Trub no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 15, 2020
Messages
9
Reaction score
1
Location
Contagem/MG
Boa noite galera.
Em minha primeira brassagem ontem, tive alguns problemas com o equipamneto e com a receita. Uma APA com 4 kg Pale malt/Melanodin e carawhead e lupulo centenial e fermento us-05.
Listar resumidamente os problemas:
Densidade inicial 1070. Densidade entrando no fermentador 1052.
Erro no calculo de agua. Rendimento de +/_ 12litros num calculo de 20.
Erro no ajuste de temperatura de mosturação,mas nao passou de 73° maximo, somente no mashout.
Whirpool nao muito conico.
Resfriamento por chiller e pre chiller em 30 min para 28°.
Ao descer pro fermentador desceu muito trub, mas preferi assim devido ao pouco volume, 12l.
Ao instalar o airlock coloquei agua filtrada e alcool(nao sei de onde tirei isso). Ao apertar o fermentador ele sugou pra dentro o liquido do airlock. coloquei alcool no airlock e mandei pro freezer a 18°.
Cheguei agora, 20h depois de levar ao freezer, e o airlock ta borbulhando demais.
A duvida é a seguinte: Posso ou devo trasfegar a ceva pra outro fermentador pra eliminar o excesso de trub?. Ou é melhor esperar?
Corro o risco de ter tudo contaminado com a agua filtrada mas com cloro e o alcool que caiu na ceva?
Essa fermentação do airlock em menos de 24h é normal?
Agradeço o espaço e a compreensao da galera mais experiente.
Acho que essa batelada já era.
 
Bom dia amigo,

Vc menciona que a densidade inicial era 1070, em que momento mediu isso que depois caiu pra 1052?

Se sua maior preocupação é quanto ao trub, fica de boa, não tem muito problema nisso não. Eu desencanei quanto ao levar trub pro fermentador depois que li esse artigo: The Great Trub exBEERiment | Results Are In!
Não precisa fazer transfega nenhuma, e é normal sim a atividade do airlock no mesmo dia.
Tenha paciência que vai sair cerveja, ela vai fermentar, vc vai fazer o cold e depois envasar e beber, fica susse haha
 
Obrigado pela atenção Cassiano. Fico mais tranquilo ao ler suas palavras.
Medi 1070 no fim dos 60 min apos mash out do mosto.
Medi 1052 apos resfriamento antes de inocular o us-05.
Depois nao medi mais. To com dó porque deu pouca cerveja e ficar tirando 50ml pra medir doi no coração.kkkk
 
Algo de errado não tá certo nessa medição ai, porque pré fervura já tava 1070, depois da fervura vai aumentar. Diminuiu a densidade sem diluir?
 
Last edited:
Que temperatura mediu essas densidades aí?
Tem que corrigir a medicação de acordo com a temperatura! Ou melhor, fazer sempre a 20 graus!
Quanto ao Trub digo o mesmo, não esquenta!
Atividade airlock normal começar rápido!
Contaminar com a água e álcool? Nem a pau! O álcool já resolveu esse problema e já tinha levedura no balde, o que dificulta a proliferação de outros bichos!
 
mesmo assim dá mais, se ele mediu 1070 após mashout, vamos supor que o mosto esteja em +- 75º, usando uma calculadora de correção 1070 em 75º daria uma densidade de 1093
Tem razão! Daria mais alto, não mais baixo né! Tem algo errado aí mesmo!
Será que não mediu a primeira com restos de malte? Isso faria subir a densidade....
 
Por isso perguntei em que momento fez a medição da densidade, não faz sentido kkkkk. Foi mesmo pós mash out os 1070? Pq com a fervura depois daria mais alto o valor....
 
Boa noite Brewers.
Obrigado pelo eventual apoio. Desculpe a demora em responder, mas esperei chegar em casa pra rever minhas anotaçoes.
Fiz a primeira mediçao com resultado 1070 antes de baixar a agua de filtargem.
Outra medição ao descer pra panela de fervura 1030
E a ultima quando entrou no fermentador sem us-05, dando 1052.
Desculpem a confusão. Mas e ai? acham que ta certo?
 
Não esquenta muito com medição.
Se tem atividade no airlock, vai ter álcool.
Aguarde o tempo de fermentação, faça a última medição, faça transfega para reduzir o trub na garrafa, priming e envase.
Desencana e marca o churrasco para mais 15 dias.
 
