Transferencia de barril para garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermefighera

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
54
Reaction score
12
Pessoal,
Tentei fazer envase direto da chopeira com uma torneira italiana. Razoavelmente consegui regular a criação de espuma na garrafa, porém dois dias após a transferência a cerveja pareceu choca. Será que isto aconteceu por eu não utilizar o método de enchedor contrapressão ou beergun? Já li que algumas pessoas fizeram enchimento com torneira picnic.
Abraço!
 
Não tenho maiores conhecimentos da técnica, mas conheço cervejeiros que engarrafam de forma consistente com torneira italiana, sem contra-pressão.

Acho que o segredo é envasar a cerveja bem gelada (e, claro, garantir que a cerveja que está no barril está com carbonatação adequada - isso é, dar alguns dias para que a pressão do barril estabilize no ponto desejado).
 
Guilherme,
Envasei umas 10 garrafas utilizando a torneira italiana, fiz dessa maneira pela facilidade, achei muita mão de obra sanitizar e montar o contra pressão só pra 10 garrafas.
A cerveja estava com 3 volumes no barril e claro, houve diminuição da carbonatação, mas nada significativo como você relata. Ainda, deixei sem querer 3 garrafas 1 dia em temperatura ambiente, depois resfriei novamente e tomei elas uma semana depois, estavam com a mesma carbonatação das outras.
O que fiz para envasar, além de utilizar a cerveja na casa dos 2ºC e a pressão do CO2 na faixa dos 0,5kgf/cm2, foi encontrar a inclinação da garrafa que gerasse a menor quantidade de espuma, no gargalo ficou uns 2cm. Enchi um pouco mais que o normal também, pra diminuir a quantidade de oxigênio e foi isso.

Já envasei com as torneiras picnic também, mas a perca de carbonatação foi bem maior.

Abraço.