Trub subindo após whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jasontng

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2020
Messages
73
Reaction score
61
Location
São Paulo
Eu não sei o que anda acontecendo, mas pela segunda vez o trub ficou boiando no mosto após o whirlpool e esperar por uns 20 minutos, conforme a foto.

Coloquei também uma foto mostrando a aparência do trub após passar o mosto para o balde fermentador.

A receita foi simples: 10 litros, 95% pilsen, 5% cara clair, 10 IBU cascade e 1/4 de tablete de whirfloc faltando 10 minutos para finalizar a fervura.
 

Attachments

  • B19B40A5-812F-4597-9946-1961DFB29982.jpeg
    B19B40A5-812F-4597-9946-1961DFB29982.jpeg
    33.5 KB · Views: 75
  • 35BD6AE0-F6EC-4E94-AE1B-41C13FC2A587.jpeg
    35BD6AE0-F6EC-4E94-AE1B-41C13FC2A587.jpeg
    44.2 KB · Views: 74
Cara, isso deve ser por conta do Whirflok.
Deve-se usar 1 pastilha para uma leva de 50 ou 60 litros. Se você faz entre 20 e 30 litros, usa só metade da pastilha.
Para uma leva tão pequena, eu nem usaria.
Eu, na realidade não uso mais. Faço o Whirpool e espero 30 ou 40 minutos. Não fica tão cristalina, mas isso corrige-se com o Cold Break ou com o uso da gelatina uns 3 ou 4 dias antes do envase.
 
Certeza que foi o Whirfloc. Aconteceu comigo na primeira e única vez que usei. Minha opinião depois que deixei de usar é que ele é desnecessário.
 
@Marcos Antonio @Tomanik já tinha usado o whirfloc antes sem problemas, mas realmente eu não usava há um tempo e essas duas últimas brassagens q ocorreram isso eu voltei a usá-lo. Pensei q tivesse colocado bem pouco, mas pelo jeito não.

Outra coisa q mudei no processo é q eu passei a moer o malte em vez de comprar já moído. Uma moagem mal feita pode causar isso ou não tem nada a ver?

Obrigado.
 
@Marcos Antonio @Tomanik já tinha usado o whirfloc antes sem problemas, mas realmente eu não usava há um tempo e essas duas últimas brassagens q ocorreram isso eu voltei a usá-lo. Pensei q tivesse colocado bem pouco, mas pelo jeito não.

Outra coisa q mudei no processo é q eu passei a moer o malte em vez de comprar já moído. Uma moagem mal feita pode causar isso ou não tem nada a ver?

Obrigado.

Eu creio que a moagem do malte não interfira, uma vez que vc deve ter feito a clarificação antes da fervura. Eu continuo apostando no Whirfloc mesmo.
 
A minha deu isso aí também!
BIAB e SEM Whirlfloc!
Foi minha primeira brassagem! Assustou! Achei que tinha dado alguma merda!
 

Attachments

  • 49B88DFE-7472-494D-994F-0C283AEE6127.jpeg
    49B88DFE-7472-494D-994F-0C283AEE6127.jpeg
    40 KB · Views: 66
Cara, eu nunca tinha visto isso (nunca tinha visto nem uma brassagem na verdade! Hauahauha)... aí segui a parada! Rodei o resfriamento e em 30 min estava em 25graus com o trub no fundo.

No meu caso ele boia mesmo depois do whirlpool em vez de assentar no fundo da panela como em outras brassagens q já fiz
 
eu fiz ontem uma e coloquei meio whirfloc para 12 litros. Cara ficou normal, o whirfloc é justamente pra trazer maior quantidade de trub pro fundo, Se fosse pra apostar apostaria em whirlpool insuficiente.
 
Eu uso Whirlfloc sempre, 1/4 da pastilha para 13L na panela e jogo 10,5L pro fermentador.... Essa formação de Trub da imagem é muito normal, sempre acontece comigo, mas eu costumo deixar no mínimo 45 minutos descansando depois do Whirlpool (Porque faço o Whirlpool com o mosto a 25ºC). Quando faço cerveja com muito lúpulo, chego a esperar 1h ou mais para depois transferir pro fermentador.
 
Eu uso Whirlfloc sempre, 1/4 da pastilha para 13L na panela e jogo 10,5L pro fermentador.... Essa formação de Trub da imagem é muito normal, sempre acontece comigo, mas eu costumo deixar no mínimo 45 minutos descansando depois do Whirlpool (Porque faço o Whirlpool com o mosto a 25ºC). Quando faço cerveja com muito lúpulo, chego a esperar 1h ou mais para depois transferir pro fermentador.

Já esperei mais tempo, não adianta ele começa a se misturar no mosto novamente em vez de descer.
 
