Transporte da cerveja para envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabriel pinheiro

Active Member
Joined
Aug 21, 2018
Messages
31
Reaction score
2
Location
Sao Paulo
Buenas galera,

Acompanho o forum ha bastante tempo e so agora achei uma duvida que não encontrei resposta por aqui, por isso resolvi criar o tópico.

Estou planejando abrir uma cigana nos próximos dias, orcei com uma fabrica a receita e etc mas me surgiram algumas duvidas referentes ao envase na ultima hora... Inicialmente eles chamariam a DALATA, que envasa na própria fabrica sem grandes movimentações nem riscos para a cerveja, entretanto, a ideia agora e mudar o fornecedor e transportar ate outra fabrica para envase - na mesma cidade.

Nesse envase, a cerveja sai do tanque da fabrica para um barril, transportada ate a fabrica que faria o envase, tirada do barril para um tanque pulmão onde seria carbonatada e posteriormente envasada parte em lata e parte em barril.

Minha duvida eh:
- Essas movimentações não apresentam riscos para a cerveja, tais como contaminação, oxidação, perdas de liquido de sabor e de aroma, carbonatada errada e etc... visto que carbonatacao de barril para lata eh diferente? Pergunto pois conversei com muita gente que me disse para evitar e alguns que não teria problema..

Agradeço apoio!

abraço!
 
@gabriel pinheiro, risco sempre tem. E claro, como vc já sabe, não é a situação ideal.
Agora, sobre os riscos que vc levantou:
1-Contaminação e oxidação, só se houver falha na limpeza, sanitização, ou purga do O2 dos tanques. Mas essas falhas podem acontecer fazendo tudo na mesma planta tbm. Se tudo for feito direito não há risco, mas são mais situações em que pode acontecer uma falha...
2-A perda de aroma, principalmente em cervejas lupuladas, é inevitável. Todo aroma é volátil, e o headspace dos tanques vão ser preenchidos por ele.
3-Quanto a carbonatação, não vejo diferença em usar uma planta ou duas.
Por fim, o envase é uma parte crítica do processo, e vale todo o cuidado. Faça com quem vc tiver mais confiança.
 
Back
Top