Uso de Ácido Fosfórico P.A. Para corrigir o ph da Mostura/Lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

João Cláudio

Active Member
Joined
Nov 23, 2016
Messages
31
Reaction score
3
Olá pessoal, estou com uma dúvida aqui sobre qual o tipo correto de ácido fosfórico a ser utilizado para correção de ph da mostura e água de lavagem. Aqui na minha cidade encontrei o ácido fosfórico da marca Química Moderna P.A. (Para análise), mas em pesquisas na internet vi que existe uma versão alimentícia desse ácido, inclusive com concentração parecida. Alguém já usou ou sabe me dizer se há problema em utilizar esse tipo de produto?

Segue uma foto do rótulo:

9703a1f62ec37e4cc20cb17dfe0acdbd.jpg
 
Não é bem assim.

O uso de químicos com grau de pureza analítica (PA ACS) é uma decisão do cervejeiro. Tem que olhar a composição, verificar o percentual de chumbo e metais pesados e decidir se você quer ingerir aquilo. E tem o mais importante: decidir se você tá disposto a compartilhar sua cerveja com amigos e parentes com essas substâncias.

Eu decidi que vou atrás do grau U.S.P. É o grau alimentício, não tem erro. Nem é tão mais caro, só é difícil de encontrar (alguns sais estão em falta atualmente).

Inclusive na planilha do Martin Brungard ele é enfático sobre a recomendação do uso do U.S.P., especialmente pra ácidos.
 
Olá pessoal, estou com uma dúvida aqui sobre qual o tipo correto de ácido fosfórico a ser utilizado para correção de ph da mostura e água de lavagem. Aqui na minha cidade encontrei o ácido fosfórico da marca Química Moderna P.A. (Para análise), mas em pesquisas na internet vi que existe uma versão alimentícia desse ácido, inclusive com concentração parecida. Alguém já usou ou sabe me dizer se há problema em utilizar esse tipo de produto?

Segue uma foto do rótulo:

9703a1f62ec37e4cc20cb17dfe0acdbd.jpg

Prefiro acido latico a fosforico...
 
Grau U.S.P, food grade ou alimentício é o grau mais puro e o recomendado.

Grau P.A. é o grau para análise laboratorial e pode conter certa concentração de metais pesados.
 
No caso desse produto que eu encontrei a concentração de metais pesados é da ordem de 0,001%.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
No caso desse produto que eu encontrei a concentração de metais pesados é da ordem de 0,001%.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Baseado na quantidade de ácido a ser usado você pode calcular o tanto de metais pesados adicionados.

Com esse resultado você decide se é um nível aceitável ou não.
 
Fazendo uma pesquisa rápida na internet conclui-se que reagentes PA são muito mais puros que USP


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Fazendo uma pesquisa rápida na internet conclui-se que reagentes PA são muito mais puros que USP


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

exatamente.. incluindo reagente pra cromatografia por HPLC (dentro dos P.A.). Foi o que sempre aprendi, mas se tiver errado, ai já n sei mais de nada
 
Fazendo uma pesquisa rápida na internet conclui-se que reagentes PA são muito mais puros que USP


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sugiro pesquisar mais.

Yahoo respostas não é uma boa fonte.

Reagentes PA possuem pureza analítica. São indicados para da indústria laboratorial e possuem indicação do grau de impurezas. Geralmente também são ACS (American Chemical Society), seguindo as especificações desse órgão americano.

Reagentes com grau USP (United States Pharmacopea) e FCC são os indicados para a indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia.

É possível que em alguns (poucos, eu diria) casos um determinado reagente PA possua a mesma quantidade de metais pesados que um USP, mas isso não quer dizer que eles são próprios para uso alimentício. A especificação USP FCC garante o manuseio e o empacotamento, de forma a evitar contaminações.

