The Grainfather

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucianoremus

Active Member
Joined
Nov 26, 2017
Messages
35
Reaction score
11
Oi pessoal, vou fazer um pequeno relato após dez brassagens que fiz com a Grainfather. Antes de compra-la não encontrei relatos de proprietários brasileiros, então foi um tiro no escuro hehehehe.
O equipamento é de excelente qualidade, fácil de operar e limpar, não ocupa espaço. Hoje estou iniciando a fervura com 34 litros e colocando cerca de 28 a 29 litros no fermentador. Na minha opinião vale muito a pena.
O controle de temperatura é preciso e de fácil ajuste. Abraço a todos.
 
Mas apertar botões e levar menos tempo para fazer tudo, indica que estamos aproveitando o hobby, pensando no processo, meditando sobre a arte da fabricação de cerveja, enfim, desopilando da nossa vida cotidiana?
 
Obrigado Saba. Tive muitas dificuldades no início para achar dicas sobre ela. E muitas pessoas torcem um pouco o nariz para quem usa. Tenho muitas coisas no dia a dia para resolver e me preocupar: filhos, esposa, trabalho, etc. Então diminuir o tempo gasto no hobby resulta em mais tempo de sobra para a família. Abraço.
 
Obrigado Saba. Tive muitas dificuldades no início para achar dicas sobre ela. E muitas pessoas torcem um pouco o nariz para quem usa. Tenho muitas coisas no dia a dia para resolver e me preocupar: filhos, esposa, trabalho, etc. Então diminuir o tempo gasto no hobby resulta em mais tempo de sobra para a família. Abraço.
opa @Lucianoremus, não tenho opinião sobre como cada um faz suas brassagens, fico feliz que nossa comunidade aumente e que o mercado melhore como um todo, com opções, pessoas em happy hour degustando IPAs e Blondes e comentando sobre a harmonização etc
Eu as vezes fico pensando sobre o hobby em si e por que ele é importante para mim, etc. Cada um vai fazer de um jeito e isso que é interessante.
Um amigo meu tem um aparelho desses, eu comparo com uma churrasqueira elétrica (sobra mais tempo para a família também, etc, etc) - mas tem o seu valor pegar um espeto de pau e cravar um vazio e fazer em uma vala e chamar os amigos para o entrevero.
Bem era isso, não quero criar nenhuma inimizade por alguma opinião controversa ou iniciar uma discussão interminável com vários lados e pontos de vista, ofensas, etc - acho que nao tem espaço aqui para isso.
Boas brassagens na grainfather e seguimos na luta de conseguir ter esse hobby neste país cheio de imposto!
 
Oi Ricardo, não tive de maneira nenhuma a intenção de ofender alguém ou criar inimizades. Só postei para que alguém possa ter algumas dúvidas esclarecidas, algo que não encontrei na ocasião de minha compra. Acho que tu tens razão quando afirma que cada um tem seu modo de pensar, seus gostos pessoais. O mais importante é todos aproveitem o hobby da melhor maneira possível e quando tivermos a oportunidade de compartilharmos alguma experiência que seja feito. Foi o que fiz. Grande abraço e brassagens cada vez melhores.
 
Obrigado Saba. Tive muitas dificuldades no início para achar dicas sobre ela. E muitas pessoas torcem um pouco o nariz para quem usa. Tenho muitas coisas no dia a dia para resolver e me preocupar: filhos, esposa, trabalho, etc. Então diminuir o tempo gasto no hobby resulta em mais tempo de sobra para a família. Abraço.
Oi Ricardo, não tive de maneira nenhuma a intenção de ofender alguém ou criar inimizades. Só postei para que alguém possa ter algumas dúvidas esclarecidas, algo que não encontrei na ocasião de minha compra. Acho que tu tens razão quando afirma que cada um tem seu modo de pensar, seus gostos pessoais. O mais importante é todos aproveitem o hobby da melhor maneira possível e quando tivermos a oportunidade de compartilharmos alguma experiência que seja feito. Foi o que fiz. Grande abraço e brassagens cada vez melhores.
Boa noite! Olha acabei de comprar uma exatamente pra praticar mais, fazer receitas menores em menos tempo. Tenho com amigos a betabeerbrewing, sistema 3 panelas top, mas a gás, bem raiz. O problema é que testar ou criar receitas em equipamento grande é caro e demorado. Já fiz nos dois sistemas, no improviso também com amigos e digo uma coisa: o prazer de produzir cerveja é igual!
 
Oi pessoal, vou fazer um pequeno relato após dez brassagens que fiz com a Grainfather. Antes de compra-la não encontrei relatos de proprietários brasileiros, então foi um tiro no escuro hehehehe.
O equipamento é de excelente qualidade, fácil de operar e limpar, não ocupa espaço. Hoje estou iniciando a fervura com 34 litros e colocando cerca de 28 a 29 litros no fermentador. Na minha opinião vale muito a pena.
O controle de temperatura é preciso e de fácil ajuste. Abraço a todos.
Aproveitar e perguntar sobre sanitização: que produtos você usa pra limpeza? A Grainfather é de inox mas o chiller é de cobre, usa ácido peracético mesmo?
 
