Uma Geladeira para Fermentação, Clarificação e Serviço - dá ??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Joined
Jul 7, 2019
Messages
146
Reaction score
59
Location
São Caetano do sul
Fala Galera,

Eu to tenando dar meus proximos passos no mundo cervejeiro, até hoje sempre fiz a fermentação com um "sofisticadissimo" sistema de PETS congeladas usando um termometro e trocando as PETS para tentar manter a temperatura.

Consegui espaço para um freezer vertical e vou usar ele pra fermentação / maturação / clarificação, até aí sem crise, mas eu estou também avaliando comrar um post mix de 20L e um kit para carbonatar minhas IPAS / NEIPAs (minhas belgas vão continuar com priming :)) e gostaria de manter o post mix nesse mesmo freezer.

Perguntas e dúvidas:

1. Se eu brassar uma outra cerveja, vou precisar elevar a temperatura para o ponto de ferementação (no meu caso sempre ales) e isso vai pros 16-20C dependendo da breja, vai zuar a breja que está no post mix ??

2. No caso de eu estar fazendo cold Crash (0C), corro o risco de congelar ou zuar a breja no post mix ?

Como vocês fazem tem geladeiras separadas para fermentação e serviço ?
 
Fala velho

1- essa variação de temperatura nao é legal, principalmente que voce deve fermentar a breja por uns 7 dias, vai diminuir sua vida util, e voce nao vai conseguir beber nesse periodo, uma das coisas que o kegerator tem vantagem pra qualquer sistema é voce manter a breja sempre gelada, diminui oxidacao da cerveja

2- zero grau nao congela a breja do post mix

Em suma, eu sempre acho melhor separar o kegerator da camara de fermentacao mas se nao tem jeito, manda brasa
 
Estou pensando em fazer assim: Uma geladeira sempre a uns 3º, como eu faço no chill, eu deixo o balde nessa geladeira até atingir uns 16º, tiro da geladeira inoculo a levedura e deixo o balde fora dela até terminar a fermentação (penso que a temperatura vai subir aos poucos dos 16º até a temperatura ambiente fazendo assim a secundaria tbm), dai volto o balde na geladeira para fazer o cold. Assim eu consigo manter garrafas ja envasadas, um postmix, insumos etc na mesma geladeira.
 
Estou pensando em fazer assim: Uma geladeira sempre a uns 3º, como eu faço no chill, eu deixo o balde nessa geladeira até atingir uns 16º, tiro da geladeira inoculo a levedura e deixo o balde fora dela até terminar a fermentação (penso que a temperatura vai subir aos poucos dos 16º até a temperatura ambiente fazendo assim a secundaria tbm), dai volto o balde na geladeira para fazer o cold. Assim eu consigo manter garrafas ja envasadas, um postmix, insumos etc na mesma geladeira.
Deixar fermentando sem controle na temperatura é pedir pra ter defeitos de fermentação.
 
Fala Galera,

Eu to tenando dar meus proximos passos no mundo cervejeiro, até hoje sempre fiz a fermentação com um "sofisticadissimo" sistema de PETS congeladas usando um termometro e trocando as PETS para tentar manter a temperatura.

Consegui espaço para um freezer vertical e vou usar ele pra fermentação / maturação / clarificação, até aí sem crise, mas eu estou também avaliando comrar um post mix de 20L e um kit para carbonatar minhas IPAS / NEIPAs (minhas belgas vão continuar com priming :)) e gostaria de manter o post mix nesse mesmo freezer.

Perguntas e dúvidas:

1. Se eu brassar uma outra cerveja, vou precisar elevar a temperatura para o ponto de ferementação (no meu caso sempre ales) e isso vai pros 16-20C dependendo da breja, vai zuar a breja que está no post mix ??

2. No caso de eu estar fazendo cold Crash (0C), corro o risco de congelar ou zuar a breja no post mix ?

Como vocês fazem tem geladeiras separadas para fermentação e serviço ?
Tudo certo Cleber?
EU utilizo um refrigerador apenas, mas tomo o cuidado de não deixar o post mix junto com um fermentador. Realmente, a oscilação de temperatura não é bacana.
Me organizo para fermentar, de repente, 2 brejas ao mesmo tempo para, depois, ter dois post mix no jeito.