Boa noite Brewers.
Obrigado pelo eventual apoio. Desculpe a demora em responder, mas esperei chegar em casa pra rever minhas anotaçoes.
Fiz a primeira mediçao com resultado 1070 antes de baixar a agua de filtargem.
Outra medição ao descer pra panela de fervura 1030
E a ultima quando entrou no fermentador sem us-05, dando 1052.
Desculpem a confusão. Mas e ai? acham que ta certo?
Entendi. Mas não precisa de tanta medição não, eu faço uma pré-fervura pra ver se bateu de acordo com a receita e óbvio uma ao jogar no fermentador. A sua quando jogou no fermentador acredito que estava ok pra receita. E como o André falou, se tem atividade vai ter álcool e vai ter cerveja no fim

Abraço.
 
Só para constar, já aconteceu comigo de medir uma densidade muito alta durante a mostura...
Isso aconteceu porque eu tirei a amostra pela torneira, ainda com o saco de voil do biab e todo o açúcar ficou concentrado mais ao fundo da panela...

Depois que retirei o saco e mexeu o mosto, antes da fervura, a densidade caiu muito.

As vezes pode ter acontecido isso...

Um abraço

Eduardo
 
Medição durante a mostura acho desnecessário, pois deve dar muita diferença e não interessa para o resultado final, pelo menos para mim.
Medir uma vez na hora de mandar para o fermentador e no final da fermentação, para conferir se parou de atenuar. Só.
 
Galera. Algo errado não está certo.
Passado 12 dias a 18° fiz uma medicao e a densidade tá com 1040 sendo que entrou no fermentador com 1052. Nem parece ter atividade mais a olho e ouvido nu. Airlock. A receita pede 1012 final.
Vou baixar pra 10° comforme receita ou devo esperar mais uns dias pra ver se abaixa mais.? Se continuar assim não terá nem 1% de álcool.
Help me please.
 
Galera. Algo errado não está certo.
Passado 12 dias a 18° fiz uma medicao e a densidade tá com 1040 sendo que entrou no fermentador com 1052. Nem parece ter atividade mais a olho e ouvido nu. Airlock. A receita pede 1012 final.
Vou baixar pra 10° comforme receita ou devo esperar mais uns dias pra ver se abaixa mais.? Se continuar assim não terá nem 1% de álcool.
Help me please.
Se abaixar a temperatura já era a fermentação. Dá uma sacudida no fermentador pra acordar essas leveduras aí pq tem açúcar pra comer.
Eu tentaria isso e subiria para 20 graus. Se não atenuar a levedura não aguentou
 
Galera. Algo errado não está certo.
Passado 12 dias a 18° fiz uma medicao e a densidade tá com 1040 sendo que entrou no fermentador com 1052. Nem parece ter atividade mais a olho e ouvido nu. Airlock. A receita pede 1012 final.
Vou baixar pra 10° comforme receita ou devo esperar mais uns dias pra ver se abaixa mais.? Se continuar assim não terá nem 1% de álcool.
Help me please.
Olá. Vc provou? ela está muito doce? Talvez o problema com a temperatura de mostura possa ter gerado muito açúcar não fermentável, apesar de 1040 ser muito alto.
Acredito que vc esteja usando o mini densímetro, já que não estava querendo gastar os 50 ml por medição, kkk. Então a medição deve estar correta.
Eu tentaria fazer o que o @Bruno Nery falou.
 
Olá. Vc provou? ela está muito doce? Talvez o problema com a temperatura de mostura possa ter gerado muito açúcar não fermentável, apesar de 1040 ser muito alto.
Acredito que vc esteja usando o mini densímetro, já que não estava querendo gastar os 50 ml por medição, kkk. Então a medição deve estar correta.
Eu tentaria fazer o que o @Bruno Nery falou.
Ontem agitei o fermentador e coloquei a 20°. Cheguei agora e fiz uma medicao no densímetro. Nada mudou. 10 brix ou 1040.
Tirei uma prova e tomei. Da vontade de beber tudo. Amargor médio. Cheiro de lúpulo presente não tem nenhum doce perceptivel na boca. Acredito que vai ficar com ABV baixo msm. Se eu colocar acucar no mosto tem chance de aumentar o ABV ou voces acham arriscado e posso fabricar uma bomba?
 
Acredito que o melhor é fazer o q Emmanoel disse, avança no processo, termina essa breja, toma ela e reveja os processos. Como vc ficou com dúvidas desde o começo, antes da próxima planeje cada processo a ser seguido e já terá uma brassagem mais tranquila.