Segue um quote do AJ Delange, citado diversas vezes no Water do Palmer e do Kaminski:

AJ Delange said:
What you do know when you buy something like yeast nutrient or brewing salts or lactic acid or phosphoric acid from you LHBS is that they are FCC (or USP) because they can't be sold for human consumption if they are not. The FCC grading implies a certain level of freedom from things like heavy metals. Look in a chemical catalog at something like lye which is made with mercury. You may well find that there is no more mercury in ACS grade than FCC or USP grade. In all cases the heavy metal content is low. I'd give a specific example here but I go north for the summer and the brewing library stays south. So while grades fit for human consumption are low in heavy metals there is more to the story than just the purity. Handling and packaging are also considered very important. They must be carried out in a facility inspected and approved for handing and packaging things going down a human gullet. This is to insure that you don't get Campylobacter or something similar along with your zinc sulfate.

If you buy ACS, FCC or UPS grade zinc sulfate you should get an analysis either on the side of the container or on paperwork shipped with the material. From that you can see just how much arsensic, lead, mercury etc. you would get in a gram of the stuff and figure out how much would be in the fraction of a gram you would add as yeast nutrient. You could then make a decision as to whether you are willing to expose yourself to the calculated levels of those substances. Or you could, as I suggested above, look in a Fischer or Spectrum chemical catalog at the relative levels of those metals in the various grades and see if you are willing to accept exposure to whatever levels are in the ACS grade and use that reasoning that you don't care whether the stuff has been packaged on a machine inspected by the FDA because you are going to put the zinc sulfate in boiling wort which will kill any pathenogenic organisms that may be riding along. But I would never, ever recommend you do that in writing in a public space. Quite the contrary, I recommend that you only use such chemicals in FCC or USP grade if you buy them from a chemical supplier or just buy them from your LHBS or supermarket or drugstore.

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=345274&page=2
 
Ok, mas é bom diferenciar esse conceito que a gente tava discutindo: que o ACS estabelece graus de pureza para P.A normalmente maiores do que grau alimentício. Entenda pureza alem de metais pesados, mas presença de pirógenos e sólidos Porém, ele não é órgão regulador como a FAO. Só olhar o codex deles e nosso e ver que grau alimenticio pode ter pedaços de insetos por exemplo. É similar a comprar açúcar do mercado ou sacarose P.A. (comparação bem simplória).

Mas que alguns produtos podem ser usados (como o caso desse ácido ai), sem problemas. Não precisa ser obrigatoriamente foodgrade. Essa é a questão central. Não é recomendado por ser mais "dificil" de saber interpretar o que vem nele. Mais ou menos quando o médico recomenda: Não beba alcool se tomar antibiótico..
 
Você tá fazendo umas comparações absurdas e isso não te dá a razão. Estamos falando de reagentes químicos.

Nesse caso o recomendado é o USP, FCC.

PA é para laboratório. Você pode tomar a decisão de usar na sua cerveja se baseando nas quantidades de metais pesados na etiqueta, mas não, ele não é mais puro que um USP.
 
Qual seria a concentração de metais pesados em uma substância USP em comparação a PA?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vai depender da substância.

No caso do ácido fosfórico PA é 0,001% de metais pesados. Pro USP vai ser provavelmente um valor igual ou mais baixo, mas repito: não é só o grau de pureza que conta aí.

Há outras especificações pro manuseio e empacotamento, por exemplo, que fazem com que USP e FCC seja o mais indicado para o uso alimentício.

Você pode usar o PA? Pode, se achar que vale a pena. De preferência conferindo a quantidade de metais pesados.

Eu prefiro não arriscar.
 
as comparações foram só pra fazer referencia de forma simples..

quais especificações de manuseio e empacotamento que fala?
 
Outro ponto importante do acido fosfórico é o teor de flúor. O grau alimentício não tem fluor.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Interessante a discussão do PA vs alimentício e USP...

Ia defender os P.A. pelo que sei sobre a pureza deles, mas tambem dei um google na produção de soda (lye) com mercúrio que apareceu ali na citação do Water e fato que existe método que usa o material no eletrodo da eletrólise. Então não sei... ainda assim suspeito das porcentagens muito baixas e se elas inexistem nos grau alimentício... talvez um método diferente de produção?

Respondendo sobre o uso dele na mosturação e lavagem, sim pode ser usado, assim como o lático e outros ácidos. Acho que a escolha entre um e outro é pessoal e tecnicamente indifere. É mais fácil achar o lático em grau alimentício e um litro dele é mais barato, mas o fosfórico precisa usar menos.
 
Salve, Brewers!

