• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Uso de Cumaru

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

alex cegan

Well-Known Member
Afiliado
19/8/19
Bom dia boa tarde boa noite,

Estou adaptando uma receita de RIS minha para trocar os adjuntos, com o desejo de tirar o café e o chocolate que sempre adiciono, para fazer o uso de Cumaru e Madeira.
Madeira sou adepto a muito tempo, porém tenho diversas dúvidas quanto ao uso do Cumaru, no caso de sua semente, pois o aroma é muito forte e receio em perder a mão. Alguém já fez uso? Como usou? Proporção?

Desde já, grato!

Keelvin

Well-Known Member
Afiliado
25/4/16
Não fiz o uso de Comaru, mas faria primeiro um extrato com vodka/alcool cereais. Assim você pode ir dosando o extrato em uma determinada quantidade até acertar o ponto, e depois só replicar para quantidade total.

Luiz Antonio Barbosa

Well-Known Member
Afiliado
5/10/18
Uso sempre dadinhos de Cumaru das Dornas Havana.
Deixo 15 dias imersos em vodka e jogo 1 dadinho dentro da garrafa na hora do envase.
Esta série "Madeiras Brasileiras" tem dadinho de Amburana, Castanheira, Cumaru, Jaqueira e Putumuju.

Ris Madeiras.jpeg

Última edição:

Edison

Well-Known Member
Afiliado
24/2/15
Bom dia boa tarde boa noite,

Estou adaptando uma receita de RIS minha para trocar os adjuntos, com o desejo de tirar o café e o chocolate que sempre adiciono, para fazer o uso de Cumaru e Madeira.
Madeira sou adepto a muito tempo, porém tenho diversas dúvidas quanto ao uso do Cumaru, no caso de sua semente, pois o aroma é muito forte e receio em perder a mão. Alguém já fez uso? Como usou? Proporção?

Desde já, grato!
Eu uso as sementes de cumaru. Coloco elas levemente quebradas num mason jar com vodka e guardo num local seco, fresco e sem luz. Doso diretamente na garrafa ou postmix.

Edison

Well-Known Member
Afiliado
24/2/15
Quantidades de que? De sementes? De vodka? De extrato na cerveja? Não tem segredo. Coloque as sementes no recipiente e as cubra com vodka. Dosagem na cerveja depende do teu gosto. Alerto que é aroma e sabor são potentes. Para ter um bom extrato, deixe imersas em vodka por, pelo menos, 2 dias.

alex cegan

Well-Known Member
Afiliado
19/8/19
Bom dia!!! Exatamente, era do uso da semente!

Gostei da ideia de usar com a vodka, mas tenho mais interesse no uso direto. Como vou usar juntamente a mais adjuntos, ficaria mais fácil, além de ser uma RIS que irei envelhecer.