1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Uso de vitamina C

Discussão em 'Geral' iniciado por RSP1984, 6/4/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 6/4/18 #1

RSP1984

RSP1984

RSP1984

Active Member

Afiliado:
    29/12/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Galera,

Já tinha ouvido falar que alguns cervejeiros utilizam vitamina C para tirar a cloroamina da agua. Dando uma pesquisada cheguei em um video em que o cara afirma que a vitamina C funciona e além disso é um antioxidante que retardaria o processo de oxidação da breja.
    Fiquei meio assim, pois se for tudo isso por que não é mais difundido? Aqui no forum não achei nenhuma informação sobre o assunto.
    Alguém aqui utiliza?

2. 6/4/18 #2

ErivaldoCasado

ErivaldoCasado

ErivaldoCasado

Well-Known Member

Afiliado:
    9/12/14
    Curtidas Recebidas:
    31
    @RSP1984,

Imagino que esse vídeo que você esteja falando é do Jamal.
    A colocação dele sobre o uso para inativar o cloro está correta, a vitamina C se liga ao cloro, assim ele não pode se ligar a outros compostos do mosto.

Sobre ela trazer outros benefícios para cerveja pronta, acho que isso ainda não está bem claro. Pela logica, a ela poderia se ligar ao oxigênio, diminuído o efeito da oxidação na cerveja pronta, mas parece que há outros fatores podem atrapar isso, por exemplo o consumo da vitamina pela levedura, ou a ligação dela com outros compostos do mosto... Alem disso o próprio mosto tem alguns elementos que tem bastante afinidade com oxigênio.
    Então, acredito que ela posa trazer benefícios sim, mas não é algo tão simples de perceber.
    Eu dei uma busca por artigos acadêmicos desse assunto, mas não achei nada muito interessante. Se alguém tiver uma dica, por favor, poste aqui.

Sobre porque isso não é mais difundido... bom, algumas técnicas demoram para serem difundidas mesmo, especialmente no meio caseiro. Se parar para pensar, nem os ajustes básicos da água ou nutrição das leveduras são amplamente difundidos. E na industria tem outros métodos mais simples e baratos que substituem a vitamina C.

Abraços
    Casado.

RSP1984 curtiu isso.
  3. 6/4/18 #3

Tiago

Tiago

Tiago

Well-Known Member Moderador Moderator

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,296
    Vitamina C ou ácido ascórbico é um antioxidante comum da cerveja industrial... nos rótulos vem com um código INS+numero específico.

Sobre a utilização dele na cerveja caseira realmente desconheço, não é prática comum entre nós porque é possível minimizar a oxidação da cerveja em níveis adequados, algo que as que as vezes é mais difícil numa fábrica que envasa, pasteuriza e depois vende a cerveja pra armazenamento em temperatura ambiente.

Desconhecia o uso pra remoção de cloro... muito interessante! Faz todo sentido porque a reação que o cloro faz com os compostos do mosto é a mesma, de oxidação também, como o oxigenio.

RSP1984 curtiu isso.
  4. 7/4/18 #4

Osternack

Osternack

Osternack

Well-Known Member

Afiliado:
    13/2/17
    Curtidas Recebidas:
    36
    Copiado da internet:

"Jamal Abd Awadallak
    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) e doutorado em Engenharia Química, em processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Estadual de Maringá (2017)."

O cara pelo menos fala com embasamento científico.
    Tenho utilizado a vitamina C depois de ver esse vídeo, mas pela minha pouca experiência, não posso afirmar que tenha feito muita diferença.

Erlan curtiu isso.
  5. 8/4/18 #5

chadriel

chadriel

chadriel

Active Member

Afiliado:
    10/2/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Utilizei o ácido ascórbico pra neutralizar o cloro nas minhas 2 últimas brassagens, tem dado certo, mas quanto a prevenção de oxidação ainda não sei sobre os efeitos, as levas que fiz ainda estão novas demais pra avaliar, descobrirei em uns 3 meses rsrs

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

6. 9/4/18 #6

Pedroispoliveira

Pedroispoliveira

Pedroispoliveira

Member

Afiliado:
    23/2/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Eu já uso a algum tempo vitamina C nas minhas cervejas, até por desconfiar da eficiência do meu filtro de água na remoção completa do cloro. Agora, confesso que em certas brassagens não utilizei a vitamina C (em geral, porque eu esqueci de comprar ou qualquer coisa do gênero) e nunca tive problemas posteriores com off-flavor. Inclusive, já passei por uma situação na qual meu filtro de água entupiu, e, nesse dia, eu acabei esquecendo também de comprar a vitamina C, e, enfim, usei a água como veio, direto da bica, e também não tive problemas com off-flavor. Então, to dizendo isso, para dizer que a eficiência da vitamina C na remoção do cloro, no meu caso, não parece ser parâmetro, porque francamente nunca tive qualquer consequência pelo não tratamento da água..

7. 10/4/18 #7

RSP1984

RSP1984

RSP1984

Active Member

Afiliado:
    29/12/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Agradeço a todos pela colaboração. Vou fazer uns testes nas minhas próximas brassagens.
    Quanto a ao uso como antioxidante, qual seria o momento mais adequdo ara a adição?

