Umas carbonatam e outras não

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Fala pessoal!

Faço primming na garrafa sempre usando sachê pronto de 5G de açúcar... Isso já há mais de 2 anos e sempre deu muito certo.

Porém, nas três últimas levas, tem acontecido de algumas garrafas simplesmente não carbonatarem...

O que pode ser? Cerveja lager.... OG 1042 FG 1006...

Obrigado!
 
Fala pessoal!

Faço primming na garrafa sempre usando sachê pronto de 5G de açúcar... Isso já há mais de 2 anos e sempre deu muito certo.

Porém, nas três últimas levas, tem acontecido de algumas garrafas simplesmente não carbonatarem...

O que pode ser? Cerveja lager.... OG 1042 FG 1006...

Obrigado!
Bom dia!
Algumas garrafas carbonataram normal e algumas não carbonataram nada?
Se for isso, é vazamento da tampa como @Rins bem apontou.
Pode até ser desgaste do arrolhador, sim... Mas também podem ser as tampinhas com defeito.
Já tive que recolher um lote inteiro de cerveja porque as tampinhas simplesmente enferrujaram e vazaram o gás... Eram tampinhas novas, mas houve algum problema de fabricação nelas.
Se vc comprou tampinhas novas para esses lotes, tente usar outras na próxima leva.
Abs.

Edit: achei uma foto da maldita tampinha aqui..
 

Attachments

  • IMG-20201024-WA0023.jpg
    IMG-20201024-WA0023.jpg
    25.9 KB · Views: 26
Last edited:
Uso o mesmo arrolhador desde sempre. Um branco, tradicional de ferro. Vou comprar outro modelo pra testar...
Bom dia!
Algumas garrafas carbonataram normal e algumas não carbonataram nada?
Se for isso, é vazamento da tampa como @Rins bem apontou.
Pode até ser desgaste do arrolhador, sim... Mas também podem ser as tampinhas com defeito.
Já tive que recolher um lote inteiro de cerveja porque as tampinhas simplesmente enferrujaram e vazaram o gás... Eram tampinhas novas, mas houve algum problema de fabricação nelas.
Se vc comprou tampinhas novas para esses lotes, tente usar outras na próxima leva.
Abs.

Edit: achei uma foto da maldita tampinha aqui..
Boa!

Eu não tinha pensado na possibilidade da tampinha. Elas são novas e não ficaram expostas a umidade e tal. Mas vou observar as tampinhas hoje.

Outra coisa que fiz, afim de sanar o problema que já vem ocorrendo nos dois últimos lotes, foi girar a garrafa em 180° e fechar novamente.

Pensei em trocar de arrolhador. O meu atual é aquele tradicional, branco e de ferro. Pensei naquele modelo Kelly ou o VIK.

Mas, visualmente, não há problema nenhum com o arrolhador.
 
Last edited:
Boa!

Eu não tinha pensado na possibilidade da tampinha. Abri o lote das tampinhas logo para fechar as garrafas. Elas não ficaram expostas a umidade e tal.

Vou observar as tampinhas hoje.

Pensei em trocar de arrolhador. O meu atual é aquele tradicional, branco e de ferro. Pensei naquele modelo Kelly ou o VIK.

Mas, visualmente, não há problema nenhum com o arrolhador.
Acho difícil o problema ser o arrolhador, se algumas fecharam bem... Mas não dá pra descartar.

Cara, essa tampinha também foi um saco aberto para o envase. Elas enferrujaram depois de 15 dias de envase, na prateleira do mercado. Quem me mandou a foto foi um cliente, dono de bar, que comprou ela no mercado... Era um lote defeituoso de tampinhas mesmo... Tenta usar tampinhas de outro fabricante no próximo lote.

Mas aí, também pode ser um sinal pra vc ir pra carbonatação forçada e ser feliz! Kkkkkkk.
 
Acho difícil o problema ser o arrolhador, se algumas fecharam bem... Mas não dá pra descartar.

Cara, essa tampinha também foi um saco aberto para o envase. Elas enferrujaram depois de 15 dias de envase, na prateleira do mercado. Quem me mandou a foto foi um cliente, dono de bar, que comprou ela no mercado... Era um lote defeituoso de tampinhas mesmo... Tenta usar tampinhas de outro fabricante no próximo lote.

Mas aí, também pode ser um sinal pra vc ir pra carbonatação forçada e ser feliz! Kkkkkkk.

Boa!

Eu faço mais de 200 litros, acredite, no priming kkkk!

Vou procurar uma forma de carbonatar forçado e envazar...
 
