Uma duvida sobre propagação e reutilização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardok14

Well-Known Member
Joined
Jun 26, 2019
Messages
90
Reaction score
40
Location
Americana - SP
Supondo que eu faça uma propagação de 1 litro com 1 pacote de levedura seca usando agitador magnético e os cálculos pelo brewer's friends tenha um resultado final de 270bi. Se eu dividir em potinhos de 50ml, terei 20 potinhos para 1 litro com 13,5bi de células cada, (270bi/20 potinhos). Posso guardar na geladeira e quando for usar faço outra propagação usando 1 potinho e colocando na calculadora 13.5bi até atingir o pitch? (Cálculos apenas pra entendimento, sem pensar em densidade, estilo, etc). Daria certo esse processo? Penso que eliminaria bastante a chance de contaminação de ficar lavando e reaproveitando lama e sempre seria a 2ª geração das leveduras. Ou é viagem de iniciante mão de vaca que só faz 10 litros e quer economizar?
 
Funciona sim, só pensar nos pros e contras no meu caso vale a pena sempre faço.

Leveduras não são tão frágeis como muita gente pensa, se manusear bem pode usar a lama varias vezes, ou melhor ainda fazer como vc esta pensando propagar a levedura "original" tenha em mente que vai perder a viabilidade quando ela estiver em standby na sua geladeira então congelar com glicerina é uma opção para resolver esse problema ou fazer uma boa propagação antes de usar enfim acho que vale a pena sim.

Veja os métodos para propagar corretamente oxigenação etc...

Claro que fazer isso com leveduras baratinhas pode nao "valer a pena" mas ja pega a manha para fazer com leveduras mais caras.

Pode usar de referencia os vídeos abaixo



 
Supondo que eu faça uma propagação de 1 litro com 1 pacote de levedura seca usando agitador magnético e os cálculos pelo brewer's friends tenha um resultado final de 270bi. Se eu dividir em potinhos de 50ml, terei 20 potinhos para 1 litro com 13,5bi de células cada, (270bi/20 potinhos). Posso guardar na geladeira e quando for usar faço outra propagação usando 1 potinho e colocando na calculadora 13.5bi até atingir o pitch? (Cálculos apenas pra entendimento, sem pensar em densidade, estilo, etc). Daria certo esse processo? Penso que eliminaria bastante a chance de contaminação de ficar lavando e reaproveitando lama e sempre seria a 2ª geração das leveduras. Ou é viagem de iniciante mão de vaca que só faz 10 litros e quer economizar?
Cara .. to na mesma dúvida aqui... comprei um Nothingham e fiz uma propagaçao de 1L .. vou armazenar a lama do starter e usar pra varias levas startando sempre antes de inocular
 
20200606_023039.jpg
 
Back
Top