• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Uso de tintura de Iodo 2% e de Iodopolvidona para sanitização

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Leo Tovo

Member
Afiliado
16/7/19
Comprei um iodopolividona da marca rio deixe 100ml qye contém 10% de iodopolividona (equivale a 1% de iodo ativo.devo diluir para sanitizar? Qyal proporção?

Krishna

Well-Known Member
Afiliado
17/9/16
Seguinte, eu sempre fiz o cálculo em gotas pq a pontinha do frasco vira um conta gotas. Só cortar onde é marcado.

Então, pra cálculo geral, 20 gotas equivalem a 1ml e concentração de iodo tem que ser entre 1,3 a 1,5ppm pro processo cervjeiro. Aí, uso entre 26 e 30 gotas por litro, o que dá um valor de concentração dentro do esperado.

Se for usar valores diferentes, só fazer regra de 3.

Everson Silva

New Member
Afiliado
26/12/18
Pelos meus cálculos, 1,25mL de iodopolividona por litro de água equivale a 12,5 ppm de iodo ativo, que acredito ser o recomendado para esse fim! Como eu uso 2L de água para lavar os materiais e o balde fermentador, eu coloco 2,5 mL da iodopolividona nos 2L de água, utilizando uma seringa de 5 mL que compro em qualquer farmácia. Assim acho mais fácil. Espero ter ajudado também.