TK Tank - alguém tem?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Joined
Oct 25, 2016
Messages
67
Reaction score
14
Ví um video no grupo de whats do fórum de um camarada servindo um chopp direto do fermentador dessa marca:

https://www.facebook.com/tktankbrewing/?ref=page_internal&qsefr=1

Achei o máximo!

queria saber dos srs mais experientes se seria uma boa aquisição (ainda estou aguardando o orçamento via e-mail) e as vantagens e desvantagens de se investir alternativamente em um postmix + kit (co2, torneira, etc)
 
Ví um video no grupo de whats do fórum de um camarada servindo um chopp direto do fermentador dessa marca:

https://www.facebook.com/tktankbrewing/?ref=page_internal&qsefr=1

Achei o máximo!

queria saber dos srs mais experientes se seria uma boa aquisição (ainda estou aguardando o orçamento via e-mail) e as vantagens e desvantagens de se investir alternativamente em um postmix + kit (co2, torneira, etc)
Não tinha visto esse equipamento, muito interessante... parece que é um investimento alto, manda os valores quando chegar o orçamento...

Enviado de meu LG-K130 usando Tapatalk
 
Fui eu que postei o vídeo no grupo, era uma Session IPA que acabou em uma semana :mug:
Tenho um TK de 27l e gosto muito, é só regular a temperatura e a pressão, ao final da fermentação a cerveja está carbonatada. A partir daí é só fazer o cold crash, purgar o fermento/trub e servir.
A fermentação sob pressão gera muito menos ésteres e álcoois superiores o que pode acelerar muito o tempo de fermentação já que é possível fermentar em maiores temperaturas sem os off flavors correspondentes. Já fiz lager em 10 dias, Ale em uma semana.
Claro que isso nem sempre é vantagem, se for fazer uma saison uma outra belga ou até uma pale ale inglesa, a baixa quantidade de ésteres não é desejável, aí você faz a fermentação sem pressão e fecha a válvula quando faltar 1/3-1/4 para acabar a fermentação, assim mantém os ésteres mas se consegue também a carbonatação.

Quanto ao serviço diretamente do fermentador, é muito prático pois a cerveja já estará pronta e carbonatada e gelada após a fermentação e cold crash mas, obviamente, você não poderá fermentar outra cerveja enquanto estiver servido aquela lá.
Como faço? Comprei um postmix de 10l, então quando a cerveja começa a chegar perto do fim, mando para o postmix (transferência pressurizada e sem contato com oxigênio) e já ponho outra para fermentar. Esse barril posso deixar na geladeira com uma torneira picnic (ele é pequeno), posso plugá-lo no kegerator ou levar em um churrasco/festa.
Outra opção é engarrafar diretamente da torneira belga, só encaixar uma mangueira pequena na ponta, regular para o mínimo de fluxo que ela não espuma quase nada, encho as garrafas até sair uma espuma pelo gargalo (para não sobrar o2 na garrafa) e tampo.
Dá também para fazer dry hop pressurizado nele já que perderia muito co2 para abri-lo toda ver que for jogar lúpulo/adjunto, ele vem com uma cápsula que você conecta, pressuriza e libera o lupulo no fermentador.
Precauções que tem que ter:
O sistema de refrigeração é muito eficiente então não recomendo fazer o cold crash direto para 0C, tem probabilidade de congelar a cerveja, fora que iria forçar muito as leveduras em caso de reutilização, que ficou bem fácil agora.
É difícil de movê-lo cheio (vazio tb mas é 20kg mais leve) então escolha bem onde vai deixá-lo. minha panela tem sistema de bomba mas pode fazer a trasfega para ele por balde também.
Tem que regular corretamente o controlador, se está fazendo a primeira refrigeração dos 25+- até os 18 ou 10, é uma regulagem, se vai manter em 18, outra, cold crash, outra. Dá para fazer com a regulagem padrão? Dá mas se quer o mínimo de histerese, é bom regular.


Acho que é isso, qualquer pergunta é só falar.

Abs

Victor
 
Dexavator

Vc poderia dizer qual o valor que pagou no seu tank?? Tenho interesse em comprar um e queria ter uma ideia do valor.

