• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Uso de vitamina C

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Luciano

Member
Afiliado
29/6/18
Olá brejeiros.
De fato estou interessado/curioso em realizar uns testes com a utilização de ácido ascórbico para a redução do Cloro.
Sim ou sim, nesses "testes" o cara não quer errar, perder uma brassagem. De fato seria um desperdício do nobre malte e lúpulos utilizados...
Vou usar água da rede. Mas possuo poucos dados de análise da água local, pois a companhia distribuidora de água não disponibiliza...consegui com a prefeitura alguns parâmetros.
Alguém tem informação ou referência de qual a concentração máxima de cloro adicionado a água de distribuição nas cidades?
Também, considerando essa concentração máxima, qual a quantidade segura de ácido ascórbico a ser adicionado afim de reduzir o cloro a níveis não tóxicos às leveduras?
Agradeço a colaboração dos brejeiros com as opiniões e experiências de cada um.
No site da concessionária aqui do ES tem fácil a informação da quantidade de cloro, mas não é exato, é a quantidade máxima, que já dá um ótimo parâmetro.

Pela fórmula do vídeo do Jamal, eu cheguei ao resultado de 500 mg de ácido ascórbico a cada 20 litros, considerando o total de água utilizada na brassagem. São utilizados 40 litros de água na mostura e 20 na lavagem, portanto, prenso três comprimidos e divido nas panelas.

Tenho utilizado água de um simples filtro de cozinha, ligado na rede, há aproximadamente 20 brassagens sem resquícios de cloro.

Te sugiro procurar o Canal Beer School no Youtube, assistir o vídeo detidamente e analisar se lhe é interessante assumir esse risco.

Abraços!

Paivao

Well-Known Member
Afiliado
20/12/16
Olá Paivao.
Usa 2gr para cada 30 litros?
Qual a tua referência e parâmetros? Os teores de cloro na água da tua rede local?
E funciona bem?
Teve algum problema?
Abraço
No meu caso foi pra diminuir a oxidação. Confesso não ter percebido qualquer alteração significativa.

Abraços!

Paivao

Well-Known Member
Afiliado
20/12/16
Ah, eu uso sempre aquele filtro de 3 vias, de 10 polegadas. Duas de carvão ativado, 1mm e uma de material sintético, 5mm. Se não usasse e fizesse menos de 50L, ferveria a água com a panela destampada, just in case. Depois, é esperar ela baixar até a temperatura de arriar o malte, e partir pra bassagem!

gkopke

Active Member
Afiliado
11/6/19
Ah, eu uso sempre aquele filtro de 3 vias, de 10 polegadas. Duas de carvão ativado, 1mm e uma de material sintético, 5mm. Se não usasse e fizesse menos de 50L, ferveria a água com a panela destampada, just in case. Depois, é esperar ela baixar até a temperatura de arriar o malte, e partir pra bassagem!
Acredito que essa técnica, de ferver e esperar a temperatura cair até a temperatura de adicionar o malte, seja mas efetiva e confiável. O cloro é muito volátil e evapora fácil, além disso a fervura pode eliminar outros contaminantes.

chadriel

Active Member
Afiliado
10/2/16
Olhem esse teste aqui, caso ainda haja dúvidas sobre a eficácia da vitamina c.
Eu tenho usado há mais de 1 ano, e nunca tive problema de off por clorofenol.
E usando a vitamina c em gotas (redoxon), fica mais prático e não dá gosto de nada. Quem tiver dúvidas, dilua 1 gota de vit c em 1L de água e sinta o gosto. Eu costumo usar 8 gotas/20L para a água da minha região (normalmente, chuto para cima a quantidade).

Allan Andrade

New Member
Afiliado
17/10/18
Fala galera!

Sempre faço uso da vitamina C por precaução... por mínimo que seja a quantidade de cloro na água pode gerar clorofenol e a vitamina C auxilia muuuito na oxidação também.

Uso 10 gotas pra 40L, só isso já basta!!

* Detalhe importante!
Se você usa sanitizante de Iodo tenha cuidado, pois a vitamina C elimina o efeito sanitizante do iodo.

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Eu até usava vitamina C pra cloro, funciona, mas o problema é o que aconteceu de reação cloro + materia organica antes de voce aplicar a vitamina. Então filtro, por mais simples que seja, é indispensável. Eu já to partindo pra agua mineral mesmo, a gente já gasta um monte, e o maior gasto é o nosso tempo, então que que é uma tossida prum tuberculoso né.

