Uso correto da soda cáustica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cerveja Livre

Member
Joined
Feb 2, 2021
Messages
8
Reaction score
3
Location
Caraguatatuba SP
Uma ajuda se puderem por favor. No rótulo da soda em escamas que tenho o fabricante informa "hidróxido de sódio 98% p/p.", estou querendo fazer uma limpeza leve, fechada, recirculando com uma bomba pelo sprayball 5 litros de água com soda num fermentador inox de 50 litros. Para isto, penso em dissolver 50g de soda para atingir 1% na solução. Dúvidas:
- é esse mesmo o cálculo de quantidade?
- mangueiras de silicone suportam essa solução?
- posso utilizar vinagre para neutralizar a solução antes do descarte no ralo?
- se sim, para 5 litros de água qual a quantidade de vinagre devo utilizar no preparo da solução neutralizante?
Qualquer ajuda adicional será muito bem vinda.
Muito obrigado!
 
Uma ajuda se puderem por favor. No rótulo da soda em escamas que tenho o fabricante informa "hidróxido de sódio 98% p/p.", estou querendo fazer uma limpeza leve, fechada, recirculando com uma bomba pelo sprayball 5 litros de água com soda num fermentador inox de 50 litros. Para isto, penso em dissolver 50g de soda para atingir 1% na solução. Dúvidas:
- é esse mesmo o cálculo de quantidade?
- mangueiras de silicone suportam essa solução?
- posso utilizar vinagre para neutralizar a solução antes do descarte no ralo?
- se sim, para 5 litros de água qual a quantidade de vinagre devo utilizar no preparo da solução neutralizante?
Qualquer ajuda adicional será muito bem vinda.
Muito obrigado!
Amigo, seu cálculo está certo.
5000ml * 1% = 50gr
Sim, mangueira de silicone suporta soda
50ml de vinagre deve neutralizar a solução, visto que corresponderá a mesma porcentagem de soda (1%)
 
Cara, ja ouvi dizer que essas soda de supermercado contem metais pesados. Esses 2%(ja que ela é 98%) podem fazer muito mal. Ultimamente vi pessoas recomendando usos de soda especificas, nao sei se PA, USP ou outra coisa. So ficar ligado nisso....
 
Cara, ja ouvi dizer que essas soda de supermercado contem metais pesados. Esses 2%(ja que ela é 98%) podem fazer muito mal. Ultimamente vi pessoas recomendando usos de soda especificas, nao sei se PA, USP ou outra coisa. So ficar ligado nisso....

Valeu Guilherme, também ouvi sobre isso outro dia, relacionando a presença de metais pesados em soda em escamas deviso ao processo de preparação, estou pesquisando sobre as mais indicadas, se souberem pra indicar agradeço. Abs
 
Acho que esse video te ajudaria:

Esse tipo de produto não te ajudaria? KalyClean K505 - Detergente - 01 Kg


Eu nunca tinha ouvido falar dessa soda cáustica líquida industrial regulamentada que é citada no vídeo. Muito obrigado pela informação.

O kalyckean K505 é excelente, principalmente pq pode ser usado em alumínio e por, teoricamente, não precisar de luvas para a aplicação. (para limpeza mais pesada ele deve estar a 50ºC).

O Kalyckean S 330, desde que não seja usado em alumínio, é mais “porrada” e tem que ser usado em temperatura ambiente.

Acho que há a ressalva, no rótulo fica expresso, que deve haver uma ação mecânica para a limpeza. Aí eu sinceramente não sei se só a soda cáustica pura que seria indicada para a tarefa colocada no post, ou se isso é para o fabricante se eximir de responsabilidade.

Esses dois produtos, pelo menos é o que está escrito no rótulo, são usados na indústria alimentícia.

O 330 nem é tão caro assim. Dá uma confirmada com a galera da WE, que também sempre foi onde eu consegui o melhor preço.

Há um protocolo de segurança de se testar com fenolftaleína o enxágue após usar a soda cáustica. Talvez, ao menos inicialmente para testar o procedimento, seja interessante fazer fazer isso.

abração!
 
Uso o K505 para limpar meu fermentador inox e minha single vessel e funciona bem (cracas mais pesadas na Single Vessel, normalmente quando carameliza na resistência tenho que ter ação manual com alguma esponja). O S330 é clorado, o que não é muito bom para Inox. Tem outro que é o literalmente soda líquida (S272), super-mega-eficiente, mas este só uso em quando tem algo muito sujo, usando luvas, roupas adequadas e óculos de proteção.
 
Back
Top