o Canal Beer School no Youtube, assistir o vídeo detidamente e analisar se lhe é interessante assumir esse risco.

Abraços!
 
Olá Paivao.
Usa 2gr para cada 30 litros?
Qual a tua referência e parâmetros? Os teores de cloro na água da tua rede local?
E funciona bem?
Teve algum problema?
Abraço

No meu caso foi pra diminuir a oxidação. Confesso não ter percebido qualquer alteração significativa.

Abraços!
 
Ah, eu uso sempre aquele filtro de 3 vias, de 10 polegadas. Duas de carvão ativado, 1mm e uma de material sintético, 5mm. Se não usasse e fizesse menos de 50L, ferveria a água com a panela destampada, just in case. Depois, é esperar ela baixar até a temperatura de arriar o malte, e partir pra bassagem!
 
Ah, eu uso sempre aquele filtro de 3 vias, de 10 polegadas. Duas de carvão ativado, 1mm e uma de material sintético, 5mm. Se não usasse e fizesse menos de 50L, ferveria a água com a panela destampada, just in case. Depois, é esperar ela baixar até a temperatura de arriar o malte, e partir pra bassagem!
Acredito que essa técnica, de ferver e esperar a temperatura cair até a temperatura de adicionar o malte, seja mas efetiva e confiável. O cloro é muito volátil e evapora fácil, além disso a fervura pode eliminar outros contaminantes.
 
Olhem esse teste aqui, caso ainda haja dúvidas sobre a eficácia da vitamina c.

Eu tenho usado há mais de 1 ano, e nunca tive problema de off por clorofenol.
E usando a vitamina c em gotas (redoxon), fica mais prático e não dá gosto de nada. Quem tiver dúvidas, dilua 1 gota de vit c em 1L de água e sinta o gosto. Eu costumo usar 8 gotas/20L para a água da minha região (normalmente, chuto para cima a quantidade).
 
Fala galera!

Sempre faço uso da vitamina C por precaução... por mínimo que seja a quantidade de cloro na água pode gerar clorofenol e a vitamina C auxilia muuuito na oxidação também.

Uso 10 gotas pra 40L, só isso já basta!!

* Detalhe importante!
Se você usa sanitizante de Iodo tenha cuidado, pois a vitamina C elimina o efeito sanitizante do iodo.
 
Eu até usava vitamina C pra cloro, funciona, mas o problema é o que aconteceu de reação cloro + materia organica antes de voce aplicar a vitamina. Então filtro, por mais simples que seja, é indispensável. Eu já to partindo pra agua mineral mesmo, a gente já gasta um monte, e o maior gasto é o nosso tempo, então que que é uma tossida prum tuberculoso né.
 
Eu também comecei a utilizar a vitamina C nas últimas duas brassagens. Comecei após ver o vídeo do Jamal. Funciona muito bem pra retirar o cloro. Uso agua da rede, passa pelos filtros de partículas e de carvão ativado e depois aplico a vitamina C. Uso 15 gotas pra 60 litros
 
Será que usar um comprimido de 1000mg vitamina c + 4mg de zinco irá ajudar? Elimina o cloro, além de servir como conservante, e o zinco ajuda como nutriente para levedura. Ou 1g de vitamina c é muito para 30L~40L?
Att
 
Será que usar um comprimido de 1000mg vitamina c + 4mg de zinco irá ajudar? Elimina o cloro, além de servir como conservante, e o zinco ajuda como nutriente para levedura. Ou 1g de vitamina c é muito para 30L~40L?
Att
Não existe "muito" ao meu ver, ainda mais considerando que voce vai ferver, ela vai oxidar o excesso no meio da brassagem. Apenas na hora de fermentar, teoricamente se voce colocar ela vai oxidar com o oxigenio do mosto e não vai sobrar pra levedura.
 
Pessoal fiz diversas cervejas com Vitamina C (ácido ascórbico) com fim de remover o cloro, mas todas as levas ainda havia clorofenol (off flavor relacionado ao cloro), este off flavor só saiu das minhas levas quando adquiri um filtro de água com carvão ativado mesmo, levando a conclusão que a vitamina C sozinha não faz milagres, pode ajudar a reduzir o cloro e cloraminas mas não o remove por completo, testado e reprovado!

