Trasfega da Primeira para Segunda Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

muanis

Active Member
Joined
Apr 6, 2016
Messages
44
Reaction score
8
Galera,

Minha primeira breja está lá fermentando no frigobar a temperatura controlada desde sexta à noite. É uma Belgin meio Pale Ale. Ao jogar no Bier Smith a receita fiz alguns ajustes, mas a brassagem rolou numa boa. A cor tá bonita a OG ficou em 1.051.

A evaporação foi muita. Usei 15 litros de água, mais dois litros na lavagem do saco do BIAB. No final foi 10 litros pro Balde fermentador. Penso que posso jogar mais uns 3 litros na fervura na versão 2.0.

A receita foi essa aqui:
3,60 kg de malte pale ale castle malting
200 gramas de malte melano castle mating
100 gramas de malte special b
18 gramas de lúpulo amarillo safra 2015 (40 minutos pro fim da fervura)
16 gramas de lúpulo amarillo safra 2015 (0 minutos de fervura)
17 litros de Água Mineral Nova Friburgo (PH 5,3) 15 + 2 na lavagem do saco do BIAB
1 pacote de fermento Magroove Jack M27 Belgian Ale

Tá fermentando bonita desde sexta à noite com o termostato trabalhando entre 19-20 graus. Sensor colado no meio do balde protegido por um isolante térmico.

Mas minha dúvida é nessa trasfega que farei hoje de noite pro segundo balde fermentador:
Uso uma manguerinha atóxica sanitizada no iodofor presa na boca da torneira do balde fermentador?
Ou posso usar a torneira do balde fermentador sem mangueira e derramar tudo no segundo balde fermentador?
Corro risco de estragar tudo no contato com o ar?

Observação: Instalei a torneira do balde fermentador com uma altura que acredito que a lama fique abaixo dela. No segundo balde fermentador, baixei um pouco a altura da torneira.
 
Isso está na receita de bolo do curso de Biab que fiz da Confraria do Marquês aqui no Rio de Janeiro. Eles dizem que é pra melhorar o acúmulo de sedimentos no fundo e ter uma cerveja mais limpa.

Acabei de ler a aula do Guenter nesse tópico aqui
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402981&page=5

Pelo que li ficar transferindo para a segunda fermentação e maturação só aumenta o trabalho e o risco de fazer merda.

Minha decisão depois da leitura é deixar ela lá fazendo a segunda fermentação no mesmo balde, depois vou baixar a temperatura para 0 graus, deixar 5 dias maturando. Só vou transferir para o balde engarrafador e fazer o priming pra engarrafar.

O que acham?

Nessa trasnferência para o balde engarrafador, segue a dúvida, mangueirinha da torneira do balde ferementador/maturador pro balde engarrafador? Ou pode derramar direto pela torneira do balde ferementador/maturador pro balde engarrafador? O contato com o ar pode ferrar tudo?
 
Isso está na receita de bolo do curso de Biab que fiz da Confraria do Marquês aqui no Rio de Janeiro. Eles dizem que é pra melhorar o acúmulo de sedimentos no fundo e ter uma cerveja mais limpa.

Acabei de ler a aula do Guenter nesse tópico aqui
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402981&page=5

Pelo que li ficar transferindo para a segunda fermentação e maturação só aumenta o trabalho e o risco de fazer merda.

Minha decisão depois da leitura é deixar ela lá fazendo a segunda fermentação no mesmo balde, depois vou baixar a temperatura para 0 graus, deixar 5 dias maturando. Só vou transferir para o balde engarrafador e fazer o priming pra engarrafar.

O que acham?

Nessa trasnferência para o balde engarrafador, segue a dúvida, mangueirinha da torneira do balde ferementador/maturador pro balde engarrafador? Ou pode derramar direto pela torneira do balde ferementador/maturador pro balde engarrafador? O contato com o ar pode ferrar tudo?

Tem muita coisa boa no fórum, continue lendo. :rockin:

O oxigênio é inimigo da cerveja pronta, então sempre que tiver que escolher, escolha a mais forma mais suave possível.

Eu uso mangueira encostada no fundo do balde, tipo dando uma volta, e deixo ela escorrer bem devagar para o balde de envase.

Abraços,
 
Só pra registrar. Não fiz a transferência, vou deixar fazer a fermentação secundária e maturação no mesmo balde, conforme a aula que li por aqui.

Fiz uma medição hoje após 5 dias de fermentação. A OG saiu de 1052 para 1010 conforme podem ver na foto. A cor tá bonita, o cheiro tá bom, e os parâmetros bem próximos do que dizia o Bier Smith. Claro que bebi a amostra mesmo com a Diacetil , kkkk , tá interessante.

Agora serão mais 5 dias de fermentação secundária mantendo os 19 graus e depois vou derrubar a temperatura pra zero e maturar 5 dias. Aí farei o primming e 15 dias de garrafa.

Tô levando fé em acertar a mão já na primeira.

Abs!
 

Attachments

  • 20160511_211537.jpg
    20160511_211537.jpg
    106.5 KB · Views: 142
Só pra registrar. Não fiz a transferência, vou deixar fazer a fermentação secundária e maturação no mesmo balde, conforme a aula que li por aqui.

Fiz uma medição hoje após 5 dias de fermentação. A OG saiu de 1052 para 1010 conforme podem ver na foto. A cor tá bonita, o cheiro tá bom, e os parâmetros bem próximos do que dizia o Bier Smith. Claro que bebi a amostra mesmo com a Diacetil , kkkk , tá interessante.

Agora serão mais 5 dias de fermentação secundária mantendo os 19 graus e depois vou derrubar a temperatura pra zero e maturar 5 dias. Aí farei o primming e 15 dias de garrafa.

Tô levando fé em acertar a mão já na primeira.

Abs!

Não duvido que vá acertar de primeira não. Pelo contrário, tá com cara que vai ficar bem boa.

Apenas tome cuidado com a contagem das coisas em dias.

Vá provando, e se achar que ainda não tá legal, não hesite em deixar mais uns dias no fermentador.

Eu costumo dizer que o tempo é o ingrediente mais nobre da cerveja artesanal. Aliás, o que ele tem de nobre, ele tem de raro nos dias de hoje. :)

Abraços.
 
Você tava flando de transferência, nê?! Eu uso um sifão pra transferencia na hora do envase com esses esquema ai da mangueira no fundo da panela. Com a mangueira vc corre o risco de levar muito sedimento pro envase


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top