Uso de servomyces no starter e na brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ximils

Well-Known Member
Joined
Dec 18, 2017
Messages
100
Reaction score
65
Camaradas,

Ontem fiz o starter com DME para uma cerveja que vou fazer no sábado. Será uma American IPA e o fermento é o American Ale SY025 da Bio4.

Resolvi seguir uma recomendação do John Palmer e adicionei servomyces ao starter. Ele diz no How to Brew que prefere utilizar o servomyces no starter a adicionar no mosto durante a brassagem, mas não explica bem o motivo dessa escolha. Minha dúvida é se faço uma nova adição de servomyces ao mosto na brassagem. Há risco de algum prejuízo? Obterei mais benefícios utilizando no starter e na brassagem ou somente é necessário utilizar uma vez?

Abraços
 
Eu sempre uso Servomyces no Starter e na fervura. Em todas as receitas. Prefiro garantir fonte de nutrientes e deixar o fermento trabalhar sossegado, mesmo em cervejas com baixa OG.
 
Camaradas,

Ontem fiz o starter com DME para uma cerveja que vou fazer no sábado. Será uma American IPA e o fermento é o American Ale SY025 da Bio4.

Resolvi seguir uma recomendação do John Palmer e adicionei servomyces ao starter. Ele diz no How to Brew que prefere utilizar o servomyces no starter a adicionar no mosto durante a brassagem, mas não explica bem o motivo dessa escolha. Minha dúvida é se faço uma nova adição de servomyces ao mosto na brassagem. Há risco de algum prejuízo? Obterei mais benefícios utilizando no starter e na brassagem ou somente é necessário utilizar uma vez?

Abraços

Bom dia, Ed81. Se você vai fazer starter, eu recomendaria a suplementação no starter também, isso porque alguns estudos mostram que excesso de aminoácidos e determinados nutrientes no mosto podem levar a problemas na fermentação. Por exemplo, excesso de zinco pode inibir o crescimento celular, altas taxas de DAP podem criar excesso de compostos sulfurosos dando off-flavors, excesso de metais de transição que podem conter tanto no mosto quanto nos nutrientes podem levar a instabilidades físicas da cerveja, criando gushing mesmo com a cerveja corretamente fermentada. O malte fornece muitos dos nutrientes necessários para a levedura, com exceção do zinco, porém a quantidade desses nutrientes pode variar bastante, o que te impede de ter um controle melhor na hora de adicionar nutrientes no mosto. Então se você fizer a adição de servomyces no starter terá maior controle da quantidade de nutrientes, além deste ser um ambiente de estresse maior no qual a levedura precisa de mais ajuda.

Att.
 
AndreRuthes e Inglorious Brewers, agradeço pelos retornos! Vou utilizar o servomyces também na brassagem, além do starter. Amanhã é dia de brassagem, ansioso depois de um ano sem fazer cerveja!

Abraços,
 
Back
Top