Única utilidade então da Vitamina C deve ser a fim de evitar oxidação da cerveja já fermentada, como é utilizada na indústria.
 
Mas é devido ao que eu falei, ela interrompe do momento em diante, o que já aconteceu não tem reversão - diferente do filtro.

Pessoal fiz diversas cervejas com Vitamina C (ácido ascórbico) com fim de remover o cloro, mas todas as levas ainda havia clorofenol (off flavor relacionado ao cloro), este off flavor só saiu das minhas levas quando adquiri um filtro de água com carvão ativado mesmo, levando a conclusão que a vitamina C sozinha não faz milagres, pode ajudar a reduzir o cloro e cloraminas mas não o remove por completo, testado e reprovado!

Única utilidade então da Vitamina C deve ser a fim de evitar oxidação da cerveja já fermentada, como é utilizada na indústria.[/QUOTE
 
Pessoal, estive pesquisando a respeito dos antioxidantes para cerveja e hoje existem produtos para tal fim que usam em sua composição metabisulfito de potássio + ácido ascórbico o outra marca que usa isoascorbato de sódio + ácido ascórbico, ambos são indicados a usar no momento do envase, e ambos tem em sua formulação o ácido ascórbico.
Eu também faço uso somente da vitamina c, e o motivo que me fez pesquisar sobre estes produtos é que e já me falaram que ela sozinha não consegue ser tão eficiente quanto a combinação da fórmula dos produtos citados acima, mas não souberam me dizer o que realmente de fato acontece de diferente se usar somente a vitamina c ou se usar um dos produtos que citei.
Se alguém souber, acho válido para fins de esclarecimento.
 
A reação entre cloro e acido ascórbico ta na imagem anexa.

pela estequiometria 176g de ácido ascórbico reage com 52,5g de hipoclorito (que é o agente ativo presente na agua)

A legislação brasileira estipula que o teor seja de 0,2 mg/L a 2,0 mg/L , o valor de "cloro" na sua casa vai depender de varios fatores, na pior das hipoteses vai ser 2 mg/L (se a empresa fornecer no limite maximo permitido), mas vamos considerar 1,0 mg/L.

cada 1,0 mg de hipoclorito reage com 3,35 mg de ácido ascórbico.

supondo 30 L, vc vai precisar de 100,5 mg de ácido áscórbico...

Daí vc tem q fazer a estequiometria para a pureza da vitamina C q vc tem.

Fiz uma planilha qm puder me dar um feedback ai

edit: so coloquei informaçoes mais precisas qto ao limite
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    60.6 KB · Views: 45
  • Ac. ascórbico.xlsx.zip
    13.2 KB · Views: 69
Last edited:
Excelente Trops, matou a pau.
Quem quiser usar vitamina em gota, cada ml é 200mg, cada ml são 20 gotas, ou seja, cada gota é 10mg. No final dá pra usar tranquilo 1 gota por litro, não fica caro e vai estar bem seguro.

A minha pergunta é, e pra fins de conservação, qual seria a concentração ideal?
 
Galera,

Já tinha ouvido falar que alguns cervejeiros utilizam vitamina C para tirar a cloroamina da agua. Dando uma pesquisada cheguei em um video em que o cara afirma que a vitamina C funciona e além disso é um antioxidante que retardaria o processo de oxidação da breja.
Fiquei meio assim, pois se for tudo isso por que não é mais difundido? Aqui no forum não achei nenhuma informação sobre o assunto.
Alguém aqui utiliza?

Também estou na dúvida sobre usar ou não, afinal, é amplamente conhecido que a simples fervura é suficiente para eliminar o cloro/cloramina. No meu caso, fiquei mais interessado na característica antioxidante. Se o cloro tem algum efeito real na cerveja, provavelmente é na mosturação, já que por sua volatilidade, 20 minutos de fervura, já da conta do que sai da torneira.
 
Back
Top