A ideia dos growlers é boa, abandonei as garrafas de vidro e a mais de 2 anos só uso growlers, e só tive problema duas vezes, uma quando troquei de fornecedor pois os novos eram perfil baixo, e neles as tampas de perfil alto vazam. Outra quando comprei umas tampinhas que não tem aquela vedação interna, mesmo sendo indicadas pelo vendedor acabou que vazou.
 
A ideia dos growlers é boa, abandonei as garrafas de vidro e a mais de 2 anos só uso growlers, e só tive problema duas vezes, uma quando troquei de fornecedor pois os novos eram perfil baixo, e neles as tampas de perfil alto vazam. Outra quando comprei umas tampinhas que não tem aquela vedação interna, mesmo sendo indicadas pelo vendedor acabou que vazou.

Seria interessante, mas preciso das garrafas de vidro. Eu e meus amigos não gostamos de PET... vou trocar de fornecedor de tampinhas, pois acho que é a única explicação...
 
200L no priming em garrafa? Cara, vc tem minha admiração. Compra uns growler pet que ajuda. Dá pra usar a mesma tampinha várias vezes.
Seria ótimo, mas é meio que empurrar a sujeira para debaixo do tapete... Quero encontrar o problema e continuar com as de vidro.
 
Pela quantidade de garrafas que são fechadas, pode ser desgaste no arrolhador.

O braço do arrolhador chegou a entortar durante um envaze. Mandei soldar duas chapas de aço nas laterais do braço para reforçar. Depois disso já usei muito . Não noto outra deformidade no equipamento, mas considero trocar.

As chapas de aço ficam onde está a linha vermelha do desenho:
 

Attachments

  • Arrolhador.jpg
    Arrolhador.jpg
    17 KB · Views: 2
Uma vez engarrafando percebi que algumas garrafas tinham o diâmetro da boca menor que das outras, mesmo sendo na vista todas iguais, usava aquelas 600ml retornável de cerva ambev
 
Uma vez engarrafando percebi que algumas garrafas tinham o diâmetro da boca menor que das outras, mesmo sendo na vista todas iguais, usava aquelas 600ml retornável de cerva ambev
Já percebi isso também ao limpar as garrafas com escova por dentro. Mas QUERO ACREDITAR que esse diâmetro se difere somente na parte interna, já que não existem, pelo menos nos brew shops que eu já vi, mais de um tamanho de tampinha.

É algo a se observar.
 
Tenho aqueles arrolhador de plástico do aliexpress tem uns 4 anos. Não sou de usar muito, mas recomendo pois nunca tive problemas.
arrolhador

O braço do arrolhador chegou a entortar durante um envaze. Mandei soldar duas chapas de aço nas laterais do braço para reforçar. Depois disso já usei muito . Não noto outra deformidade no equipamento, mas considero trocar.

As chapas de aço ficam onde está a linha vermelha do desenho:
 
O braço do arrolhador chegou a entortar durante um envaze. Mandei soldar duas chapas de aço nas laterais do braço para reforçar. Depois disso já usei muito . Não noto outra deformidade no equipamento, mas considero trocar.

As chapas de aço ficam onde está a linha vermelha do desenho:
O desgaste deve estar na cabeça do arrolhador, ela se desgasta internamente com o uso, tendo em vista que é de um metal mole, pela quantidade de fechamentos de garrafas que você faz, eu apostaria nisso.
 
Eu peguei algumas garrafas com problema. A qualidade delas caiu de um tempo pra cá, né?
O bocal era um pouco irregular, então elas não fechavam direito e vazavam. Estou usando algumas para salvar levedura, pois posso fechar elas com tampa e se formar pressão, elas vazam. Tudo tem sua utilidade. Kkkk

Dar umas giradas nas garrafas depois de uma semana também ajuda na uniformização da carbonatação.

Eu faço uma calda pro priming e coloco com seringa nas garrafas, ajuda a diminuir o headspace.
 
Questão resolvida.

Aqui em Belo Horizonte, nas últimas semanas está bastante frio. É isso atrasou o primming. Hoje fazem 19 dias de primming e agora que está ideal. Obrigado pelas dicas. Espero ter contribuído de alguma forma
 
O braço do arrolhador chegou a entortar durante um envaze. Mandei soldar duas chapas de aço nas laterais do braço para reforçar. Depois disso já usei muito . Não noto outra deformidade no equipamento, mas considero trocar.

As chapas de aço ficam onde está a linha vermelha do desenho:
eu tinha um desse que aconteceu a mesma coisa... recomendaria você comprar um mais robusto, esse igual ao seu que eu tinha me pareceu muito mal feito e nada seguro kkkk
 
Back
Top