1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Tic parou de funcionar e fermentador chegou a 10.c no segundo dia.

Discussão em 'Fermentação' iniciado por rrezendes, 14/2/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 14/2/19 #1

rrezendes

rrezendes

rrezendes

New Member

Afiliado:
    24/1/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá, em minha primeira brassagem após 24hs da minha saison fermentando a 19.4c a todo vapor, meu Tic parou de funcionar e só percebi após mais 24hs q minha cerveja estava a 10c na geladeira.

Resolvido o problema consegui voltar a cerveja aos 19.4c porém é percepitivel q o airlock está bem devagar em comparacao com o primeiro dia.

10/02/2019
    OG: 1049, exatamente como o esperado.

11/02/2019
    SG: 1039
    Fermentou por 24h a 19.4C, airlock borbulhando bastante

12/02/2019
    SG:1033
    Fermentou a 10c. Airlock bem devagar

13/03/2019
    Mantida a 19.4c
    SG:1027 airlock segue devagar.

Minha duvida é que tipos de problemas eu posso ter nessa cerveja, q inicou a fermentacao na temperatura correta, baixou a temperstura por 24hs e agora esta fermentando na temperatira certa novamente. E caso exista esses problemas se tem alguma coisa q eu possa fazer para minimizar.

Obrigado.

2. 14/2/19 #2

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    618
    Sem muitos problemas.

Já congelei uma APA com problemas no sensor, do tipo de ter uma bela camada de gelo dentro do fermentador.

Corrigi e foi vida que segue. Somente vais ter mais tempo de fermentação.

Um detalhe é que se estás fazendo uma Saison, esta temperatura é um pouco baixa para que o fermento deixe suas marcas na cerveja. Está usando qual fermento ?

Minhas Saisons quando uso o Mangrove Jacks começam em 24 e vão a 30ºC, as vezes faço até sem controle (mais precisão histórica com o estilo). Usei na última o Fermentis B-134 começando em 18ºC e logo subindo para 28ºC.

Estes fermentos de Saison são uns monstros devoradores de açúcar, e são rápidos. Como está lenta tua fermentação, sugiro subir um pouco a temperatura e dar uma agitada no fermentador para ressuspender a levedura, que deve ter decantado com o frio.

3. 14/2/19 #3

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    697
    Dá nada isso ai não.

Só chamar de partial freezing e dizer que foi intencional. ;)

1 pessoa curtiu isso.
  4. 14/2/19 #4

rrezendes

rrezendes

rrezendes

New Member

Afiliado:
    24/1/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Vlw pessoal m etiraram um peso na conciência rssrrs!

@jeanpaullopes obrigado pelas dicas, dei aquela chacoalhada no fermentador e já subi a temperatura ;)

Abs

Compartilhe esta Página