Uso de Cumaru

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alex cegan

Well-Known Member
Joined
Aug 19, 2019
Messages
76
Reaction score
57
Location
lapa Paraná
Bom dia boa tarde boa noite,

Estou adaptando uma receita de RIS minha para trocar os adjuntos, com o desejo de tirar o café e o chocolate que sempre adiciono, para fazer o uso de Cumaru e Madeira.
Madeira sou adepto a muito tempo, porém tenho diversas dúvidas quanto ao uso do Cumaru, no caso de sua semente, pois o aroma é muito forte e receio em perder a mão. Alguém já fez uso? Como usou? Proporção?

Desde já, grato!
 
Não fiz o uso de Comaru, mas faria primeiro um extrato com vodka/alcool cereais. Assim você pode ir dosando o extrato em uma determinada quantidade até acertar o ponto, e depois só replicar para quantidade total.
 
Uso sempre dadinhos de Cumaru das Dornas Havana.
Deixo 15 dias imersos em vodka e jogo 1 dadinho dentro da garrafa na hora do envase.
Esta série "Madeiras Brasileiras" tem dadinho de Amburana, Castanheira, Cumaru, Jaqueira e Putumuju.

https://dornas.mapadacachaca.com.br/produto/dadinhos-madeira-cumaru-tosta-media/
Ris Madeiras.jpeg
 
Last edited:
Bom dia boa tarde boa noite,

Estou adaptando uma receita de RIS minha para trocar os adjuntos, com o desejo de tirar o café e o chocolate que sempre adiciono, para fazer o uso de Cumaru e Madeira.
Madeira sou adepto a muito tempo, porém tenho diversas dúvidas quanto ao uso do Cumaru, no caso de sua semente, pois o aroma é muito forte e receio em perder a mão. Alguém já fez uso? Como usou? Proporção?

Desde já, grato!
Eu uso as sementes de cumaru. Coloco elas levemente quebradas num mason jar com vodka e guardo num local seco, fresco e sem luz. Doso diretamente na garrafa ou postmix.
 
Quantidades?
Quantidades de que? De sementes? De vodka? De extrato na cerveja? Não tem segredo. Coloque as sementes no recipiente e as cubra com vodka. Dosagem na cerveja depende do teu gosto. Alerto que é aroma e sabor são potentes. Para ter um bom extrato, deixe imersas em vodka por, pelo menos, 2 dias.
 
Bom dia!!! Exatamente, era do uso da semente!

Gostei da ideia de usar com a vodka, mas tenho mais interesse no uso direto. Como vou usar juntamente a mais adjuntos, ficaria mais fácil, além de ser uma RIS que irei envelhecer.
 
Back
Top