Trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Luz

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
190
Reaction score
51
Olá pessoal, seguinte antes fazia minhas levas de 25 litros tranquilo, porém agora mudei minha panela e botei valvula e todas elas, só que agora estou tendo um grande problema em relação a trub.

Antes que fazia o whirpool com o mosto quente esperava 10 minutinhos e fazia a transferencia para o balde com um sifão. Porém agora estou querendo ter mais controle sobre IBU e tal e ja começo a resfriar o mosto logo que ele parou de ferver, resfrio um pouco, faço o whirpool e ponho o chiller de volta, isso tudo na panela e depois de uns 20 minutos faço a transferencia para o balde, porém agora o trub nao ta ficando aquele cone perfeitinho no meio da panela e ta indo muito pro fermentador :mad:, mesmo deixando a vazão da valvula MUITO baixa. Então queria saber o melhor jeito de evitar isto.

Ja vi que tem um tópico parecido aqui, mas a maioria do pessoal fala pra fazer apos a fervura e deixar descansar um tempo e depois sinfona como eu fazia, mas quero um jeito pra nao perder o controle de IBU e que eu possa tirar pela valvula, até porque tenho um chiller de placar e quando começar a fazer levas maiores vou utilizar ele.

Whirfloc nao mudou nada, ja utilizei.

Abraço :mug:
 
nunca ficou um cone "perfeito"... o importante, na minha visão, é que fica lá no fundo da panela e, quando sifono, consigo controlar/reduzir o trub que vai pro balde.
 
Não sei se entendi bem mas no teu processo, depois de fazer o whirlpool tu recoloca o chiller na panela e continua o resfriamento. Eu acho que não está bem correto. Quando tu retorna o chiller, tu agita o mosto e revolve o trub o que dificulta a formação do cone.
Eu costumo resfriar totalmente o mosto e só então faço o redemoinho. Assim, após uns 20 minutos, o trub assenta direitinho. Eu retiro o mosto pela válvula. Nunca tive problemas, inclusive costumo dar uma inclinadinha na panela para retirar o máximo de mosto limpo da panela.
 
Não sei se entendi bem mas no teu processo, depois de fazer o whirlpool tu recoloca o chiller na panela e continua o resfriamento. Eu acho que não está bem correto. Quando tu retorna o chiller, tu agita o mosto e revolve o trub o que dificulta a formação do cone.
Eu costumo resfriar totalmente o mosto e só então faço o redemoinho. Assim, após uns 20 minutos, o trub assenta direitinho. Eu retiro o mosto pela válvula. Nunca tive problemas, inclusive costumo dar uma inclinadinha na panela para retirar o máximo de mosto limpo da panela.

Fiz ja 3 brassagens tirando pela valvula ja fiz de formas diferente, da ultima vez agora eu fiz o redemoinho e ja coloquei o chillher de volta enquanto o mosto ainda girava.

Tu retira o mosto com uma vazao MUITO fraca? Tua valvula é de 1/2'' ou 3/4''? Usa alguma coisa pra ajudar a concentrar o trub? Usa hop bag ou toca o lupulo direto?

A unica vez que o problema não foi tao grande foi quando eu usei hop bag. Vi umas pessoas falando que fazem com hop bag e mandam o trub pra dentro do fermentador e nunca tiveram problemas, acha algum problema nisso? (Alias foi o que aconteceu na minha leva que usei hop bag, que ficou boa)

Abraço :mug:
 
Já fiz algumas brassagens com hop bag mas não fiquei satisfeito com o resultado e não uso mais.
Whirlfloc? também já usei, mas não notei diferença, então, também não uso.
Eu tenho resfriado por recirculação (uso um chiller de placas). Primeiro espero uns minutos para a movimentação na panela parar. Faço um redemoinho (não precisa ser muito forte) e começo a recircular, ainda com o mosto em movimento, devolvendo para a panela pela tangente, mantendo assim uma leve movimentação circular (como minha bomba é fraquinha, o movimento é pequeno mesmo). Quando não uso quantidades extremas de lúpulo, funciona bem. Quando tem muito lúpulo complica um pouco pois podem ocorrer entupimentos na válvula (fácil de resolver) ou no trocador (aí fu...).
Quando chega nos 40ºC (aproximado) eu faço um novo whirlpool (este bem forte), aguardo o movimento parar e o cone se formar (no mínimo 20 min) e faço uma última passagem pelo chiller, lentamente, sem a bomba e com a vazão controlada, largando direto para o fermentador (geralmente o mosto está um pouco acima dos 26 ºC).
No teu caso, acho que tu deves usar o chiller logo ao final da fervura, mantendo o mosto em movimentação para acelerar o processo. Ao final, faz um whirlpool, aguarda o trub assentar (formar o cone) e pode tirar pela válvula, lentamente para não provocar a sucção do trub.
Minhas válvulas são de 1/2.
Acredito que o maior segredo está mesmo no redemoinho. Nas minhas primeiras levas, eu não fazia corretamente e acabava tendo que passar o mosto por um tecido pois o trub vinha todo junto. Com o tempo fui pegando o jeito e o trub fica todo na panela.
Quanto à passar trub para o fermentador, acredito que pequenas quantidades não causem problemas e devem decantar durante a maturação. Inclusive, muita gente faz dry hopping simplesmente jogando o lúpulo direto na cerveja (eu ainda não tive coragem de fazer isto), e assim mesmo ele vai parar no fundo do fermentador.
 
