• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Trappist Tripel - Sugestões receita

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

legom

Member
Afiliado
3/5/16
O candy sugar feito corretamente vai aportar algumas notas que de outra forma não apareceriam. Eu percebo particularmente uma nota bem intensa de ameixa em Candis mais escuros. Candis mais claros vão trazer um mel e alguma nota de fruta tb, como uva e pêra.
É essencial? Eu diria que não, são inclusive notas que vc pode tentar tirar da fermentação. Mas traz uma camada de complexidade legal.

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Pessoal.
Na minha cidade tem uma cervejaria chamada cevada Pura, que vende uma tripel ótima. Uma das cervejas que mais gostei.
Tem um sabor diferenciado que eles anunciam ser do uso de açafrão, porém o sabor me remete muito à mel. Perguntei na loja deles se eles usavam mel e não souberam responder(ou não quiseram).
Será que daria pra substituir o açúcar ou candy sugar por mel?
A ideia minha era substituir o açúcar pelo mel até chegar na Og da receita e adicionar durante a fermentação.
O que acham que isso traria a cerveja?
Não vejo nada negativo. Apenas cuidado para não fugir do estilo (não tanto no que se refere ao mel mas sim a outros condimentos como o açafrão), pois uma vez fiz uma que, além do coentro, acrescentei casca de laranja; ficou bem boa, mas um amigo meu (Társis Patini, mestre cervejeiro de carteirinha!) disse para "ter cuidado para não fugir do estilo"... Mas creio que fazer um teste vai ser bem interessante! Depois nos diga como ficou!

Afiliado
5/1/21
Pegando carona neste tópico, já que estou planejando uma tripel, vi muitas gente falar em usar candy sugar ao invés de açúcar comum. Vi também muita gente fazendo o Candy sugar com açúcar caramelado e limão, o que não seria o jeito certo de se fazer realmente, porém bem mais barato do que comprar ele pronto. O que vcs acham disso? Alguém já usou em alguma receita?
Ai seria apenas açúcar invertido e não teria as reações de malliard, para fazer o candy é necessário aminoácidos, uma fonte ácida e uma fonte básica, pode ser cal virgem filtrado.
Na proxima vez que eu for fazer uma treppist utilizarei Whey Protein de academia, o que eu tenho aqui tem varios aminoácidos, e o cal filtrado, acredito que éo jeito mais simples de fazer.
Se quiser posso passar minha receita que está em fase de teste kkkk

Guilhermejz

Member
Afiliado
5/3/15
Não vejo nada negativo. Apenas cuidado para não fugir do estilo (não tanto no que se refere ao mel mas sim a outros condimentos como o açafrão), pois uma vez fiz uma que, além do coentro, acrescentei casca de laranja; ficou bem boa, mas um amigo meu (Társis Patini, mestre cervejeiro de carteirinha!) disse para "ter cuidado para não fugir do estilo"... Mas creio que fazer um teste vai ser bem interessante! Depois nos diga como ficou!
E qual o problema de fugir do estilo?

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
E qual o problema de fugir do estilo?
Só fugir do estilo, nada mais que isso, hehhe. Já pensou numa Black IPA com ebc 2 e 15 ibus? Não bate, não é mesmo? Não que essa suposta "Black IPA" seja criminosa, mas apenas não está dentro do estilo, o que numa avaliação das cervejas pode ser elemento para desclassificação, como já aconteceu com alguns que participam aqui do fórum.
Mas se quiser fazer, a cerveja é sua; pode se aventurar sem problemas.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17
Só fugir do estilo, nada mais que isso, hehhe. Já pensou numa Black IPA com ebc 2 e 15 ibus? Não bate, não é mesmo? Não que essa suposta "Black IPA" seja criminosa, mas apenas não está dentro do estilo, o que numa avaliação das cervejas pode ser elemento para desclassificação, como já aconteceu com alguns que participam aqui do fórum.
Mas se quiser fazer, a cerveja é sua; pode se aventurar sem problemas.
Também gosto de seguir o estilo! Tinha um amigo meu que só gostava de fazer cervejas com muito teor álcoolico fosse o estilo que fosse. Qual o problema? Nenhum cada um faz o que quer mas tô com a opinião do confrade Luminos.

Skywalker

Member
Afiliado
12/3/16
Qualquer receita clássica de Tripel é 100% Pilsen e açúcar. Não precisa de melanoidina para nada. Niguem usa. A cor deve ser Clara. O mais clara possível.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
Nesse caso se eu fizer uma receita utilizando 100% DME estaria dentro dos "parâmetros de originalidade" do estilo correto? Vou fazer 5 litros pra ver no que vai dar fazendo o Candy e adicionando depois de 3 dias de fermentação do mostro. Compartilho aqui os resultados...

Última edição:
Afiliado
5/1/21
Qualquer receita clássica de Tripel é 100% Pilsen e açúcar. Não precisa de melanoidina para nada. Niguem usa. A cor deve ser Clara. O mais clara possível.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
Amigo, da onde vc tirou essa informação de que trippel é só usa malte pilsen ? Eu definitivamente nunca li ou vi algo assim

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Só para constar, o Idepaoli disse isso que "Qualquer receita clássica de Tripel é 100% Pilsen e açúcar...etc." em fevereiro de 2018... há mais de três anos atrás... Não sei se ele ainda acompanha o post... hehe

Afiliado
5/1/21
Só para constar, o Idepaoli disse isso que "Qualquer receita clássica de Tripel é 100% Pilsen e açúcar...etc." em fevereiro de 2018... há mais de três anos atrás... Não sei se ele ainda acompanha o post... hehe
Kkkkkk, eu não vi a data, só vi o reply comentário acima e achei um puta absurdo kkk

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Segundo o livro Brew Like a Monk (pg 235), Pilsen + Açucar perfazem 95% dos fermentaveis das Tripels pesquisadas e estäo presentes em 100% das receitas.

Existem referências a um % muito menor de Munich, Cara, Trigo e Mel, na casa dos 1 a 2%.

Condimentos aparecem com 10% de incidência.

Skywalker

Member
Afiliado
12/3/16
Pessoal segue a receita q vou fazer. Alguma sugestão de ajuste? Basicamente é uma experiência utilizando o que tenho em casa, comprei apenas a levedura para garantir as características sensoriais do estilo.

Afiliado
5/1/21
Segundo o livro Brew Like a Monk (pg 235), Pilsen + Açucar perfazem 95% dos fermentaveis das Tripels pesquisadas e estäo presentes em 100% das receitas.

Existem referências a um % muito menor de Munich, Cara, Trigo e Mel, na casa dos 1 a 2%.

Condimentos aparecem com 10% de incidência.
olhei o livro ele diz de 80 a 95% de pilsen, não sempre os 95 de pilsen, eu ja fiz trippel, usei special B, aquela da swaen honey, caraaroma e mel.
ficou excelente

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
olhei o livro ele diz de 80 a 95% de pilsen, não sempre os 95 de pilsen, eu ja fiz trippel, usei special B, aquela da swaen honey, caraaroma e mel.
ficou excelente
Acredito que você tenha interpretado erroneamente a minha mensagem.

Adicionalmente, eu acho Special B extremamente mal colocado em uma Trippel, mas claro, quem tem que gostar é o cervejeiro que a fez.