Uso de especiarias

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por bhzanetti, 19/6/17.

1. 19/6/17 #1

bhzanetti

bhzanetti

bhzanetti

Active Member

Afiliado:
    7/2/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Bom dia galera.

Gostaria de aprender mais sobre o uso de especiarias (pimenta, laranja...) na cerveja, quantidade por litro, tempo, o que pode e o que não pode fazer...

Alguém indica algo?

2. 19/6/17 #2

jfreitasneto

jfreitasneto

jfreitasneto

Active Member

Afiliado:
    7/1/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Indico o livro radical brewing do Randy mosher

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

3. 19/6/17 #3

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Eu recomendo procurar receitas, olhar o que já fizeram, criar algumas baseado no que quer, e fazer levas... várias.

Na minha opinião, quando se fala em receitas, leitura é só algo pra dar uma ajudada............ testar realmente, é tudo.

Eu não canso de repetir isso....... o que mais me fez aprender a fazer receitas e realmente saber projetar o que eu quero foi nunca ter pedido ajuda pra ninguém. Incrivelmente, até o fato da pessoa ir atrás, pesquisar, descobrir, etc....... muda a maneira com que as coisas gravam na cabeça da gente.

Abração,

4. 19/6/17 #4

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    57
    Eu fiz uma witbier pela primeira vez no feriado e fiquei bem surpreso com o resultado (do mosto) utilizando cascas de limão siciliano e laranja, gengibre e sementes de coentro por 10 minutos na fervura.

A dica que sempre segui é "menos é mais".

Não adicione quantidades extravagantes de nada sem ter total certeza do resultado. Depois de pronto, se você julgar necessário ajustar alguma coisa, fica muito mais simples.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

5. 19/6/17 #5

bhzanetti

bhzanetti

bhzanetti

Active Member

Afiliado:
    7/2/17
    Curtidas Recebidas:
    5

Mas acredito que só olhar as receitas não vou adquirir todo o conhecimento. No caso da pimenta, uso ela inteira? Tenho que tirar sementes? Tenho que assa-la para não contaminar? Tem algum tipo de pimenta que não posso usar?
    Não serve somente para a pimenta...

São várias as dúvidas que possivelmente alguém já tem as respostas e poderia compartilhar...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

6. 19/6/17 #6

bhzanetti

bhzanetti

bhzanetti

Active Member

Afiliado:
    7/2/17
    Curtidas Recebidas:
    5

Mas se eu fosse usá-la na maturação deveria assa-lá ? Vi também que nas cascas não pode ir a parte branca correto?

7. 19/6/17 #7

bhzanetti

bhzanetti

bhzanetti

Active Member

Afiliado:
    7/2/17
    Curtidas Recebidas:
    5

Irei ler, obrigado.

8. 19/6/17 #8

jfreitasneto

jfreitasneto

jfreitasneto

Active Member

Afiliado:
    7/1/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Acerca da contaminação em geral se aplica a especiaria na fervura ou na maturação. Nos 2 casos o risco de contaminação vai ser mitigado pela temperatura e pela saturação de álcool respectivamente. Se seu modus operandi é parecido com o meu (só experimenta com muitas perguntas já respondidas) então é ler esse livro é alguns outros e depois testar os ingredientes.

É sério. Fiz uma hopped Weiss há alguns meses e usei bastante citra no dry hop. Isso conferiu um aroma e sabor marcante de maracujá. O lupulo possui outras características mas essa dominou. Claro que a fruta traz outras coisas inclusive no ABV.

9. 19/6/17 #9

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    57
    A parte branca traz o amargor da fruta, por isso não é usada.

Se for utilizar na maturação prefira a casca previamente ressecada.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

10. 19/6/17 #10

jfreitasneto

jfreitasneto

jfreitasneto

Active Member

Afiliado:
    7/1/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Acerca da contaminação, em geral, se aplica a especiaria na fervura ou na maturação. Nos 2 casos o risco de contaminação vai ser mitigado pela temperatura e pela saturação de álcool respectivamente. Se seu modus operandi é parecido com o meu (só experimenta com muitas perguntas já respondidas) então é ler esse livro e alguns outros e depois testar os ingredientes.

É sério. Fiz uma hopped Weiss há alguns meses e usei bastante citra no dry hop. Isso conferiu um aroma e sabor marcante de maracujá. O lupulo possui outras características mas essa dominou. Claro que a fruta traz outras coisas inclusive no ABV.

11. 19/6/17 #11

jfreitasneto

jfreitasneto

jfreitasneto

Active Member

Afiliado:
    7/1/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    Acerca da contaminação, em geral, se aplica a especiaria na fervura ou na maturação. Nos 2 casos o risco de contaminação vai ser mitigado pela temperatura e pela saturação de álcool respectivamente. Se seu modus operandi é parecido com o meu (só experimenta com muitas perguntas já respondidas) então é ler esse livro e alguns outros e depois testar os ingredientes.

12. 19/6/17 #12

bhzanetti

bhzanetti

bhzanetti

Active Member

Afiliado:
    7/2/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Entendi, muito obrigado.

13. 19/6/17 #13

bhzanetti

bhzanetti

bhzanetti

Active Member

Afiliado:
    7/2/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Não acho necessário experimentar as receitas se tenho muitas dúvidas sobre tal, ainda mais quando se pode contar com um fórum desse que tenho muitas pessoas experientes que te ajudam. Eu acho que você tem que ter uma base primeiro para depois começar as "cavar" mais fundo.

Compartilhe esta Página