Mas já assisti vídeos em que o pessoal fala que se estiver carbonatada a cerveja no post mix, e manter o oxigenio fora dele, ela preserva bem mesmo fora da geladeira. Claro que não vai durar tanto quanto se estivesse refrigerada, mas se for questão de 1 semana não interfere e você pode ganhar este tempo para a fermentação no refrigerador.
 
Last edited:
Deixar fermentando sem controle na temperatura é pedir pra ter defeitos de fermentação.
Creio que se começar a fermentar fora da geladeira com o mosto em 16º ele vai subir aos poucos, passando assim a primária em uma temperatura que não "prejudique" tanto, ainda vou fazer uns testes pra ver qual a velocidade de subida da temperatura.
 
Creio que se começar a fermentar fora da geladeira com o mosto em 16º ele vai subir aos poucos, passando assim a primária em uma temperatura que não "prejudique" tanto, ainda vou fazer uns testes pra ver qual a velocidade de subida da temperatura.
Não sei se vale o comentário, mas aqui vai... O Wellington Assis, que posta uns vídeos no you tube, ele inocula a uns 25ºC/ 23ºC e deixa na temperatura ambiente até iniciar o trabalho fermentativo. Quando ve que iniciou o krausen ou o airlock esta mostrando atividade, ele coloca para refrigerar na temperatura esperada.
 
Não sei se vale o comentário, mas aqui vai... O Wellington Assis, que posta uns vídeos no you tube, ele inocula a uns 25ºC/ 23ºC e deixa na temperatura ambiente até iniciar o trabalho fermentativo. Quando ve que iniciou o krausen ou o airlock esta mostrando atividade, ele coloca para refrigerar na temperatura esperada.
Vale ressaltar que ele só usa Yeastlabs, que recomenda essa temperatura inicial.
 
Fala Galera,

Eu to tenando dar meus proximos passos no mundo cervejeiro, até hoje sempre fiz a fermentação com um "sofisticadissimo" sistema de PETS congeladas usando um termometro e trocando as PETS para tentar manter a temperatura.

Consegui espaço para um freezer vertical e vou usar ele pra fermentação / maturação / clarificação, até aí sem crise, mas eu estou também avaliando comrar um post mix de 20L e um kit para carbonatar minhas IPAS / NEIPAs (minhas belgas vão continuar com priming :)) e gostaria de manter o post mix nesse mesmo freezer.

Perguntas e dúvidas:

1. Se eu brassar uma outra cerveja, vou precisar elevar a temperatura para o ponto de ferementação (no meu caso sempre ales) e isso vai pros 16-20C dependendo da breja, vai zuar a breja que está no post mix ??

2. No caso de eu estar fazendo cold Crash (0C), corro o risco de congelar ou zuar a breja no post mix ?

Como vocês fazem tem geladeiras separadas para fermentação e serviço ?


Vamos lá! Aqui em casa usamos uma única geladeira! Tanto para fermentação, quanto como kegerator! Nessa geladeira consigo colocar 2 bombonas de 30 litros! Sempre fazemos 2 brassagens (20 litros cada) juntas e entao as duas bombonas fermentam na mesma temperatura! Quando prontas, envasamos nos 2 post mix e ai funciona o kegerator.... é só saber se programar pra isso acontecer!
Na última brassagem, fizemos diferente... o post mix estava cheio e ja carbonatado na geladeira! A bombona entrou a 18 para fermentar outra cerveja... assim ficou ate o fim da fermentação e maturação! Quando jogamos a 0 grau para cold, entao engatamos o post mix no kegerator! Funciona sim, pouquissima levedura passa para o post mix, e se estiver carbonatado... menor ainda!
Mas, vale fazer a programação de brassar 2 receitas, então vc tem 40 litros!
 
Creio que se começar a fermentar fora da geladeira com o mosto em 16º ele vai subir aos poucos, passando assim a primária em uma temperatura que não "prejudique" tanto, ainda vou fazer uns testes pra ver qual a velocidade de subida da temperatura.