Já esperei mais tempo, não adianta ele começa a se misturar no mosto novamente em vez de descer.
Ele mistura sem vc fazer nenhum movimento com a panela? Estranho, pois a tendência é ir para o fundo.
Tive uma experiência bem chata uma vez.... Que quando eu fui transferir o mosto para o fermentador, eu abri muito o meu registro e ele meio que formou borbolhas dentro da panela, causando a agitação do que já estava todo bonitinho no fundo. Você costuma transferir com o registro da panela todo aberto?
 
Ele mistura sem vc fazer nenhum movimento com a panela? Estranho, pois a tendência é ir para o fundo.
Tive uma experiência bem chata uma vez.... Que quando eu fui transferir o mosto para o fermentador, eu abri muito o meu registro e ele meio que formou borbolhas dentro da panela, causando a agitação do que já estava todo bonitinho no fundo. Você costuma transferir com o registro da panela todo aberto?

Sim, ele volta a misturar sem eu mexer na panela, como eu disse antes, esse trub boia e não afunda. Nunca tinha acontecido isso antes comigo, sempre consegui formar o cone de trub sem problemas desde a primeira brassagem, a única coisa q mudei nessas últimas foi o whirlfloc mesmo, não sei se 1/4 do tablete foi muito.
 
Entendi. Cara, sempre usei de 1/4 a 1/2 da pastilha de whirlfloc e sempre deu certo depois de esperar os 45 minutos, então nem acho que seja o whirlfloc, talvez seja no whirlpool. Recomendo não deixar de usar o whirlfloc, pois uma experiência ruim, pode não ser o suficiente pra confirmar que o uso dele seja ruim.
 
Jasontng,

Pra tranquilizar:

Faço cerveja há mais de 3 anos e nem conto mais quantas levas faço, mas pelo menos umas 50 ou 60 com certeza tenho. Sempre levo uns 28 litros pra fervura.

Já fiz com Whirlfloc em pastilha (usando uma inteira, meia, 1/4), Whirlfloc em pó, sem Whirlfloc, sem ajuste de água (sais e PH), com gelatina e sem, com ajuste de água, whirlpool a quente e depois esfria, esfria e depois whirlpool a frio, envase em garrafa e atualmente em barril.

Com o whirlpool quente, depois esfriando com chiller de imersão, essa nuvem de proteína sobe até a superfície lá pelos 30ºC, o lúpulo fica quieto no fundo.
Com o whirlpool após o resfriamento e deixando decantar pelo menos meia hora, essa proteína desce mas não forma aquele cone bonito que até hj só vi em fotos. A minha fica parecida com a sua segunda foto.
Se usasse chiller de placas isso iria tudo para o fermentador, já que não teria o cold break na panela, então são se preocupe muito com isso.

Hj uso Whirlfloc em pó, corrijo a água, uso chiller de imersão e faço whirlpool depois de resfriar, o que permite mexer o mosto durante o resfriamento para agilizar o processo. Durante a transferência para o fermentador uso uma peneira tipo chinois bem fina que segura tudo. Quando vai chegando no fundo da panela começa a descer essa proteína coagulada e acaba obliterando toda a peneira. Aí perco entre 1,5 e 2 litros de mosto.
Depois da fermentação faço um cold crash de uns 4 dias e não uso gelatina.
Envaso em barril e mando pro kegerator, depois de uns dias ela tá bem límpida.
Pro meu gosto tá 100%.
 
@Osternack só achei estranho pq antes nunca tinha acontecido isso comigo, só nas duas últimas brassagens com 1/4 de whirlfloc. De qualquer forma, mandei pro fermentador assim mesmo e a cerveja ficou boa e bem translúcida, essa da foto ainda está fermentando e acredito q fique boa tb.
 
Só a título de informação, 1 pastilha de whirfloc serve pra até 100 litros. Eu faço levas de 10 litros e uso uma fração pequena, tipo 1/8 e funciona beleza. Sem contar que gelatina leva tudo embora. Por isso so uso mesmo whirfloc em cervejas que quero crital, tipo alguma lager.

Não lembro mais onde vi um experimento sobre isso, mostrando como se dá a decantação de trub em diferentes concentrações de whirfloc. Li há muito tempo. Mas lembro claramente que, em grandes concentrações, o efeito é inverso. Procurem na internet ai que vcs acham.
 
Boa noite a todos, sempre meu mosto fica com muito trub o que pode ser?
 

Attachments

  • 20210617_223355.jpg
    20210617_223355.jpg
    22.2 KB · Views: 32
  • 20210617_220326.jpg
    20210617_220326.jpg
    45.1 KB · Views: 32
  • 20210617_214721.jpg
    20210617_214721.jpg
    25.2 KB · Views: 32
cara isso é a recirculação/clarificação que vc ou ta fazendo rapido de mais ou nao ta fazendo...
 
Back
Top