"Transformar" uma Single Vessel em Double Vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

adenadai

New Member
Joined
Dec 27, 2019
Messages
4
Reaction score
0
Location
RJ
Boa noite pessoal,
Tenho uma single vessel e vendo vídeos de umas double vessel, penso no que poderia acarretar de utilizar o cesto levantado e fazendo a recirculação como se fosse uma double vesse.
Que beneficios e prejuízos poderia ocorrer?

Abraços
 
Pós:
Melhor eficiência.

Contra:
Mais uma panela, sendo mais espaço, mais resistência ou fogareiro.....
 
Pelo que entendi, você iria terminar a mostura, levantar o cesto de grãos e passar o mosto da panela por este cesto de grãos; é isso mesmo?

Se for isso, digo-lhe o seguinte, pois já fiz a experiência:
- fiz medições de densidade antes e depois da "recirculação" e não houve aumento;
- separei uma parte do mosto numa taça (destas de vinho) antes e depois de recircular; o mosto recirculado ficou mais limpo que o não recirculado, é verdade, mas a meu ver o custo x benefício não compensa, pois o mosto obtido num sistema de recirculação do mosto já é "limpo".

Por último, pelo que eu entendo de equipamentos, isso não seria uma double-vessel, pois o mosto vai ficar na mesma panela em que já está!

Se o que você quis dizer é outra coisa, ignore meu post, hehe...
 
Boa noite pessoal,
Tenho uma single vessel e vendo vídeos de umas double vessel, penso no que poderia acarretar de utilizar o cesto levantado e fazendo a recirculação como se fosse uma double vesse.
Que beneficios e prejuízos poderia ocorrer?

Abraços
Bom dia!

A princípio penso que utilizar sua single vessel como uma doulevessel tipo a k45 seria a aeração durante a mostura. A K45 tem um tubo interno que o mosto filtrado desce sem gerar oxigenação no mosto filtrado.
 
Bom dia!

A princípio penso que utilizar sua single vessel como uma doulevessel tipo a k45 seria a aeração durante a mostura. A K45 tem um tubo interno que o mosto filtrado desce sem gerar oxigenação no mosto filtrado.

Talvez se descer o cesto bem próximo ao nível do líquido, o problema de aeração seja um pouco menor....mas só acho. E também teria que pajear nós primeiros minutos pra acertar o nível de líquido com o fundo do cesto.
 
Pelo que entendi, você iria terminar a mostura, levantar o cesto de grãos e passar o mosto da panela por este cesto de grãos; é isso mesmo?

Se for isso, digo-lhe o seguinte, pois já fiz a experiência:
- fiz medições de densidade antes e depois da "recirculação" e não houve aumento;
- separei uma parte do mosto numa taça (destas de vinho) antes e depois de recircular; o mosto recirculado ficou mais limpo que o não recirculado, é verdade, mas a meu ver o custo x benefício não compensa, pois o mosto obtido num sistema de recirculação do mosto já é "limpo".

Por último, pelo que eu entendo de equipamentos, isso não seria uma double-vessel, pois o mosto vai ficar na mesma panela em que já está!

Se o que você quis dizer é outra coisa, ignore meu post, hehe...
A ideia seria utilizar o cesto levantado durante a mostura, como o Glayton citou da K45. Mas valeu pelo retorno. Abs
 
Bom dia!

A princípio penso que utilizar sua single vessel como uma doulevessel tipo a k45 seria a aeração durante a mostura. A K45 tem um tubo interno que o mosto filtrado desce sem gerar oxigenação no mosto filtrado.
Foi isso que imaginei que pudesse acontecer. Já vi vídeos do Robinho Beer, mas não tinha reparado nas brassagens dele esse tubo que leva até a tina de baixo. Vi que as panelas se conectam, mas pensava que o mosto estive só retornando por aquela passagem, mas não imaginei esse tubo.
 
Foi isso que imaginei que pudesse acontecer. Já vi vídeos do Robinho Beer, mas não tinha reparado nas brassagens dele esse tubo que leva até a tina de baixo. Vi que as panelas se conectam, mas pensava que o mosto estive só retornando por aquela passagem, mas não imaginei esse tubo.
Eu montei um esquema simplificado de uma Double vessel e desço o mosto para panela de fervura com uma mangueira de silicone
 

Attachments

  • 20210328_113952.jpg
    20210328_113952.jpg
    34.6 KB · Views: 104
entao voce esta querendo algo como a masterbier v3 ou v4. nao tendo registro, tera que fazer um furo de 1/4.
 
Tenho uma Double Vessel que montei. Funciona exatamente igual as da série K da Ezbrew. A panela de mostura (de cima) se conecta na válvula de topo da panela de baixo. Por dentro tem um cotovelo com espigão que joga o mosto para a parede da panela evitando o spash e aeração.
 

Attachments

  • 01.jpg
    01.jpg
    26.6 KB · Views: 97
Seguindo nessa ideia, poderiam me dizer se o que estou pensando e uma ideia viavel?

Comecei com a produçao de cerveja com uma panela de 8,7L (fazendo 5L por leva) e agora estou utilizando uma panela de 32L (produzindo 20L) com metodo BIAB.
Como estou com a panela menor parada, pensei em fazer um tipo de double vessel igual as sugeridas ai em cima, mas minha duvida e se o tamanho poderia prejudicar demais a produçao.

O que voces acham? Seria uma ideia viavel ou realmente seria necessario uma maior?
 
Bom dia! Creio que a sua limitação seria a panela menor para usar ckmo cesto de malte. Atualmente, usando uma panela de 32 litros com fundo falso, consigo colocar em torno de 9 a 10 kg de malte moído. Habitualmente uso 5 a 6 kg de malte na minha mostura e a altura do malte chega a ficar na metade da panela.
 
Acho que a principal duvida seria em relacao a concentracao e compactaçao do malte nessa panela menor. Se eu usar 4kg de malte (por exemplo) e estiver sempre recirculando, o malte estar mais compactado pode prejudicar a mostura?

Na minha proxima brassagem vou tentar descobrir o quanto eu consigo colocar de malte nessa panela menor. Se aumentar a eficiencia consigo usar menos malte e assim diminuir um pouco a quantidade necessaria para a receita.
 
No meu caso costumo usar em média 5kg e as vezes quando faço neipa vai 8kg de grãos. Meu rendimento está na faixa de 65% sem usar lavagem de grãos.
 
Em uma panela de 32L com certeza da pra usar os 8kg que voce disse, ate mais se fizer uma lavagem ou completar depois a agua para a fervura..

Talvez precise de uma panela maior para essa segunda panela em uma double vessel.
 
Back
Top