Top 10 descobertas dos iniciantes na primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Se você não fez ainda sua primeira brassagem, segue uma lista de coisas que você vai se deparar... se vc já fez, com certeza nesta lista tem algo que você vai identificar... hahaha fiz essa lista com base na brassagem que fiz hoje..

1 -fazer a primeira moagem de roupa preta e ficar parecido com um pedreiro de tanto pó que gruda na sua roupa
2 - Arrebentar os dedos tentando abrir o balde de fermentação depois de "testar" o seu fechamento.
3 - Se arrepender de não ter comprado o Abridor de balde
4 - Experimentar o malte cru pra ver que gosto tem
5 - Experimentar o lúpulo crú pra ver se é amargo
6- descobrir que mosto é doce e deixa sua mão melada.
7 - Descobrir o prazer e a satisfação dos aromas que sobem do lúpulo assim que você joga ele na fervura
8 - queimar o dedo na saída da água do chiller tentando verificar se a água sai "quentinha"
9 - Ter sempre a sensação de que está esquecendo alguma coisa por mais controles e anotações q você possa ter
10 -Ficar muito mais cansado do que você imaginou que iria ficar.
 
Hahahaha acho que quase todo mundo já passou por boa parte dessa lista.

Quanto a 1 eu costumo colocar um pano nas partes abertas pra parar o pó.
 
Hahaha....muito boa!
Se for lembrar da minha sou capaz de lembrar mais umas 10! Hehehe
 
ainda vou fazer a minha, mas a primeira coisa que eu pensei foi em comer malte!!!! hahahaha
 
hahahah 100%, passei pelas 10.

da pra fazer a lista das 10 primeiras descobertas da 1a fermentação tb!
 
Pode acrescentar aí:

Abrir a geladeira do fermentador no 1° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;
Abrir a geladeira do fermentador no 2° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;
Abrir a geladeira do fermentador no 3° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;
Abrir a geladeira do fermentador no 4° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;...
Tirar uma amostra no final da fermentação e pensar: putz, estraguei a cerveja!
 
Putz verdade! To no meu quarto dia de fermentação e ontem quando vi a cor da danada achei exatamente isso!
 
Essa de não conseguir abrir o balde me deixou muito put* da vida.


hahahhahaha
 
Essa de não conseguir abrir o balde me deixou muito put* da vida.


hahahhahaha

Né?! Ficou parecendo que as tampas eram descartáveis porque sempre ficavam destruídas depois de abrir uma vez!

Ainda bem que logo aumentei a produção e mudei pra bombonas, bem melhor hahaha. Se fosse usar balde hoje em dia deixaria sem vedar, no primeiro "clique" mesmo.
 
as 10.... fácil

mas abrir o balde.... esse me revoltou. Até que resolvi tirar o lacre...

Faltou provar a cerveja na proveta rssss
 
Pode acrescentar aí:

Abrir a geladeira do fermentador no 1° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;
Abrir a geladeira do fermentador no 2° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;
Abrir a geladeira do fermentador no 3° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;
Abrir a geladeira do fermentador no 4° dia e pensar: putz, estraguei a cerveja;...
Tirar uma amostra no final da fermentação e pensar: putz, estraguei a cerveja!

hahahaha Cara, tenho quase 20 levas pra contar e até hoje tenho essa "paranóia"! rsrsrsrs Cervejeiro ansioso é dureza...
 
Né?! Ficou parecendo que as tampas eram descartáveis porque sempre ficavam destruídas depois de abrir uma vez!

Ainda bem que logo aumentei a produção e mudei pra bombonas, bem melhor hahaha. Se fosse usar balde hoje em dia deixaria sem vedar, no primeiro "clique" mesmo.
Hahahahaha
Balde muuto anti funcional. Tanta vedação mais simples!!!
 
Kkk fiz a minha primeira brassagem há 15 dias e o q mais me impressionou foi realmente o cansaço após todo o processo. Mas o prazer de fazer é mto recompensador.
Agora aguardando a fermentação terminar para desfrutar da minha primeira cerveja.
 
Kkk fiz a minha primeira brassagem há 15 dias e o q mais me impressionou foi realmente o cansaço após todo o processo. Mas o prazer de fazer é mto recompensador.
Agora aguardando a fermentação terminar para desfrutar da minha primeira cerveja.

Quando pegar prática vai ficar menos desesperado para cada processo... daí estando mais preparado vai ficar muito mais fácil!

Uma boa prática é deixar um checklist do procedimento do dia. Daí não é pego desprevenido pelo tempo de aquecimento do mash-out, da água de lavagem e tudo mais!
 
eu colocaria mais uma (que fiz já na quinta brassagem)...

colocar o chiller de imersão dentro da panela em plena fervura sem engatar as mangueiras e sem tirar aquelas tampinhas que ta na ponta do chiller...

quem sofreu nesse momento foi meu cachorro que tava dormindo próximo de onde a agua expelida pelo chiller foi parar kkkk
enquanto isso eu de olho arregalado parecia um pokemon com medo de que a agua fosse para o mostro...
 
Moro aqui em Cuiabá, e como é muito quente, resolvi fazer uma brassagem de madrugada. Foi uma experiencia bem legal, clima agradável, sem ninguém pentelhando do seu lado perguntando se no outro dia ia dar para beber kkkkkk, único problema que foi em uma sexta-feira logo depois de sair da empresa, começou umas 18:50 e terminou às 03:30.
Logo digo que o 10º é o mais certo.... rs
 
Sou novo aqui e fiz minha primeira brassagem sábado (05/06) e passei por quase todos pontos citados, hoje no segundo dia de fermentação meu air lock não borbulha ( acho que já fui olhar umas 30 vezes em menos de dois dias kkk), mas nem vou me atentar a isto, vou no densímetro mesmo pois já que é uma das dúvidas mais frequentes deste forum. Sobre o "Acho que estraguei minha cerveja" estou nessa desda mostura, pois ao tentar normalizar a temperatura, chegou gente em casa e esqueci o fogo ligado e o malte foi a 80º, não sei se isso vai afetar, mas que estou com esse medo de ter estragado eu tô! kkk

Uma coisa eu digo, o cansaço é forte, mas a satisfação da primeira aventura vale a pena, mesmo que não tenha o resultado final que eu queria.
 
E qual foi o resultado?



Sou novo aqui e fiz minha primeira brassagem sábado (05/06) e passei por quase todos pontos citados, hoje no segundo dia de fermentação meu air lock não borbulha ( acho que já fui olhar umas 30 vezes em menos de dois dias kkk), mas nem vou me atentar a isto, vou no densímetro mesmo pois já que é uma das dúvidas mais frequentes deste forum. Sobre o "Acho que estraguei minha cerveja" estou nessa desda mostura, pois ao tentar normalizar a temperatura, chegou gente em casa e esqueci o fogo ligado e o malte foi a 80º, não sei se isso vai afetar, mas que estou com esse medo de ter estragado eu tô! kkk

Uma coisa eu digo, o cansaço é forte, mas a satisfação da primeira aventura vale a pena, mesmo que não tenha o resultado final que eu queria.
 
Back
Top