Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

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Matozo

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Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.

Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.

Deixo aqui meu agradecimento ao @fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.

Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.

Entretanto, posso afirmar que meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.

Essa é a chopeira depois de pronta:

ZT1YGnE.jpg


Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).

Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.

Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).

Esse é o RE120 que comprei via OLX:

SylsUrB.jpg


Além do frigobar você vai precisar:

- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).

Eu adquiri alguns itens adicionais:

- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.

Ferramentas:

- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.


Compras:

xSxuU4s.jpg


A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.

Passo a passo da conversão:

1. Remover as prateleiras e suportes

2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador

Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.

Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:

oSOZ6cS.jpg


O que você precisa fazer é:

- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.

No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.

Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).

O resultado deve ser algo parecido com isso:

EEydvwu.jpg


Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=QG9bBJYOniA[/ame]

3. Cortar e isolar o cano de cobre;

Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.

A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.

Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.

Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.

(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)

XKwSu0o.jpg



4. Furar o teto

O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.

Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.

Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do @fcamello).

6du0PsT.jpg



5. Cortar e furar a placa de acrílico

Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.

A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.

Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.

PYP4KBi.jpg



6. Montar a torre

Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.

DotKKcd.jpg


Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.

bNfMS59.jpg


Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios. :(


7. Bônus

Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
http://www.homebrewing.org/Tap-Handle-Insert-Nut_p_3596.html
 
Muito bom. Parabéns pela iniciativa de compartilhar.

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Show de bola. Parabéns.

Já estou comprando os equipamentos para montar o meu, que no caso será em uma geladeira..
 
Valeu pessoal, geladeira e freezer são muito bons pra kegerator também.

Como aqui é apartamento e o espaço é reduzido optei pelo frigobar.

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Grande sacada usar os canos de cobre, ele fica gelado até na parte mais proxima da torneira?

Foi muito caro o frete dos USA?
 
A ideia não é original, peguei daqui: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=43072

Frete dos EUA depende muito da empresa, da modalidade e do peso. Eu uso um redirecionador, vou mandando as encomendas pra lá e quando chega numa quantidade OK trago pra cá, já paguei de 20 até 60 dólares de frete.



Prezado matozo, obrigado pela postagem! Muito elucidativa é muito generosa a contribuição. Estou aqui pesquisando algo sobre como montar um, pois comprei um frigobar usado e com esta finalidade e me deparo com um verdadeiro passo-a-passo!!! Valeu mesmo!!! E quanto ao cilindro de CO2, como vc resolveu? Consegue postar foto dele pronto, com todos os componentes dentro? No meu vou ter que utilizar torneiras na porta pois ficará sobre uma bancada.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 
Fala @wassis

Então camarada, a peça de madeira ainda não chegou. A encomenda foi feita pro meu cunhado, que tem habilidade com madeira. Como ele é de uma cidade vizinha, ainda não tivemos tempo de combinar a entrega.

Por enquanto estou usando apenas o postmix de 10L e o cilindro de CO2. Tudo cabe tranquilamente acima do degrau do compressor, usando o próprio suporte plástico do frigobar, apenas removendo as prateleiras/grades.

Assim que tiver com os dois postmix e o cilindro acomodados no kegerator eu posto uma foto aqui.

Por enquanto o feedback que dou é que a engenhoca de cobre funcionando muito bem! Primeiras tiradas geladas e espuma super controlada. Não perco nem um ml de cerveja. Claro que isso também é em parte por conta das torneiras com controle de fluxo.

Outro ponto é que, ao contrário do que eu tinha imaginado, quando o frigobar está com cerveja dentro a temperatura interna sobe um pouco. Estou conseguindo controlar apenas com o termostato do próprio frigobar (mantenho nos 3-4°C colocando o termostato um pouco depois do mínimo).
 
Fala @wassis



Então camarada, a peça de madeira ainda não chegou. A encomenda foi feita pro meu cunhado, que tem habilidade com madeira. Como ele é de uma cidade vizinha, ainda não tivemos tempo de combinar a entrega.



Por enquanto estou usando apenas o postmix de 10L e o cilindro de CO2. Tudo cabe tranquilamente acima do degrau do compressor, usando o próprio suporte plástico do frigobar, apenas removendo as prateleiras/grades.



Assim que tiver com os dois postmix e o cilindro acomodados no kegerator eu posto uma foto aqui.



