Tic parou de funcionar e fermentador chegou a 10.c no segundo dia.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rrezendes

New Member
Joined
Jan 24, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Rio de janeiro
Olá, em minha primeira brassagem após 24hs da minha saison fermentando a 19.4c a todo vapor, meu Tic parou de funcionar e só percebi após mais 24hs q minha cerveja estava a 10c na geladeira.

Resolvido o problema consegui voltar a cerveja aos 19.4c porém é percepitivel q o airlock está bem devagar em comparacao com o primeiro dia.

10/02/2019
OG: 1049, exatamente como o esperado.

11/02/2019
SG: 1039
Fermentou por 24h a 19.4C, airlock borbulhando bastante

12/02/2019
SG:1033
Fermentou a 10c. Airlock bem devagar

13/03/2019
Mantida a 19.4c
SG:1027 airlock segue devagar.

Minha duvida é que tipos de problemas eu posso ter nessa cerveja, q inicou a fermentacao na temperatura correta, baixou a temperstura por 24hs e agora esta fermentando na temperatira certa novamente. E caso exista esses problemas se tem alguma coisa q eu possa fazer para minimizar.

Obrigado.
 
Sem muitos problemas.

Já congelei uma APA com problemas no sensor, do tipo de ter uma bela camada de gelo dentro do fermentador.

Corrigi e foi vida que segue. Somente vais ter mais tempo de fermentação.

Um detalhe é que se estás fazendo uma Saison, esta temperatura é um pouco baixa para que o fermento deixe suas marcas na cerveja. Está usando qual fermento ?

Minhas Saisons quando uso o Mangrove Jacks começam em 24 e vão a 30ºC, as vezes faço até sem controle (mais precisão histórica com o estilo). Usei na última o Fermentis B-134 começando em 18ºC e logo subindo para 28ºC.

Estes fermentos de Saison são uns monstros devoradores de açúcar, e são rápidos. Como está lenta tua fermentação, sugiro subir um pouco a temperatura e dar uma agitada no fermentador para ressuspender a levedura, que deve ter decantado com o frio.
 
Back
Top