Trasfega por alto sifão e envase.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Allanfontanelli

New Member
Joined
Jun 29, 2021
Messages
2
Reaction score
1
Location
Marília
Olá!! Sou novo no hobbie cervejeiro e to na minha segunda brassagem.

Na minha primeira brassagem, tudo ok, OG e FG com pouquíssimas alterações, tempo e sabor ok. Só tem um porém, como faço em balde fermentador de 20 litros, no momento do envase, as 2 primeiras garrafas e as 2 últimas, levaram sendimentos bem consideráveis. Dito isso, pensei o seguinte: trasfegar via sifao pra outro balde e desse novo balde sem a lama, já envasar. Quais as desvantagens? Será que corre risco de oxidação? Lembrando que vou deixar a mangueira no fundo do balde pra evitar bolhas.
 
Last edited:
Vantagens: vc tira cerveja limpa da primeira até a última garrafa, já que pode escolher até quanto vai tirar e até quanto vai deixar cerveja no balde. Também não corre risco de entupir a torneira com DH (já fiz alguns que a coitada da torneira ficou abaixo da linha de lúpulo, se não tivesse sifão era um abraço). Tb nunca tive problema de oxidação com o sifão

Desvantagem: a única que posso pensar é que pra envasar na garrafa requer um manejo. Só envasei em garrafa com sifão uma vez, e foi chatinho de pegar a manha de parar a vazão quando a garrafa enche, mas não chegou a transbordar, nem oxidar, nem fiz sujeira. Um possível jeito de lidar com isso é usar aqueles tubos de enchimento de acrílico, que vc pressiona no fundo da garrafa pra permitir o enchimento, na ponta da mangueira do sifão. Acredito que com um daqueles ficaria bem mais fácil e com menos risco de splash. Abraços!
 
Olá!! Sou novo no hobbie cervejeiro e to na minha segunda brassagem.

Na minha primeira brassagem, tudo ok, OG e FG com pouquíssimas alterações, tempo e sabor ok. Só tem um porém, como faço em balde fermentador de 20 litros, no momento do envase, as 2 primeiras garrafas e as 2 últimas, levaram sendimentos bem consideráveis. Dito isso, pensei o seguinte: trasfegar via sifao pra outro balde e desse novo balde sem a lama, já envasar. Quais as desvantagens? Será que corre risco de oxidação? Lembrando que vou deixar a mangueira no fundo do balde pra evitar bolhas.
Boa tarde! Vc pode fazer essa trasfega sim, sem problemas. Basta ter esses cuidados que vc já sabe. Aproveita e faz o primming nesse balde, antes do envase. Como vc envasou direto do balde fermentador, imagino que vc fez primming colocando açúcar direto na garrafa? Foi isso? Com essa trasfega é melhor fazer o primming no balde. Inverta o açúcar, se possível, ou no mínimo dissolva ele bem antes de juntar a cerveja. A ordem nesse momento é importante. O certo é ir adicionando a cerveja no açúcar aos poucos e misturado bem, sem incorporar oxigênio. Se vc coloca o açúcar na cerveja ele cristaliza e pode não misturar bem. Abs.
 
Boa tarde! Vc pode fazer essa trasfega sim, sem problemas. Basta ter esses cuidados que vc já sabe. Aproveita e faz o primming nesse balde, antes do envase. Como vc envasou direto do balde fermentador, imagino que vc fez primming colocando açúcar direto na garrafa? Foi isso? Com essa trasfega é melhor fazer o primming no balde. Inverta o açúcar, se possível, ou no mínimo dissolva ele bem antes de juntar a cerveja. A ordem nesse momento é importante. O certo é ir adicionando a cerveja no açúcar aos poucos e misturado bem, sem incorporar oxigênio. Sue vc coloca o açúcar na cerveja ele cristaliza e pode não misturar bem. Abs.

Sim, fiz exatamente isso ai, coloquei o açúcar direto na garrafa. Já comprei um sifão, agora vou esperar chegar e testar, acredito que agora q cerveja vai ficar bem mais limpa.
 
Back
Top