Afiliado
5/3/19
Eu também comecei a utilizar a vitamina C nas últimas duas brassagens. Comecei após ver o vídeo do Jamal. Funciona muito bem pra retirar o cloro. Uso agua da rede, passa pelos filtros de partículas e de carvão ativado e depois aplico a vitamina C. Uso 15 gotas pra 60 litros

eniorm

Member
Afiliado
28/11/17
Será que usar um comprimido de 1000mg vitamina c + 4mg de zinco irá ajudar? Elimina o cloro, além de servir como conservante, e o zinco ajuda como nutriente para levedura. Ou 1g de vitamina c é muito para 30L~40L?
Att

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Será que usar um comprimido de 1000mg vitamina c + 4mg de zinco irá ajudar? Elimina o cloro, além de servir como conservante, e o zinco ajuda como nutriente para levedura. Ou 1g de vitamina c é muito para 30L~40L?
Att
Não existe "muito" ao meu ver, ainda mais considerando que voce vai ferver, ela vai oxidar o excesso no meio da brassagem. Apenas na hora de fermentar, teoricamente se voce colocar ela vai oxidar com o oxigenio do mosto e não vai sobrar pra levedura.

humberto flor

Member
Afiliado
18/5/18
Pessoal fiz diversas cervejas com Vitamina C (ácido ascórbico) com fim de remover o cloro, mas todas as levas ainda havia clorofenol (off flavor relacionado ao cloro), este off flavor só saiu das minhas levas quando adquiri um filtro de água com carvão ativado mesmo, levando a conclusão que a vitamina C sozinha não faz milagres, pode ajudar a reduzir o cloro e cloraminas mas não o remove por completo, testado e reprovado!

Única utilidade então da Vitamina C deve ser a fim de evitar oxidação da cerveja já fermentada, como é utilizada na indústria.

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Mas é devido ao que eu falei, ela interrompe do momento em diante, o que já aconteceu não tem reversão - diferente do filtro.

Pessoal fiz diversas cervejas com Vitamina C (ácido ascórbico) com fim de remover o cloro, mas todas as levas ainda havia clorofenol (off flavor relacionado ao cloro), este off flavor só saiu das minhas levas quando adquiri um filtro de água com carvão ativado mesmo, levando a conclusão que a vitamina C sozinha não faz milagres, pode ajudar a reduzir o cloro e cloraminas mas não o remove por completo, testado e reprovado!

Única utilidade então da Vitamina C deve ser a fim de evitar oxidação da cerveja já fermentada, como é utilizada na indústria.[/QUOTE

Sidnei

Well-Known Member
Afiliado
7/3/16
Pessoal, estive pesquisando a respeito dos antioxidantes para cerveja e hoje existem produtos para tal fim que usam em sua composição metabisulfito de potássio + ácido ascórbico o outra marca que usa isoascorbato de sódio + ácido ascórbico, ambos são indicados a usar no momento do envase, e ambos tem em sua formulação o ácido ascórbico.
Eu também faço uso somente da vitamina c, e o motivo que me fez pesquisar sobre estes produtos é que e já me falaram que ela sozinha não consegue ser tão eficiente quanto a combinação da fórmula dos produtos citados acima, mas não souberam me dizer o que realmente de fato acontece de diferente se usar somente a vitamina c ou se usar um dos produtos que citei.
Se alguém souber, acho válido para fins de esclarecimento.

Trops

Active Member
Afiliado
26/11/19
A reação entre cloro e acido ascórbico ta na imagem anexa.

pela estequiometria 176g de ácido ascórbico reage com 52,5g de hipoclorito (que é o agente ativo presente na agua)

A legislação brasileira estipula que o teor seja de 0,2 mg/L a 2,0 mg/L , o valor de "cloro" na sua casa vai depender de varios fatores, na pior das hipoteses vai ser 2 mg/L (se a empresa fornecer no limite maximo permitido), mas vamos considerar 1,0 mg/L.

cada 1,0 mg de hipoclorito reage com 3,35 mg de ácido ascórbico.

supondo 30 L, vc vai precisar de 100,5 mg de ácido áscórbico...

Daí vc tem q fazer a estequiometria para a pureza da vitamina C q vc tem.

Fiz uma planilha qm puder me dar um feedback ai

edit: so coloquei informaçoes mais precisas qto ao limite

Attachments

Última edição:

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Excelente Trops, matou a pau.
Quem quiser usar vitamina em gota, cada ml é 200mg, cada ml são 20 gotas, ou seja, cada gota é 10mg. No final dá pra usar tranquilo 1 gota por litro, não fica caro e vai estar bem seguro.

A minha pergunta é, e pra fins de conservação, qual seria a concentração ideal?

Group Builder