Transferir cerveja do barril para a garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Francisco Mattos

Well-Known Member
Joined
May 5, 2019
Messages
53
Reaction score
2
Location
Araruama
Boa tarde!

Pessoal, eu ia participar de um festival de cerveja artesanal e com isto estava com umas cervejas carbonatadas em barris para o evento, com a pandemia, o festival foi adiado, e então pensei na possibilidade de ir transferindo as cervejas dos barris para garrafas. Alguém já procedeu de forma semelhante e poderia dar umas dicas? A torneira pic nic poderia ser utilizada numa boa nesse processo? Uma vez que a transferência seja realizada, a cerveja na garrafa permanecerá carbonatada por bom período ou faz-se necessário seu rápido consumo?

Desde já agradeço qualquer ajuda possível!
 
Vocês terão dois problemas: perda de carbonatação e oxidação.

A solução para isso é envasar por contra-pressão ou com uma beergun. Tem muito material sobre esses dois métodos aqui no fórum e no Youtube, uma pesquisada rápida já mostrará muita coisa pra vocês!
 
Já fiz varias vezes, mantenha a breja mais gelada possível quando for passar para garrafa na hora de encher vai perder um pouco de carbonatação então o ideial e aumentar a carbonatação no barril para equilibrar com o que vai perder, use um tubo na ponta da torneira para evitar de espumar muito, encha ate o topo a garrafa com um final de espuma para evitar oxigênio, faço assim e sempre fica boa.
 
Atualmente, mantenho meu barril em temperatura ambiente, com ales e weiss já carbonatadas com sucesso usando 2,4BAR no barril de 50L cheio, transfiro pra garrafa pela torneira mesmo, com regulagem de vazão baixa deixo o liquido escorrer pela parede da garrafa e encho até o limite da garrafa e completo o headspace com espuma, já tampo em seguida. Tem funcionado bem durante os ultimos meses, e a carbonatação é mantida e não tive problemas com oxidação. O segredo é não deixar a espuma baixar para tentar colocar mais cerveja. Se encheu de espuma e o líquido não atingiu o ideal, tampe assim mesmo. Detalhe: Envasando em temperatura ambiente com pressão contínua no barril de 2,4BAR.
 
Back
Top