Muito boa a discussão sobre produtos P.A, Food Grade ou USP.

Eu achava que o P.A servia perfeitamente para uso alimentício.
Olhando num site de produtos químicos encontrei uma tabela com as especificações de cada produto. Confesso que fiquei um pouco mais confuso, pois o P.A é um dos que leva o grau máximo de pureza, mas ao mesmo tempo não é indicado para fins alimentícios como o Food Grade e o USP.
Envio o link com a tabela abaixo.

Espero ter reascendido essa discussão...:mug:

http://www.quimidrol.com.br/dicas/tipos-de-reagentes/
 
Salve, Brewers!

Muito boa a discussão sobre produtos P.A, Food Grade ou USP.

Eu achava que o P.A servia perfeitamente para uso alimentício.
Olhando num site de produtos químicos encontrei uma tabela com as especificações de cada produto. Confesso que fiquei um pouco mais confuso, pois o P.A é um dos que leva o grau máximo de pureza, mas ao mesmo tempo não é indicado para fins alimentícios como o Food Grade e o USP.
Envio o link com a tabela abaixo.

Espero ter reascendido essa discussão...:mug:

http://www.quimidrol.com.br/dicas/tipos-de-reagentes/
Ficou confuso mesmo, o "Indicam grau de pureza máximo" não quer dizer que são os mais puros, mas simplesmente que haverá uma etiqueta indicando o grau de pureza máximo.

Na prática muitos PAs possuem o mesmo conteúdo de metais pesados que um USP, e é por isso que muita gente usa PA sem medo, mas há outras normas (manuseio, empacotamento, transporte, etc) que fazem o USP ser o mais indicado para fins alimentícios.
ca5cc51ddf3b7d1f1c1fec7897a5b9ec.jpg
 
Estou começando a estudar as mudanças na água, e também comprei ácido fosfórico em uma loja de produtos químicos. A análise que tem no rótulo não indica qualquer porcentagem de metais pesados (segue foto em anexo), significa que é seguro?
Mais uma questão, não achei no rótulo qualquer menção à concentração do ácido, será que tenho que entrar em contato com o laboratório para obter a informação?
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.01.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.01.jpeg
    64.6 KB · Views: 56
  • WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.21.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.21.jpeg
    71.3 KB · Views: 52
  • WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.30.jpeg
    WhatsApp Image 2017-08-08 at 20.17.30.jpeg
    68.3 KB · Views: 46
Estou começando a estudar as mudanças na água, e também comprei ácido fosfórico em uma loja de produtos químicos. A análise que tem no rótulo não indica qualquer porcentagem de metais pesados (segue foto em anexo), significa que é seguro?
Mais uma questão, não achei no rótulo qualquer menção à concentração do ácido, será que tenho que entrar em contato com o laboratório para obter a informação?
Não deve ter metais pesados mesmo.

A concentração vc vai ter que entrar em contato com o laboratório.

Só toma cuidado pra manusear, é um ácido, apesar de mto eficaz, perigoso. Por isso acabo preferindo o láctico.
 
Estou começando a estudar as mudanças na água, e também comprei ácido fosfórico em uma loja de produtos químicos. A análise que tem no rótulo não indica qualquer porcentagem de metais pesados (segue foto em anexo), significa que é seguro?
Mais uma questão, não achei no rótulo qualquer menção à concentração do ácido, será que tenho que entrar em contato com o laboratório para obter a informação?

Tem sim... ali em "dosagem ..... min 85%".

A concentração dele é de no mínimo 85%. Na prática deve ser muito próximo desse valor.

Uso exatamente esse aí, da dinâmica.

Abraço
 
Não entendo alguém usar reagente P.A. Reagente P.A. não é próprio para consumo. Deve-se usar grau alimentício. Vc tem a chance de fazer sua própria cerveja com os seus ingredientes selecionados e resolve colocar um reagente de laboratório na bebida?
 
Não entendo alguém usar reagente P.A. Reagente P.A. não é próprio para consumo. Deve-se usar grau alimentício. Vc tem a chance de fazer sua própria cerveja com os seus ingredientes selecionados e resolve colocar um reagente de laboratório na bebida?
Eu concordo contigo, além do preço não ser nada diferente. Se você tem a possibilidade de optar ente um e outro, não faz mto sentido comprar o PA.