Por enquanto o feedback que dou é que a engenhoca de cobre funcionando muito bem! Primeiras tiradas geladas e espuma super controlada. Não perco nem um ml de cerveja. Claro que isso também é em parte por conta das torneiras com controle de fluxo.



Outro ponto é que, ao contrário do que eu tinha imaginado, quando o frigobar está com cerveja dentro a temperatura interna sobe um pouco. Estou conseguindo controlar apenas com o termostato do próprio frigobar (mantenho nos 3-4°C colocando o termostato um pouco depois do mínimo).



Blz @matozo! Estou em dúvida de qual cilindro comprar... 4 ou 6 kg.... Junto com o regulador duplo fico com receio de não caber....


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 
Fala, wassis, tenho um kegerator igual ao do Mateus e para caber os dois postmix dentro (um de 10 e outro de 20L) com o cilindro de CO2, este último só pode ser o de 2 kg. Tinha um de 4 kg mas tive q comprar um de 2kg pra conseguir colocar lá dentro (tb uso o regulador com saída dupla). Obviamente, o de 1kg serve tb mas é tão pequeno q não acho q valha a pena. Outra opção é deixar o cilindro de fora e fazer mais um furo no frigobar pra passar a mangueira pra dentro...

Abraço!
 
Ótimo tópico! Obrigado por compartilhar.

Aproveitando, eu estou olhando opções de frigobar para comprar. Encontrei um frigobar mais velho, mas em bom estado e ótimo preço, só que veio a dúvida se conseguiria fazer a adaptação da placa do congelador. O modelo é um Prosdócimo de 130L. Este modelo possui aquelas placas circulares fechadas. Segue uma foto de exemplo. Vi que a placa possui um encaixe nas pontas que poderia ser solta, mas precisaria ainda dobrar a placa na "força bruta".

Alguém já fez algo parecido? Dicas ou sugestões?

Obrigado.
 

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Fala @gustavofgt, infelizmente não conheço esse frigobar. Se vc considerar que há espaço para dobrar o freezer e o valor do frigobar não seja significativo pra vc (sempre há o risco de romper as linhas de gás), manda bala.
 
Olá @matozo,

Como todos já disseram, seu projeto ficou muito bom! Parabéns.

Eu comprei duas torneiras do tipo italiano da china, então o bico é (acredito) mais fino que o da sua, e eu acabei de ver esta tampa preta em silicone para as torneiras (achei como "Faucet Spout Plug") no Aliexpress. Por coincidência, vi que está na sua lista de itens iniciais. A questão é: você acha que ele serve também para a torneira italiana, ou fica folgado?

Obrigado!
 
Você pode pasar o link da China onde compraste aTorre de chope com as torneiras ? E a bandeja ?
 
@renatoat Cara, eu tenho uma chopeira a gelo com torneira italiana, mas não tá aqui pra eu testar. Medi o furo daquela tampa de torneira e tem 14mm interno e 16mm externo. Quando tiver a chance eu testo na torneira e te aviso.
 
@renatoat Cara, eu tenho uma chopeira a gelo com torneira italiana, mas não tá aqui pra eu testar. Medi o furo daquela tampa de torneira e tem 14mm interno e 16mm externo. Quando tiver a chance eu testo na torneira e te aviso.
A italiana tem uns 12mm externos (não tenho paquímetro, medi na régua).

Acho que vou arriscar comprar, se não ficar justo tenho a esperança de segurar pelo bico, que é mais apertado.
 
Dei um google aqui por "faucet plug for european draft faucet" e apareceu dois itens na Amazon que supostamente serviriam (talve esse que tem a escovinha seja mais certeiro):

https://www.amazon.com/dp/B009OLBP5A/?tag=skimlinks_replacement-20
https://www.amazon.com/dp/B00HG8WTYE/?tag=skimlinks_replacement-20

Obrigado.

Achei esta: http://www.lancer-direct.com/en/fau...lug-for-european-faucets-with-ss-nozzles.html

Mas nem coloquei para o Brasil e ja aparece U$25 de frete para um produto de U$0.25.

O ideal seria achar no mercado nacional ou da china, mas o unico no AliExpress foi esse: https://pt.aliexpress.com/item/Fauc...14.10010308.1000016.1.jIgKW9&isOrigTitle=true

Confirmei com o vendedor tambem que nao funciona na italiana.
 