Estou tento problemas com trub . Alguém já passou por isso?
 

Attachments

  • 20180703_203112.jpg
    20180703_203112.jpg
    33.1 KB · Views: 34
Estou tento problemas com trub . Alguém já passou por isso?

Qual o problema ? :D Na for vejo muita proteína coagulada.
Há uma grande valorização sobre o trub. Como disse o @zerosa, um pouco no fermentador não faz mal nenhum. Já tive levas que simplesmente mandei tudo pro fermentador e sabe o que aconteceu? nada de diferente.

é claro, se tua fervura recebeu uma dose massiva de lúpulos, isto pode ser problemático no fermentador e no sabor/adstringência da cerveja.

Como faço hoje: minhas adições de lúpulos são flame out quase sempre, então largo o lúpulo e meto um whirlpol forte. quando acalma e dá o tempo planejado da adição sigo para um chiller de contra-fluxo direto para o fermentador. O que for da panela vai. Normalmente tem um bom cone/monte, dando para dar uma inclinadinha na panela. Uso um joelho na válvula para captar o mosto até uma lâmina de 0,5cm no fundo (muito útil para a minha panela de 68l em levas de 25l).

@zerosa eu usava hop bag, mas hoje abro o pacote de pelets e toco direto. Depois 5 dias a 0ºC e todo o cuidado para retirar a cerveja para o balde de primming/envase. Melhorou muito o resultado do dryu hopping.
 
Qual o problema ? :D Na for vejo muita proteína coagulada.
Há uma grande valorização sobre o trub. Como disse o @zerosa, um pouco no fermentador não faz mal nenhum. Já tive levas que simplesmente mandei tudo pro fermentador e sabe o que aconteceu? nada de diferente.

é claro, se tua fervura recebeu uma dose massiva de lúpulos, isto pode ser problemático no fermentador e no sabor/adstringência da cerveja.

Como faço hoje: minhas adições de lúpulos são flame out quase sempre, então largo o lúpulo e meto um whirlpol forte. quando acalma e dá o tempo planejado da adição sigo para um chiller de contra-fluxo direto para o fermentador. O que for da panela vai. Normalmente tem um bom cone/monte, dando para dar uma inclinadinha na panela. Uso um joelho na válvula para captar o mosto até uma lâmina de 0,5cm no fundo (muito útil para a minha panela de 68l em levas de 25l).

@zerosa eu usava hop bag, mas hoje abro o pacote de pelets e toco direto. Depois 5 dias a 0ºC e todo o cuidado para retirar a cerveja para o balde de primming/envase. Melhorou muito o resultado do dryu hopping.


Verdade Jean quanto ao trub no fermentador. Inclusive já testei isso. Porém o meu medo é entupir meu chiller de contra fluxo ou a bomba
Fico pasmo quando vejo imagens daqueles cones perfeitinhos que o pessoal manda e eu só consigo fazer essa merda que tá aí na foto.
Depois de fazer o redemoinho parece que a panela continua fervendo, revolvendo o que está no fundo.
 
Verdade Jean quanto ao trub no fermentador. Inclusive já testei isso. Porém o meu medo é entupir meu chiller de contra fluxo ou a bomba
Fico pasmo quando vejo imagens daqueles cones perfeitinhos que o pessoal manda e eu só consigo fazer essa merda que tá aí na foto.
Depois de fazer o redemoinho parece que a panela continua fervendo, revolvendo o que está no fundo.
Esperew
Verdade Jean quanto ao trub no fermentador. Inclusive já testei isso. Porém o meu medo é entupir meu chiller de contra fluxo ou a bomba
Fico pasmo quando vejo imagens daqueles cones perfeitinhos que o pessoal manda e eu só consigo fazer essa merda que tá aí na foto.
Depois de fazer o redemoinho parece que a panela continua fervendo, revolvendo o que está no fundo.

espere mais um pouco antes de iniciar o redemoinho. hehehehe

este foi o meu ultimo cone. repare que secou a panela por conta do joelho.

BApagsUgRyCsRWqZ6
 

Attachments

  • IMG_20180512_123943169.jpg
    IMG_20180512_123943169.jpg
    26.6 KB · Views: 39
Back
Top