Obrigado
 
Fui eu que postei o vídeo no grupo, era uma Session IPA que acabou em uma semana :mug:
Tenho um TK de 27l e gosto muito, é só regular a temperatura e a pressão, ao final da fermentação a cerveja está carbonatada. A partir daí é só fazer o cold crash, purgar o fermento/trub e servir.
A fermentação sob pressão gera muito menos ésteres e álcoois superiores o que pode acelerar muito o tempo de fermentação já que é possível fermentar em maiores temperaturas sem os off flavors correspondentes. Já fiz lager em 10 dias, Ale em uma semana.
Claro que isso nem sempre é vantagem, se for fazer uma saison uma outra belga ou até uma pale ale inglesa, a baixa quantidade de ésteres não é desejável, aí você faz a fermentação sem pressão e fecha a válvula quando faltar 1/3-1/4 para acabar a fermentação, assim mantém os ésteres mas se consegue também a carbonatação.

Quanto ao serviço diretamente do fermentador, é muito prático pois a cerveja já estará pronta e carbonatada e gelada após a fermentação e cold crash mas, obviamente, você não poderá fermentar outra cerveja enquanto estiver servido aquela lá.
Como faço? Comprei um postmix de 10l, então quando a cerveja começa a chegar perto do fim, mando para o postmix (transferência pressurizada e sem contato com oxigênio) e já ponho outra para fermentar. Esse barril posso deixar na geladeira com uma torneira picnic (ele é pequeno), posso plugá-lo no kegerator ou levar em um churrasco/festa.
Outra opção é engarrafar diretamente da torneira belga, só encaixar uma mangueira pequena na ponta, regular para o mínimo de fluxo que ela não espuma quase nada, encho as garrafas até sair uma espuma pelo gargalo (para não sobrar o2 na garrafa) e tampo.
Dá também para fazer dry hop pressurizado nele já que perderia muito co2 para abri-lo toda ver que for jogar lúpulo/adjunto, ele vem com uma cápsula que você conecta, pressuriza e libera o lupulo no fermentador.
Precauções que tem que ter:
O sistema de refrigeração é muito eficiente então não recomendo fazer o cold crash direto para 0C, tem probabilidade de congelar a cerveja, fora que iria forçar muito as leveduras em caso de reutilização, que ficou bem fácil agora.
É difícil de movê-lo cheio (vazio tb mas é 20kg mais leve) então escolha bem onde vai deixá-lo. minha panela tem sistema de bomba mas pode fazer a trasfega para ele por balde também.
Tem que regular corretamente o controlador, se está fazendo a primeira refrigeração dos 25+- até os 18 ou 10, é uma regulagem, se vai manter em 18, outra, cold crash, outra. Dá para fazer com a regulagem padrão? Dá mas se quer o mínimo de histerese, é bom regular.


Acho que é isso, qualquer pergunta é só falar.

Abs

Victor
Vi que o fermentador tem em torno de 70 kg, nao atrapalha na hora de limpar. Vc pode mandar o link do video?

Abracos.
 
Bom dia!
Recentemente solicitei orçamento da empresa e tive a seguinte resposta:

A TK TANK é uma empresa voltada no desenvolvimento e fabricação de fermentadores e equipamentos para Homebrew e Brewpubs, empregando conhecimentos técnicos e muita qualidade para se obter as melhores cervejas artesanais, além de um designe diferenciado e muita personalidade.
Voltada ao mundo das cervejas artesanais, a TK TANK desenvolve equipamentos para cervejeiros que buscam resultados de altíssima qualidade e produção com total controle nos processos.


Todos os equipamentos são fabricados seguindo as exigências sanitárias, inox 304, válvulas sanitárias, soldas e polimentos sanitários, rugosidade e ângulo ideal para drenagem de levedura e lúpulo, sistema pressurizado para Dry hopping, válvula para retirada de amostras total controle de temperaturas e pressão durante o processo de fermentação.



TANK 27 Litros Total (uteis 20)- R$ 7400,00 Escovado R$ 7700,00 Polido Medidas L 34 cm x P 42 x A 115
TANK 65 Litros Total (uteis 50)- R$ 9400,00(Escovado) R$10400,00 (Polido) Medidas L 57cm x P 63 x A 125
TANK 130 Litros Total (uteis 100)- R$11400,00 (Escovado) R$12400,00 (Polido) Medidas L 70cm x P 76 x A 185

(+ Frete e ST)

Fabricado em chapa de inox 304 2mm e 1,5mm
Válvulas Sanitárias
Torneira Chopp
Válvula para retirada de amostra
Solda e acabamento sanitário
Controle total de temperatura e pressão - possibilitando a carbonatação natural
Ângulos (60 graus ou menos) e rugosidade ideias para drenagem de Levedura e Lúpulo
Sistema pressurizado de Dry Hopping - não é necessário abrir o tanque
Pingadeira estilizada

Nosso site e showroom na Cidade de Campinas logo estarão à disposição, assim como mais fotos.

Prazo entrega 50 dias

Orçamento valido por 15 dias.