Last edited by a moderator:
Conforme prometido, seguem fotos do suporte de madeira com os postmix e o cilindro de CO₂.

Com os dois postmix:

VPd7yhY.jpg


E aqui com o cilindro de CO₂ também:

BmfWycZ.jpg


Repare que o suporte precisou ficar um pouco na diagonal pra poder fechar, isso foi por conta do barril de 10L. O ideal seria ou diminuir na profundidade ou então fazer um corte circular que encaixasse no postmix menor.

Como consegui encontrar uma posição que fechasse sem forçar a porta, manterei assim (sorry, mais um vídeo na vertical):

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Bp8DvmgYiCQ[/ame]
 
Ei @matozo

Existe um outro modelo RE80, cuja única diferença em relação ao RE120 é altura que é 640 mm. O RE120 é 880 mm.
Pelas fotos que você mandou me parece que sobra um espaço acima do postmix de 19. Quanto é esse espaço, tem como você mandar ?

To procurando um frigobar um pouco mais baixo para colocar "embutido" junto com uns armários embaixo de uma pia, aí "só" preciso furar o mármore e instalar a torre.
 
@tiagoandrei mandei o postmix maior pra polir :(

Assim que ele tiver comigo de volta eu meço e posto.
 
@tiagoandrei segue foto com as medidas:

qKnRe6X.jpg


Aproveitei pra colocar as medidas do suporte de madeira também, caso interesse pra alguém.
 
Matozo, estou no trabalho e as fotos não abrem. Sabe de cabem dois PM pinlock (são mais largos e baixos que os ball lock)?

Abs

Victor
 
@Dexavator

Vou assumir que você tá perguntando sobre postmix de 19L.

Para caber dois (ball lock ou pinlock) você vai ter que cavar o isolamento lateral.

No meu caso eu coloquei um ball lock da Agavic (10L) no fundo e um pin lock Cornellius (19L) na frente.
 
@Dexavator

Vou assumir que você tá perguntando sobre postmix de 19L.

Para caber dois (ball lock ou pinlock) você vai ter que cavar o isolamento lateral.

No meu caso eu coloquei um ball lock da Agavic (10L) no fundo e um pin lock Cornellius (19L) na frente.

Legal, queria por dois Cornellius Pin Lock mesmo.

Não quer montar um desses para mim não? ;)


Abraço

Victor
 
Matozo, sou novo aqui e queria uma ajuda. Estou projetando um kegerator para embutir num armário da cozinha que ficará sob a bancada de granito. Consegui uma adega kitcheaid de 22 garrafas que será adaptada. Mas ainda preciso comprar o resto. Como o kegerator ficará embaixo da bancada e do granito, estou receoso que as mangueiras até a torre deixem a cerveja quente. Também estou atrás de uma torre para duas torneiras belgas e uma pingadeira avulsa. A torre terá que ser prese diretamente no granito. Consegue me auxiliar pra ver se esse projeto tem como dar certo? Grato
 
Fala @fabianoprss,

Teu projeto parece correto.

Confirme se a adega mantém uma temperatura boa para ser usada como kegerator.

Com relação às mangueiras, depende um pouco de quanto delas vai ficar pra fora da adega. No meu caso são alguns centímetros e eu usei isolamento mais canos de cobre pra manter uma temperatura mais baixa.

O resultado final ficou muito bom e não tenho problemas com excesso de espuma ou cerveja quente, mesmo tirando pequenas quantidades. Vale lembrar que minha torneiras possuem controle de fluxo, o que ajuda bastaaante. Na primeira tirada eu restrinjo o fluxo pro mínimo e a medida que o copo vai enchendo vou aumentando. Isso só pra primeira tirada, depois é tranquilo.

Existem diversas formas de manter as linhas geladas, esse método com o cano de cobre é só um deles. Você poderia, por exemplo, usar um cooler para soprar o ar frio para a torre, ou até mesmo usar uma torre resfriada por glicol.

Dá uma olhada nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403628

O projeto é parecido com o seu e tem mais pessoas fazendo igual.
 
Fala @fabianoprss,

Teu projeto parece correto.

Confirme se a adega mantém uma temperatura boa para ser usada como kegerator.

Com relação às mangueiras, depende um pouco de quanto delas vai ficar pra fora da adega. No meu caso são alguns centímetros e eu usei isolamento mais canos de cobre pra manter uma temperatura mais baixa.