8. 16/4/18 #8

Paivao

Paivao

Paivao

Well-Known Member

Afiliado:
    20/12/16
    Curtidas Recebidas:
    16
    Como antioxidante, eu uso na Clarificação. Nunca usei pra remover Cloro.

9. 16/4/18 #9

chadriel

chadriel

chadriel

Active Member

Afiliado:
    10/2/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Como você faz a aplicação? E em qual proporção?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

10. 17/4/18 #10

Paivao

Paivao

Paivao

Well-Known Member

Afiliado:
    20/12/16
    Curtidas Recebidas:
    16
    Confesso que não tenho certeza da quantidade. Era pouco, cerca de 2g/30L. Mas eu pulverizo os comprimidos e misturo em água fervida.

Enviado de meu SM-P555M usando Tapatalk

11. 22/8/18 #11

Luciano

Luciano

Luciano

Member

Afiliado:
    29/6/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    Os amigos fizeram testes? O que acharam?

12. 25/8/18 #12

pwiens

pwiens

pwiens

Well-Known Member

Afiliado:
    22/3/18
    Curtidas Recebidas:
    31
    Eu fiz o teste, e como o outro amigo mesmo falou, é difícil dizer se deu certo ou não mesmo porque as diferenças de paladar são pouco perceptíveis para mortais comuns como nós. Mas primeiro, assumindo a confiabilidade no processo avalizado pela autoridade do Jamal, e segundo, pelo viés financeiro (aquelas vitaminas líquidas são baratas, e é fácil calcular: 20 gotas = 1ml = 200mg), já que um conjunto de filtros é beeem caro e querendo ou não tem durabilidade reduzida, acho que vale a pena de repente fazer o combo "descansar a água de um dia pro outro + vitamina C".

13. 25/8/18 #13

destynnos

destynnos

destynnos

Well-Known Member

Afiliado:
    21/11/17
    Curtidas Recebidas:
    9
    Apenas para meu esclarecimento, essa situação se faz quando queremos utilizar "da torneira" e não de bombonas de água mineral que compramos no mercado. Correto?

14. 3/10/18 #14

Silvio Costa

Silvio Costa

Silvio Costa

Member

Afiliado:
    25/7/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Isso mesmo, pois a agua mineral não tem cloro em sua composição.

15. 4/10/18 #15

jfmoretti

jfmoretti

jfmoretti

Well-Known Member

Afiliado:
    3/10/16
    Curtidas Recebidas:
    23
    Numa das publicações do Fabrikar Cerveja Caseira, do Marcelo Fenoll, ele comenta a utilização de 100 mg de Vitamina C para 10 litros de cerveja a ser envasada. O objetivo dessa prática, só no envase, é para ajudar a controlar a oxidação. Adoto essa prática e percebo que tem efeito. A maioria das minhas cervejas começam a mudar depois do segundo mês de envase. Agora tenho cervejas com 4 e 5 meses ainda bem boas (algumas começando a mudar, bem lentamente). Faço levas de 20 litros e utilizo meio comprimido de Vit. C dissolvido em água mineral em meia xícara (de café). Nunca fervi essa mistura, vai direto no balde. Não altera sabor. Tem funcionado bem e até preciso fazer uma leva sem ela pra voltar a confirmar seu efeito.

16. 5/10/18 #16

Buck

Buck

Buck

Member

Afiliado:
    15/3/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Poderia dizer como vc usa? A quantidade por volume.

17. 5/10/18 #17

Buck

Buck

Buck

Member

Afiliado:
    15/3/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Não tenho certeza mas desconfio que na fervura grande parte da vitamina C é inativada. Assim para ter efeito na cerveja depois de pronta precisaria adicionar de novo. Acho que degrada ate se exposta a luz por muito tempo. Se alguém souber algo sobre isso..

18. 31/10/18 #18

Paivao

Paivao

Paivao

Well-Known Member

Afiliado:
    20/12/16
    Curtidas Recebidas:
    16
    É muito pouco, cerca de 2g para 30L.;

Eu uso em pó.

19. 3/9/19 #19

sinvalk

sinvalk

sinvalk

Member

Afiliado:
    17/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá brejeiros.
    De fato estou interessado/curioso em realizar uns testes com a utilização de ácido ascórbico para a redução do Cloro.
    Sim ou sim, nesses "testes" o cara não quer errar, perder uma brassagem. De fato seria um desperdício do nobre malte e lúpulos utilizados...
    Vou usar água da rede. Mas possuo poucos dados de análise da água local, pois a companhia distribuidora de água não disponibiliza...consegui com a prefeitura alguns parâmetros.
    Alguém tem informação ou referência de qual a concentração máxima de cloro adicionado a água de distribuição nas cidades?
    Também, considerando essa concentração máxima, qual a quantidade segura de ácido ascórbico a ser adicionado afim de reduzir o cloro a níveis não tóxicos às leveduras?
    Agradeço a colaboração dos brejeiros com as opiniões e experiências de cada um.

20. 3/9/19 #20

sinvalk

sinvalk

sinvalk

Member

Afiliado:
    17/8/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá Paivao.
    Usa 2gr para cada 30 litros?
    Qual a tua referência e parâmetros? Os teores de cloro na água da tua rede local?
    E funciona bem?
    Teve algum problema?
    Abraço

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página