Pagamento 50% Pedido
50% Entrega

Qualquer dúvida estou à disposição

Entre em contato pelo whatsapp

No momento só estamos produzindo os fermentadores, mas em breve teremos novidades.

Para o valor do frete solicito o CEP de entrega.

Boas cervejas!!!

João Barillari - TK TANK
19-981118025



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Comprei um de 27 lts, devem entregar em 50 dias qualquer novidade posto aqui.
 
Comprei um de 27 lts, devem entregar em 50 dias qualquer novidade posto aqui.

Olá amigo! Tudo bem? Você já recebeu seu fermentador TK 27? Estou interessado em comprar um também, mas gostaria de ouvir a opinião de alguém que já o possui. Desde já, obrigado. Cheers!
 
Fiz uma análise bem completa lá em cima.
Olá amigo! Tudo bem? Você já recebeu seu fermentador TK 27? Estou interessado em comprar um também, mas gostaria de ouvir a opinião de alguém que já o possui. Desde já, obrigado. Cheers!
 
Achei uma preço razoável pela proposta, acabamento e inovação. Com certeza teria um, se tivesse um brewpub
 
Chegou o fermentador
 

Attachments

  • tk tank.jpg
    tk tank.jpg
    148.7 KB · Views: 888
Lindo. Depois posta a sua experiência com ele, prós e contras. Parabéns pela aquisição.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Adquiri um fermentador auto refrigerado que funciona como chopeira. Adorei o funcionamento. Estou fermentando uma lager e em 2,5 dias já tinha atenuado 95%.
Fornecedor Riqueza Inox de SC, preço bem acessível. Antes de comprar consultei a TK Tank, mas achei alto o preço
Segue imagens do fermentador
 

Attachments

  • IMG_20190608_165411703.jpg
    IMG_20190608_165411703.jpg
    43.2 KB · Views: 389
  • IMG_20190622_090523920.jpg
    IMG_20190622_090523920.jpg
    35.7 KB · Views: 347
  • IMG_20190608_165400180.jpg
    IMG_20190608_165400180.jpg
    37.3 KB · Views: 357
  • IMG_20190608_165320582.jpg
    IMG_20190608_165320582.jpg
    43.5 KB · Views: 333
  • IMG_20190608_171342603.jpg
    IMG_20190608_171342603.jpg
    28.9 KB · Views: 332
  • IMG_20190608_165452490.jpg
    IMG_20190608_165452490.jpg
    35.5 KB · Views: 326
Adquiri um fermentador auto refrigerado que funciona como chopeira. Adorei o funcionamento. Estou fermentando uma lager e em 2,5 dias já tinha atenuado 95%.
Fornecedor Riqueza Inox de SC, preço bem acessível. Antes de comprar consultei a TK Tank, mas achei alto o preço
Segue imagens do fermentador


Poderia passar o valor desse?
 
Poderia passar o valor desse?
O valor sem acessórios é 4.600,00. O meu custou 5.300,00.

Fermentador auto refrigerado, volume total 64 l, volume útil 50 l, com aquecimento, bazuca para Dry Hop, pressurizável, spray ball, rodinhas, como chopeira
Solicitei que ele viesse já passivado.
A refrigeração e o isolamento são bons, diferenças de 0,5 graus para + e - durante a fermentação, o compressor liga 1 ou duas vezes ao dia 5 a 10 min.

Segue o contato Sr. Jober 49 998309949, 49 36750439
https://instagram.com/riqueza_inox?igshid=u24m7mhdadzr
 
Last edited:
O valor sem acessórios é 4.600,00. O meu custou 5.300,00.

Fermentador auto refrigerado, volume total 64 l, volume útil 50 l, com aquecimento, bazuca para Dry Hop, pressurizável, spray ball, rodinhas, como chopeira
Solicitei que ele viesse já passivado.
A refrigeração e o isolamento são bons, diferenças de 0,5 graus para + e - durante a fermentação, o compressor liga 1 ou duas vezes ao dia 5 a 10 min.

Segue o contato Sr. Jober 49 998309949, 49 36750439
https://instagram.com/riqueza_inox?igshid=u24m7mhdadzr


legal, obrigado.
 
O valor sem acessórios é 4.600,00. O meu custou 5.300,00.

Fermentador auto refrigerado, volume total 64 l, volume útil 50 l, com aquecimento, bazuca para Dry Hop, pressurizável, spray ball, rodinhas, como chopeira
Solicitei que ele viesse já passivado.
A refrigeração e o isolamento são bons, diferenças de 0,5 graus para + e - durante a fermentação, o compressor liga 1 ou duas vezes ao dia 5 a 10 min.

