US-05 sem atividade @ 20ºc de hidratação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa galera! Depois de mais de 30 brassagens acho que fiz minha primeira cagada! Ou então é só neura mesmo (assim espero)!! Antes de inocular 2pct de US-05 em 45L de IPA, fiz o procedimento que sempre faço: Fervi água no enlermeyer, esperei esfriar, botei o fermento e meia hora depois... NADA! Não vi atividade alguma, esperei mais 15 minutos e NADA ainda.... Ficou parecendo um yakult bem ralo, sem vida...
O que mudou para as outras vezes? Cometi o erro de colocar o fermento na água que estava a aproximadamente 20º ao invés de estar nos 25º-27º de sempre... Alguém já teve esse problema, com temperatura de hidratação? será que cometi um massacre dentro daquele enlermeyer ou pode ocorrer do fermente estar "com defeito"?
 
Edgar, já aconteceu comigo e no caso tbm era US-05. Qdo vi que o fermento não reagiu na hidratação achei que não ia pra frente, pq normalmente faz uma espuma. Joguei no mosto só por desencargo de consciência. Isso foi à noite. Na manhã seguinte estava fermentando normalmente. Eu ficaria preocupado só se não reagir dentro do mosto. Caso não fermentar é só inocular novamente. Pode ser sim algum defeito do fermento, ou pode ser que ele tenha acordado de mal humor. Esse bichinho é temperamental.
 
Edgar, já aconteceu comigo e no caso tbm era US-05. Qdo vi que o fermento não reagiu na hidratação achei que não ia pra frente, pq normalmente faz uma espuma. Joguei no mosto só por desencargo de consciência. Isso foi à noite. Na manhã seguinte estava fermentando normalmente. Eu ficaria preocupado só se não reagir dentro do mosto. Caso não fermentar é só inocular novamente. Pode ser sim algum defeito do fermento, ou pode ser que ele tenha acordado de mal humor. Esse bichinho é temperamental.
Valeu por compartilhar a experiência mano! Fiz igual a você, joguei no mosto a 21°, agora fazem umas 15 horas. Já percebi que o álcool do airlock deu uma deslocada então deve estar iniciando normalmente... É neura mesmo, mas nunca havia visto ele não reagir com água... Normalmente ele leva 24 a 48 horas para "acordar" de vez... Eu que tô apressado kkkkk... O que me confundiu acho que foi o horário. Sempre inoculo de manhã, e ontem foi bem a noite. Mas enfim, parece que está tudo bem (tirando a etapa da hidratação kkk)
 
cara, eu fiz um agitador magnético, usei na ultima brassagem pela primeira vez, estou sempre guardando um pouco de mosto da última brassagem para usar na próxima, então fiz assim, deixei o mosto que guardei chegar na temp ambiente e inoculei um pct de US 05 um dia antes e deixei por 24 hr no agitador, depois inoculei no mosto novo (28 L) e em uma hora já tava borbulhando.. achei muito show..
 
Back
Top