Ricardo,
Não é assim não.
Se vc deixar um balde fermentador em temperatura ambiente, e esta temperatura for qualquer coisa acima de 20/22 graus (por exemplo), que é o padrão no Brasil, em poucas horas o mosto estará nesta temperatura.
Além disso, a fermentação dura alguns dias. A atividade das leveduras gera bastante calor, então a temperatura dentro do balde ficaria até acima da temperatura ambiente.
Tem vários posts neste fórum falando sobre isso.
Se o cervejeiro não tem controle de temperatura e vive em um local onde a temperatura está acima dos 20/22 graus, a melhor solução é fazer uma breja que use Kveik.
Ou então rezar pro fermento conseguir consumir todo o Diacetyl que ele mesmo vai produzir. Muitas vezes não consegue.
Abs,
 
A principal razão pra eu buscar a geladeira é o resultado final, principalmente pra cervejas mais neutras, as belgas ficam boas , mas as iPas nem tanto ... E eu controlo a temperatura inicial, mas as mudanças são geralmente muito bruscas, acho que isso estressa as leveduras e acaba gerando uns off flavors ...
 
Ricardo,
Não é assim não.
Se vc deixar um balde fermentador em temperatura ambiente, e esta temperatura for qualquer coisa acima de 20/22 graus (por exemplo), que é o padrão no Brasil, em poucas horas o mosto estará nesta temperatura.
Além disso, a fermentação dura alguns dias. A atividade das leveduras gera bastante calor, então a temperatura dentro do balde ficaria até acima da temperatura ambiente.
Tem vários posts neste fórum falando sobre isso.
Se o cervejeiro não tem controle de temperatura e vive em um local onde a temperatura está acima dos 20/22 graus, a melhor solução é fazer uma breja que use Kveik.
Ou então rezar pro fermento conseguir consumir todo o Diacetyl que ele mesmo vai produzir. Muitas vezes não consegue.
Abs,

Sò completando as infos que o Alessandro perfeitamente comentou, aqui uso poço termico e a temperatura interna "no meio" da bombona, durante a fermentação, é de 2 a 3 graus acima da temperatura externa
 
O que você pode e nesse caso deveria, é utilizar mais kveiks pelo fato de poder trabalhar em temperatura maiores e você poder fermentar fora da geladeira mesmo, terminando a fermentação, vc pode jogar já pro postmix e fazer a clarificação a zero já dentro do PM. O ideia para preservação das propriedades é a cerveja de serviço,se manter a baixas temperaturas sempre
 
Se você for adepto de gambiarras, você pode tentar fazer da sua geladeira um banco de água/álcool gelado com duas serpentinas (inox), deixando o fermentador para fora, e um segundo controlador de temperatura atuando na bomba de recirculação de água gelada.

Desta forma, você deixa o controlador principal na temperatura de serviço da cerveja pronta, de 3-5 graus e o controlador secundário setado em 16-18 graus, porém medindo a temperatura da fermentação por um poço termometrico. Se a temperatura do mosto subir, o controlador liga a bomba que circula água/álcool gelado. Se não, ela fica desligada e a temperatura sobe naturalmente.


Claro, tem uma série de problemas que poderiam acontecer:
Vazamentos, necessidade de uma ótima limpeza e sanitização do chiller de imersão de inox para não ter contaminação, o fermentador "soar" e fazer uma lambança (seria bom uma isolação térmica eficiente no balde externo).

Mas funcionaria com certeza!

Obs: talvez seja mais fácil e rápido comprar outra geladeira / frigobar hahaha

Um abraço
 
Bom post, como muito aqui temos pouco espaço ou orçamento apertado para ter 2 geladeiras dedicadas uma para fermentação e outra para serviço, como amigo flw, a melhor forma é se programar para evitar a oscilação de temperatura. Estou querendo já comprar uma geladeira para fermentação e continuar no priming até dar mais um passo á carbonização forçada e quem sabe partir para um kegerator. É um hobby caro rs
 
vou contribuir aqui

também tenho uma geladeira só (um kegerator)
quando vou fermentar, geralmente a cerveja do postmix ja acabou e dai fica só o balde la dentro.
Se eu vou fazer cerveja e o postmix está cheio (e eu quero uma cerveja como manda o guia) eu coloco o postmix na geladeira domestica e o balde no kegerator.
Agora, como só eu bebo minha cerveja e, sendo cerveja pra mim tá bom, eu coloco pra fermentar no quarto em baixo da garagem (que seria como um "porão") em temperatura ambiente. Lá é bem mais frio que o resto da casa e não deixa a cerveja podre.

Em resumo, dá sim pra usar a mesma geladeira, mas não ao mesmo tempo.. Talvez postmix + cold crash
 
Back
Top