Segue o contato Sr. Jober 49 998309949, 49 36750439
https://instagram.com/riqueza_inox?igshid=u24m7mhdadzr
Amigo, estou bem interessado nesse fermentador. Continua satisfeito com ele?
 
Oi, por enquanto sim. Nenhum problema até agora.
Caso fosse fazer um pedido agora, pediria com saída da Torneira de chopp por cima, no acesso superior.
Isto vai facilitar a limpeza do cano que leva a cerveja até a torneira.
 
61C160F9-1E41-46CC-8C45-82C23470EE13.jpeg
Caso fosse fazer um pedido agora, pediria com saída da Torneira de chopp por cima, no acesso superior.
Isto vai facilitar a limpeza do cano que leva a cerveja até a torneira.


Amigo vc já conferiu as soldas do seu fermentador? Efetuei a compra de um fermentador com essa empresa e pra minha surpresa as soldas não eram sanitárias, pelo contrario, sequer foram lixadas , estavam com vários espaços na solda o que facilita a contaminação e o pior de tudo ... enferrujadas. Seguem as fotos , estou mt chateado com a empresa , estava bastante empolgado com a compra do fermentador. Pergunto pra vc se verificou as soldas internas pq geralmente não fazemos isso. Compramos e observamos o acabamento externo e não nos tocamos do principal. Agora pra mim vai ser a luta de devolver o equipamento e pegar meu dinheiro de volta...perdi completamente a confiança
 

Attachments

  • 052B3CB0-199C-4835-AD4C-3A650BC2E510.jpeg
    052B3CB0-199C-4835-AD4C-3A650BC2E510.jpeg
    25.9 KB · Views: 295
  • CFB439F8-2740-45F8-A094-87EF05E06759.jpeg
    CFB439F8-2740-45F8-A094-87EF05E06759.jpeg
    23.7 KB · Views: 280
View attachment 122926


Amigo vc já conferiu as soldas do seu fermentador? Efetuei a compra de um fermentador com essa empresa e pra minha surpresa as soldas não eram sanitárias, pelo contrario, sequer foram lixadas , estavam com vários espaços na solda o que facilita a contaminação e o pior de tudo ... enferrujadas. Seguem as fotos , estou mt chateado com a empresa , estava bastante empolgado com a compra do fermentador. Pergunto pra vc se verificou as soldas internas pq geralmente não fazemos isso. Compramos e observamos o acabamento externo e não nos tocamos do principal. Agora pra mim vai ser a luta de devolver o equipamento e pegar meu dinheiro de volta...perdi completamente a confiança

Essas fotos são do Tk Tank? Nossa, quase não consigo acreditar. O acabamento deles nas fotos do lado de fora são impecáveis, se realmente fazem isso é uma lástima.
 
Essas fotos são do Tk Tank? Nossa, quase não consigo acreditar. O acabamento deles nas fotos do lado de fora são impecáveis, se realmente fazem isso é uma lástima.

é da riqueza...tk Tank parece ser impecável. Não sei se meu caso foi isolado, até pq vi umas fotos internas do fermentador no site da riqueza e estavam bem acabados. Mas deixo aqui consignado que eles prontamente me atenderam acerca da reclamação e estão por enquanto providenciando a devolução do produto...o próprio atendente ficou surpreso com as fotos e disse q pode ter ocorrido algum problema na fábrica
 
View attachment 122926


Amigo vc já conferiu as soldas do seu fermentador? Efetuei a compra de um fermentador com essa empresa e pra minha surpresa as soldas não eram sanitárias, pelo contrario, sequer foram lixadas , estavam com vários espaços na solda o que facilita a contaminação e o pior de tudo ... enferrujadas. Seguem as fotos , estou mt chateado com a empresa , estava bastante empolgado com a compra do fermentador. Pergunto pra vc se verificou as soldas internas pq geralmente não fazemos isso. Compramos e observamos o acabamento externo e não nos tocamos do principal. Agora pra mim vai ser a luta de devolver o equipamento e pegar meu dinheiro de volta...perdi completamente a confiança
Fico chateado com o que fizeram no seu fermentador.
Hoje estava fazendo a limpeza no meu fermentador e tirei 2 fotos, o acabamento interno no fundo do fermentador esta ótimo, e na parte superior ficou a desejar, mas acho que não compromete, em anexo as fotos
 

Attachments

  • IMG_20200118_172051194.jpg
    IMG_20200118_172051194.jpg
    101.4 KB · Views: 268
  • IMG_20200118_172152454.jpg
    IMG_20200118_172152454.jpg
    26.7 KB · Views: 260
Fico chateado com o que fizeram no seu fermentador.
Hoje estava fazendo a limpeza no meu fermentador e tirei 2 fotos, o acabamento interno no fundo do fermentador esta ótimo, e na parte superior ficou a desejar, mas acho que não compromete, em anexo as fotos

caramba...bem diferente do meu mesmo...agora posso constatar que realmente deve ter acontecido algum problema na confecção do meu...
 
