• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Trocadores de calor de placas... frio ou calor

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

celiougo

Well-Known Member
Afiliado
26/6/14
Mensagens
112
Recentemente iniciei um trabalho de pesquisa e me deparei com um fato que derruba boa parte da eficiência dos trocadores de placas brasados e alguns desmontaveis que são vendidos no mercado ''para resfriar mosto''.

Em face da pesquisa, fiz algumas visitas em um planta de produção de refrigerante....a líder... e fui direto para o novo cip recém instalado... coisa de primeiro mundo. Na sala ao lado estavam os trocadores de calor para baixar a temperatura da calda.. açúcar pra mais de metro... e um deles em manutenção.. então percebi uma característica que só vi nos trocadores Blichmann Therminator, a entrada e saída dos líquidos estavam em lados opostos. Então fui atras de literatura(não é para começar uma discussão técnica em pessoal), e vi que existem inúmeros arranjos das placas, consequentemente do fluxo dos líquidos.
A maioria desses trocadores, inclusive alguns desmontáveis para pro bier, meu caso,por isso estou nessa sessão, não são contra fluxo...
Eles atendem a um uso que é ao contrário do que desejamos... são para aquecimento...

simplificando:

todo o fluxo de mosto passa direto e ao mesmo tempo pela água fria, não havendo uma dinâmica onde no último estágio a água recém chegada do banco de frio entra em ''contato'' com o mosto já com a queda necessária para passarmos dos iniciais 98º aos desejados 23º na saída.

resolvi meu problema importando apenas as placas e as vedações da china, o restante para a montagem fica simples.

* todos os vendidos no ML ou nas lojas especializadas como WE, Lamas mostram uma ilustração que retrata exatamente o que disse.
** observe o último link de um trocados para resfriamento... coincidência para cerveja.
*** tem várias teses na net, a minha não é sobre trocadores, por enquanto, que fala exclusivamente do caso mosto cervejeiro.... muito boas por sinal.


---------------------------
http://www.hottopos.com/regeq11/gut.htm
http://loja.weconsultoria.com.br/chiller-de-placas-p45161/
http://loja.lamasbrewshop.com.br/chiller-de-placas-10.html
http://i01.i.aliimg.com/img/pb/539/738/514/514738539_253.JPG
 

Attachments

FilipeAguiar

Well-Known Member
Afiliado
11/2/17
Mensagens
205
Interessante. Não tinha conhecimento a respeito disso. Em resumo: apenas o blichmann atende aos padrões de fluxo teoricamente propostos, correto?
 

celiougo

Well-Known Member
Afiliado
26/6/14
Mensagens
112
Dos modelos comercializados para home, infelizmente é o único que atende essas características, mas este da plate pro... que na verdade é para micro tem essas características de contra fluxo. se vc for dar uma fuçada nos sites das fábricas chineses e mesmo o da duda diesel percebe que os objetivos não é o mesmo dos nossos... se fosse comprar um certamente pagariam mais caro mas optaria pelo blichmann.
 

FilipeAguiar

Well-Known Member
Afiliado
11/2/17
Mensagens
205
Eu tenho um de 30 placas xingling, mas vou tentar arrematar um blichmann, de fato. Tô fazendo uma planta piloto e busco por otimização do processo


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Topo