O resultado final ficou muito bom e não tenho problemas com excesso de espuma ou cerveja quente, mesmo tirando pequenas quantidades. Vale lembrar que minha torneiras possuem controle de fluxo, o que ajuda bastaaante. Na primeira tirada eu restrinjo o fluxo pro mínimo e a medida que o copo vai enchendo vou aumentando. Isso só pra primeira tirada, depois é tranquilo.

Existem diversas formas de manter as linhas geladas, esse método com o cano de cobre é só um deles. Você poderia, por exemplo, usar um cooler para soprar o ar frio para a torre, ou até mesmo usar uma torre resfriada por glicol.

Dá uma olhada nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403628

O projeto é parecido com o seu e tem mais pessoas fazendo igual.

Valeuuuu Matozo, muito obrigado pelas informações.
Bem interessante esse outro tópico mesmo. A adega poderá ser regulada para até -2/-3 graus. Acho que com 0 graus já congela o chopp né?
Pois é, consegui um cara para adaptar a adega e outro que fornece os demais materiais e faz a instalação. Ele me recomendou uma torre com passagem de água (precisa ser glicol?) por dentro (recipiente com água dentro da adega e bomba para recirculação) dizendo que seria necessário, senão o chopp esquentaria. Mas como a distância é pequena entre a adega e a torre (10 cm imagino que ficará) achei que não seria necessário e me interessei por essa opção do isolamento e canos de cobre (mais simples). A mangueira fica dentro do cano de cobre para não alterar o sabor? Essa mangueira revestida com cano de cobre e isolamento cabe em qualquer tipo de torre?

As torneiras belgas também permitem controle de fluxo, não? Mas precisa de uma chave, é isso?

Valeu

Abraço
 
Não tenho muita experiência com resfriamento líquido da torre, mas todo lugar vejo o pessoal usando glicol, deve ser mais efetivo.

Tem uma vantagem estética você gelar a torre, fica com aquela aparência suada. No método com isolamento e cobre isso não acontece.

Só que eu gosto dessa solução do cobre por ser justamente simples e econômica (funciona indiretamente). E você está correto, a mangueira passa por dentro do cobre, mantendo contato com o cobre que é gelado via adega/frigobar. Como o cobre é um bom condutor térmico isso acaba dando certo.

Na minha torre de duas torneiras coube com folga. Mas vai depender da sua torre.

Sobre as torneiras belgas: apesar de eu achá-las muito bonitas eu nunca tive, não sei ao certo se possuem controle de fluxo.
 
Não tenho muita experiência com resfriamento líquido da torre, mas todo lugar vejo o pessoal usando glicol, deve ser mais efetivo.

Tem uma vantagem estética você gelar a torre, fica com aquela aparência suada. No método com isolamento e cobre isso não acontece.

Só que eu gosto dessa solução do cobre por ser justamente simples e econômica (funciona indiretamente). E você está correto, a mangueira passa por dentro do cobre, mantendo contato com o cobre que é gelado via adega/frigobar. Como o cobre é um bom condutor térmico isso acaba dando certo.

Na minha torre de duas torneiras coube com folga. Mas vai depender da sua torre.

Sobre as torneiras belgas: apesar de eu achá-las muito bonitas eu nunca tive, não sei ao certo se possuem controle de fluxo.


Valeu Matozo, muito obrigado.

Abraço
 
Estou querendo comprar esse frigobar, mas para usar na fermentação...

Sei que a bombona de 30l cabe de boa, mas queria colocar um de 50l que tem as mesmas dimensões do de 30l, só é mais alto, 59,5 cm. Será que cabe?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Estou querendo comprar esse frigobar, mas para usar na fermentação...

Sei que a bombona de 30l cabe de boa, mas queria colocar um de 50l que tem as mesmas dimensões do de 30l, só é mais alto, 59,5 cm. Será que cabe?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Opa, valeu!

Segundo minhas anotações aqui tem 57 cm, ou seja, não caberia por pouco.

Isso considerando que o congelador já foi dobrado e há mais espaço na altura.

Eu uso ele pra fermentar, comecei com carboy de 20 litros e hj uso bombona de 30.

Acho que mais que isso complicaria.

Se cavar as laterais daria pra acomodar dois postmix de 19L e fermentar neles.
 
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