Fico chateado com o que fizeram no seu fermentador.
Hoje estava fazendo a limpeza no meu fermentador e tirei 2 fotos, o acabamento interno no fundo do fermentador esta ótimo, e na parte superior ficou a desejar, mas acho que não compromete, em anexo as fotos
Olá amigo, você chegou a fazer a passivação dele? Caso positivo, o que usou?
 
Prezados,

Faço cerveja fazem uns 5 anos. Desde que comecei com o hobby utilizo barris e um kegerator para servir minhas cervejas. Faço levas de até 70 llitos e utilizo bombonas para fermentar. Estou bastante interessado em adquirir um fermentador refrigerado para fermentar e servir minhas cervejas. Andei lendo o tópico sobre a experiência de vocês com o fermentador da Tk Tank e Riqueza e gostaria de tirar algumas duvidas:
Como é realizada a limpeza do fermentador? Qual o produto utilizado? É necessário encher todo o fermentador com o produto de limpeza?
Quanto a sanitização, como é realizada?
Vale a pena investimento?
 
Prezados,

Faço cerveja fazem uns 5 anos. Desde que comecei com o hobby utilizo barris e um kegerator para servir minhas cervejas. Faço levas de até 70 llitos e utilizo bombonas para fermentar. Estou bastante interessado em adquirir um fermentador refrigerado para fermentar e servir minhas cervejas. Andei lendo o tópico sobre a experiência de vocês com o fermentador da Tk Tank e Riqueza e gostaria de tirar algumas duvidas:
Como é realizada a limpeza do fermentador? Qual o produto utilizado? É necessário encher todo o fermentador com o produto de limpeza?
Quanto a sanitização, como é realizada?
Vale a pena investimento?
Olá, a limpeza pode ser feita utilizando uma bomba e um spray ball no fermentador. Utilizando um detergente cáustico com água morna deve fazer a limpeza do fermentador. Não há a necessidade de encher o fermentador para a limpeza. Utilizo normalmente 5 litros de água morna +- 70c + a dosagem recomendada do fabricante do detergente para este serviço. Após enxaguar abundantemente com água para não ficar resíduos do detergente. O próximo passo é utilizar ácido paracetico diluído em água para esterilizar o fermentador, deixando circular por alguns minutos, descartar o conteúdo e fechar o fermentador para a próxima produção.
Tenho a torneira de chopp no fermentador mas não utilizo. Se vale a pena este tipo de equipamento, vai depender de quanto queres investir, pois um fermentador refrigerado tem um custo elevado em relação aos não refrigerado, que são utilizados dentro de geladeiras.

Abs
 
Prezados,

Faço cerveja fazem uns 5 anos. Desde que comecei com o hobby utilizo barris e um kegerator para servir minhas cervejas. Faço levas de até 70 llitos e utilizo bombonas para fermentar. Estou bastante interessado em adquirir um fermentador refrigerado para fermentar e servir minhas cervejas. Andei lendo o tópico sobre a experiência de vocês com o fermentador da Tk Tank e Riqueza e gostaria de tirar algumas duvidas:
Como é realizada a limpeza do fermentador? Qual o produto utilizado? É necessário encher todo o fermentador com o produto de limpeza?
Quanto a sanitização, como é realizada?
Vale a pena investimento?

Olá amigo! Também faço a limpeza do fermentador com detergente alcalino como Kunzel relatou. Utilizo 10 litros da solução e deixo circulando com bomba e sprayball por 15 minutos, solta tudo. Nunca esfregue a parte interna com esponjas, pois elas retiram a camada de passivação que protege o inox. A sanitização eu utilizo ácido peracético. Encho o fermentador com a solução sanitizante dois dias antes da brassagem e coloco para gelar até 4ºC. Essa solução sanitizante gelada eu utilizo para resfriar o mosto. No meu instagram (@fishrivervalley) tens alguns vídeos onde você pode ver o meu processo.

Tenho um TK Tank de 65L, estou muito contente com o equipamento, pelo controle de temperatura e pressão. Umas das melhores funcionalidades do equipamento é poder fermentar com o tanque pressurizado e poder realizar a carbonatação natural.

Abraço!
 
Back
Top