Abraço
 
IMG_20200714_212224151[2].jpg
Boa noite Brewers. Só passando pra fechar o post e dar um feedback sobre o tema.
Conforme foto em anexo a I.P.A ficou com nota 3. Muito saborosa. Corpo medio. IbU 35. Mas o erro do calculo da agua e densidade so me deram 9 litros de uma brassagem de 20 litros e o alcool ficou em 3% devido a densidade alta, 1028 no final.
Mas como foi a primeira brassagem serviu de aprendizado.
Obrigado a todos que dedicaram seu tempo pra auxiliar meu desespero. Parabens a Homebrewtalk pelo espaço e variedades de apoio fornecidos.
Tenho uma Kolsh maturando e uma I.P.A em fermentação e tenho milhoes de duvidas que serao solicitadas em poutro post referente a densidade que nao consigo atingir na receita.
Abraços e obrigado.
 
Fala Ronan, parabens pela breja e fica tranquilo, no começo é assim mesmo. Dando uma olhada nos posts, recomendo atenção aos seguintes pontos nas próximas:

1) vc não citou proporção de maltes, mas maltes especiais costumam ser menos fermentáveis. Procure usar não mais que 5 a 10% de especiais em cervejas comuns;

2) Como você mesmo já citou, temperatura na mostura e precisão do termômetro. Até ter mais domínio do processo e conhecimento sobre como seu equipamento performa , fique na casa dos 66c , temp bastante segura caso varie um pouco para cima ou para baixo;

3) vc não citou a taxa de inoculação para o us-05, mas , se foi apenas um pacote, baixa taxa de inoculação pode sim ter te levado a uma fermentação incompleta, associada à alta temp de mostura.

Ainda sobre taxa de inoculação, você verá uma infinidade de posts e videos no youtube de gente se gabando sobre fazer hectolitros de cerveja com meio pacote de levedura. Não dê atenção, uma coisa è "fermentar e sair cerveja" outra totalmente diferente é fermentar em condições ideais para ter o melhor produto possível. Use uma calculadora, a do Brewersfriend.com é simples e gratuita.

4) quantidade de agua. Esqueça se a receita falar x ou y litros. O que importa aqui é ajustar a qtd perante a sua eficiência na conversão de amido em açúcares durante a mostura e isso só vem com a repetição e medição, até vc aprender a performance do seu equipamento e acertar o seu processo. Use uma calculadora, se tiver dúvida da sua eficiência atual, parta de 65% e vá calibrando a partir daí.

Boa sorte nas próximas, sempre melhora.

Abs
 
Last edited:
Fala Ronan, parabens pela breja e fica tranquilo, no começo é assim mesmo. Dando uma olhada nos posts, recomendo atenção aos seguintes pontos nas próximas:

1) vc não citou proporção de maltes, mas maltes especiais costumam ser menos fermentáveis. Procure usar não mais que 5 a 10% de especiais em cervejas comuns;

2) Como você mesmo já citou, temperatura na mostura e precisão do termômetro. Até ter mais domínio do processo e conhecimento sobre como seu equipamento performa , fique na casa dos 66c , temp bastante segura caso varie um pouco para cima ou para baixo;

3) vc não citou a taxa de inoculação para o us-05, mas , se foi apenas um pacote, baixa taxa de inoculação pode sim ter te levado a uma fermentação incompleta, associada à alta temp de mostura.

Ainda sobre taxa de inoculação, você verá uma infinidade de posts e videos no youtube de gente se gabando sobre fazer hectolitros de cerveja com meio pacote de levedura. Não dê atenção, uma coisa è "fermentar e sair cerveja" outra totalmente diferente é fermentar em condições ideais para ter o melhor produto possível. Use uma calculadora, a do Brewersfriend.com é simples e gratuita.

4) quantidade de agua. Esqueça se a receita falar x ou y litros. O que importa aqui é ajustar a qtd perante a sua eficiência na conversão de amido em açúcares durante a mostura e isso só vem com a repetição e medição, até vc aprender a performance do seu equipamento e acertar o seu processo. Use uma calculadora, se tiver dúvida da sua eficiência atual, parta de 65% e vá calibrando a partir daí.

Boa sorte nas próximas, sempre melhora.

Abs

Obrigado parceiro @Persevalli.
Dicas como essa são muito importante.
Na terceira brassagem já estou começando a pegar a eficiência do equipamento. Dificuldade nas densidades mas vou estudar mais e entender melhor.
Dias melhores virão.
Obrigado parceiros.
 
Back
Top