Uso correto do Kalykim C-272 (Soda cáustica)

Discussão em 'Sanitização' iniciado por grupis, 30/3/17.

1. 30/3/17 #1

grupis

grupis

grupis

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    47
    Pessoal, comprei um postmix usado e gostaria de saber como usar o Kalykim C-272 pra limpar os resíduos orgânicos.

Por incrível que pareça, não achei nenhum tópico aqui nesta seção que falasse a respeito.

Qual é a quantidade de C272 que devo diluir em 1L de água, e qual a temperatura da água?

Abraço!
    Rodrigo

2. 9/6/18 #2

TiagoOLima

TiagoOLima

TiagoOLima

Member

Afiliado:
    31/1/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Amigão, entrei pra procurar a mesma informação e também fiquei surpreso por não encontrar essas informações aqui no fórum! Vamos ver se agora aparece quem consiga ajudar...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

3. 9/6/18 #3

jlpinatto

jlpinatto

jlpinatto

New Member

Afiliado:
    21/2/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Amigo, eu uso soda caustica para limpar meu equipamento em INOX. As doses de Kalykim, pelo menos quando comprei da WE, era indicado usar uma concetração entre 0,8% e 2,0%. Rotineiramente uso a concentração a 2%. Grosseiramente falando, em 1 L de água você deveria usar 2o ml de Kalykim líquido.
    A temperatura, quanto mais quente, mais rápido e eficaz o resultado. EU USO 60 graus e deixo recirculando cerca de 30 minutos nas minhas tinas de cozimento. No meu keg raramente uso soda caustica para limpar, mas quando o faço, aqueço a solução a 45 graus e insiro nele esse mistura, e deixo por uma hora.

Antes de aquecer a água, misture o produto, isso evitará acidente. Caso queira mais segurança, jogue água à temperatura ambiente e depois adicione o produto dentro do postmix mesmo, ai você espera um tempo maior que uma hora para a limpeza, mas não muito mais que isso. Tudo depende da sujidade do seu postmix.
    Caso o resultado não seja satisfatório, você pode repetir o processo.

Pelo menos é o jeito que faço!
    Espero ter ajudado,

Abraço!

4. 9/6/18 #4

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    31
    Quanto ao enxague pra retirara soda caustica, como vc faz? Só joga água e pronto ou utiliza mais algum produto pra neutralizar a ação do PH alcalino da soda?

1 pessoa curtiu isso.
  5. 11/6/18 #5

jlpinatto

jlpinatto

jlpinatto

New Member

Afiliado:
    21/2/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Amigo, parece encanação, mas faço três lavagens (não sei se é necessário). Na primeira, encho o barril (no seu caso, postmix) até a metade, deito ele no chão sobre uma superficie lisa para não riscar/danificar (uso isolante término para acampamento - é uma borracha - pode usar plástico ou até um pano grande) e então chacoalho ele até perceber que a água atingiu todo o seu volume.
    Na segunda e terceira vez encho ele inteiramente em volume com água e elimino o resíduo virando o barril pra baixo (no meu caso é keg).
    Depois de escoar a água dos dois enxagues finais, deixo ele de ponta a cabeça sobre dois blocos concreto distantes do chão por cerca de meio dia (algumas horas - 12h comumente), só que forro com plástico para não riscar o barril.

Qualquer dúvida fico a disposição!

Abraço!

1 pessoa curtiu isso.

Compartilhe esta Página