Aqui na minha cidade o único problema é que PA geralmente tem pronta entrega, já alimentício é põe encomenda. Mas comprado uma vez vc tem estoque pro resto da vida.

A única exceção é Gipsita, ou Gypsum, ou Sulfato de Cálcio, não vejo U.S.P no mercado há mais de ano.
 
Cara, essa discussão é inútil.
A pureza do P.A. é maior, pois ele tem fins analíticos e precisa ser o mais puro possível sim. Em relação ao U.S.P., o seu manuseio e procedimentos durante o seu processo produtivo possui regras mais rígidas, posto que o mesmo tem a finalidade de consumo humano.
É a mesma coisa do oxigênio hospitalar e do industrial: o processo pelo qual o cilindro é submetido (principalmente limpeza) é mais rigoroso, mas o gás é o mesmo.
Traduzindo: o reagente é o mesmo, a diferença, provavelmente, tá no manuseio do produto: da indústria pro vasilhame e dos testes/verificações ao qual o mesmo é submetido (que não são de pureza).

Quanto a metais pesados: todo mundo aqui come peixe, né? ;) E tá todo mundo vivo.

Apenas uma ressalva em relação ao uso do H3PO4: ele diminui a concentração de íons calcio (e magnésio, em menor proporção) disponíveis na água. Assim sendo, a menos que você manje de química (me refiro a tratar a estequiometria em e entender como funcionam o mEq/L), desista de usá-lo para acidificar a água. Use o ácido lático e seja feliz.
 
Cara, essa discussão é inútil.
A pureza do P.A. é maior, pois ele tem fins analíticos e precisa ser o mais puro possível sim. Em relação ao U.S.P., o seu manuseio e procedimentos durante o seu processo produtivo possui regras mais rígidas, posto que o mesmo tem a finalidade de consumo humano.
É a mesma coisa do oxigênio hospitalar e do industrial: o processo pelo qual o cilindro é submetido (principalmente limpeza) é mais rigoroso, mas o gás é o mesmo.
Traduzindo: o reagente é o mesmo, a diferença, provavelmente, tá no manuseio do produto: da indústria pro vasilhame e dos testes/verificações ao qual o mesmo é submetido (que não são de pureza).

Quanto a metais pesados: todo mundo aqui come peixe, né? ;) E tá todo mundo vivo.

Apenas uma ressalva em relação ao uso do H3PO4: ele diminui a concentração de íons calcio (e magnésio, em menor proporção) disponíveis na água. Assim sendo, a menos que você manje de química (me refiro a tratar a estequiometria em e entender como funcionam o mEq/L), desista de usá-lo para acidificar a água. Use o ácido lático e seja feliz.

Na verdade esta discussão é bem importante. Esta é uma daquelas situações onde o que parece ser bom senso não funciona.

P.A. e Grau Alimentício são diferentes pois atendem a normas diferentes. A preocupação para P.A. é evitar que ocorra inclusão de interferentes analíticos. Grau Alimentício se preocupa em certificar que todos os contaminantes e ingredientes se encontram em nível considerado seguro para consumo humano à luz do conhecimento existente. Grau Alimentício se refere não apenas à composição química, mas também ao uso de Boas Práticas de Fabricação e seleção de sistema de embalagem adequado.

De maneira geral é fato que P.A. é mais puro que Grau Alimentício, mas importa saber qual o contaminante. A substância pode ser P.A. mas possuir agentes cancerígenos graves, como benzeno, em quantidades que não seriam toleradas num produto Grau Alimentício, ainda que "menos" puro. Metais pesados tb são um exemplo disso.

A diferença entre as duas classes não é algo que causará um intoxicação aguda no curto prazo. Talvez um câncer depois de duas décadas, mas quem tem pressa né? Boa sorte!
 
Na verdade esta discussão é bem importante. Esta é uma daquelas situações onde o que parece ser bom senso não funciona.

P.A. e Grau Alimentício são diferentes pois atendem a normas diferentes. A preocupação para P.A. é evitar que ocorra inclusão de interferentes analíticos. Grau Alimentício se preocupa em certificar que todos os contaminantes e ingredientes se encontram em nível considerado seguro para consumo humano à luz do conhecimento existente. Grau Alimentício se refere não apenas à composição química, mas também ao uso de Boas Práticas de Fabricação e seleção de sistema de embalagem adequado.

De maneira geral é fato que P.A. é mais puro que Grau Alimentício, mas importa saber qual o contaminante. A substância pode ser P.A. mas possuir agentes cancerígenos graves, como benzeno, em quantidades que não seriam toleradas num produto Grau Alimentício, ainda que "menos" puro. Metais pesados tb são um exemplo disso.

A diferença entre as duas classes não é algo que causará um intoxicação aguda no curto prazo. Talvez um câncer depois de duas décadas, mas quem tem pressa né? Boa sorte!
Então... A questão maior é mais sobre as boas práticas do que sobre os contaminantes. Como são sais inorgânicos, achar traços de substância como benzeno, por exemplo, é algo meio impensado.

Quanto a metais pesados, os mesmos só são problemas se estiverem complexados. Precisa ver direitinho. A pergunta que não quer calar é a seguinte:
Você faz uma leva de 20L por mês, da qual você toma 5L. Vc usa...sei lá...6-7g de sais pra fazer os 20L. Então, pense na sua ingestão ao longo da vida.

Agora, pense sobre os legumes, frutas e verduras e os milhões de agrotóxicos que vc ingere. Os filezinhos de peixe que você compra congelado no mercado e a água que vc bebe (sim, nossa água é tratada na maior parte do país com hipoclorito, que gera formação de trihalometanos, que são cancerígenos)...sacou?
Essa divisão é mais pra garantir uma certa qualidade no manuseio, mas, no fundo, não gera impacto.

Todo mundo aqui usa celular. Não há nenhum estudo que fale sobre a radiação (pq n temos tempo suficiente pra avaliar o impacto dessa tecnologia).

Então, galera, não é o tipo de coisa que você, cervejeiro caseiro deve se preocupar. Se vc vai vender, aí sim, são outros 500.

PS.: Antes que achem que falo sem propriedade, sou Eng químico e já trabalhei com a parte de tratamento de água

#paz

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Então... A questão maior é mais sobre as boas práticas do que sobre os contaminantes. Como são sais inorgânicos, achar traços de substância como benzeno, por exemplo, é algo meio impensado.

Quanto a metais pesados, os mesmos só são problemas se estiverem complexados. Precisa ver direitinho. A pergunta que não quer calar é a seguinte:
Você faz uma leva de 20L por mês, da qual você toma 5L. Vc usa...sei lá...6-7g de sais pra fazer os 20L. Então, pense na sua ingestão ao longo da vida.

Agora, pense sobre os legumes, frutas e verduras e os milhões de agrotóxicos que vc ingere. Os filezinhos de peixe que você compra congelado no mercado e a água que vc bebe (sim, nossa água é tratada na maior parte do país com hipoclorito, que gera formação de trihalometanos, que são cancerígenos)...sacou?
Essa divisão é mais pra garantir uma certa qualidade no manuseio, mas, no fundo, não gera impacto.

Todo mundo aqui usa celular. Não há nenhum estudo que fale sobre a radiação (pq n temos tempo suficiente pra avaliar o impacto dessa tecnologia).

Então, galera, não é o tipo de coisa que você, cervejeiro caseiro deve se preocupar. Se vc vai vender, aí sim, são outros 500.

PS.: Antes que achem que falo sem propriedade, sou Eng químico e já trabalhei com a parte de tratamento de água

#paz

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
Tem que tomar cuidado porque pode ser usado Lactose, por exemplo, em quantidade maior.
 
Apenas uma ressalva em relação ao uso do H3PO4: ele diminui a concentração de íons calcio (e magnésio, em menor proporção) disponíveis na água. Assim sendo, a menos que você manje de química (me refiro a tratar a estequiometria em e entender como funcionam o mEq/L), desista de usá-lo para acidificar a água. Use o ácido lático e seja feliz.

Primeira vez que eu vejo alguém falar algo nesse sentido.

Ah se eu tivesse visto isso antes de comprar o vidro de ácido fosfórico...
 
Back
Top