Vou dar minha opinião, comprei a minha panela (versão americana) comprei de um amigo que trouxe de lá com pouco uso. Fiz a compra da panela depois que nasceu minhas gêmeas e não estava dando tempo de fazer minhas levas em modo convencional fogareiro 3 panelas. Cara eu curti de mais a panela, o app dela pra celular que sincroniza com a panela é espetacular, e funciona muito bem. Eu desenho minhas receitas no beersmith e faço upload da receita para o site da Grainfather, depois é só acessar via app e jogar a receita pro conect (controlador da panela) todas etapas são sinalizada com bip, a temperatura tem uma excelente precisão. Eu gostei tanto da panela que agora faço 2 receitas seguidas no mesmo dia.
Contras:
Pra mim só tem 2 coisas contra a panela, sendo elas
- Necessário água de lavagem pra completar a litragem
- Aquela tampa de vidro sem puxador pra mim é erro no projeto, até as versões chinesas tem o puxador.

Outra coisa estranha que notei nas panelas vendidas no Brasil é que vem um chiller de cobre, as versões americanas e da Nova Zelândia vem com
chiller de inox, até enviei um email para o fabricante com o número de série pra confirmar eles me confirmaram que a minha é chiller de inox, mas vi
no site lamas que eles vendem com chiller de cobre, achei muito estranho.
 
Vou dar minha opinião, comprei a minha panela (versão americana) comprei de um amigo que trouxe de lá com pouco uso. Fiz a compra da panela depois que nasceu minhas gêmeas e não estava dando tempo de fazer minhas levas em modo convencional fogareiro 3 panelas. Cara eu curti de mais a panela, o app dela pra celular que sincroniza com a panela é espetacular, e funciona muito bem. Eu desenho minhas receitas no beersmith e faço upload da receita para o site da Grainfather, depois é só acessar via app e jogar a receita pro conect (controlador da panela) todas etapas são sinalizada com bip, a temperatura tem uma excelente precisão. Eu gostei tanto da panela que agora faço 2 receitas seguidas no mesmo dia.
Contras:
Pra mim só tem 2 coisas contra a panela, sendo elas
- Necessário água de lavagem pra completar a litragem
- Aquela tampa de vidro sem puxador pra mim é erro no projeto, até as versões chinesas tem o puxador.

Outra coisa estranha que notei nas panelas vendidas no Brasil é que vem um chiller de cobre, as versões americanas e da Nova Zelândia vem com
chiller de inox, até enviei um email para o fabricante com o número de série pra confirmar eles me confirmaram que a minha é chiller de inox, mas vi
no site lamas que eles vendem com chiller de cobre, achei muito estranho.
Questionei várias coisas antes de comprar... não ter pegador na tampa é proposital, pra não atrapalhar o chiller quando você está resfriando(nada que uma luvinha não resolva, e já vi chinesas com pegador que fica mais quente que o vidro rsrs)
Agora quanto ao chiller, estranho o retorno do fabricante, até onde sei todas são com chiller de cobre, conversei com pessoal da Europa e usa e são de cobre! E tem muita gente que defende o uso do cobre, sanitiza bem e tem propriedades interessantes, uma delas é ser bactericida.
Quanto a água de lavagem, acho que achei uma solução muito legal, mas deixa ela chegar e vou testar antes de falar alguma besteira.
Abs
 
Realmente a do chiller é bem estranho, eu questionei o fabricante justamente por questão de sanitização, assim que obtive a resposta comecei a usar soda caustica na limpeza.
Utilizo um pré chiller de 7 metros no gelo e baixa a 20 graus na primeira passada.
O app pra celular já da todas medidas de água para o perfil da panela, eu sempre estava utilizando com base no cálculo deles o que é incrível que quase sempre a a OG e litragem batia. Eficiência se não me engano para a penela é de 72% próprio beersmith tem o perfil da panela.
Mas na últimas 2 receitas eu fiz uns testes usando quase a capacidade máxima da panela, e fazendo lavagem de 4 litros em uma panela de pressão pra facilitar, porem a eficiência deu uma caída pra 65%

Questionei várias coisas antes de comprar... não ter pegador na tampa é proposital, pra não atrapalhar o chiller quando você está resfriando(nada que uma luvinha não resolva, e já vi chinesas com pegador que fica mais quente que o vidro rsrs)
Agora quanto ao chiller, estranho o retorno do fabricante, até onde sei todas são com chiller de cobre, conversei com pessoal da Europa e usa e são de cobre! E tem muita gente que defende o uso do cobre, sanitiza bem e tem propriedades interessantes, uma delas é ser bactericida.
Quanto a água de lavagem, acho que achei uma solução muito legal, mas deixa ela chegar e vou testar antes de falar alguma besteira.
Abs
 
Realmente a do chiller é bem estranho, eu questionei o fabricante justamente por questão de sanitização, assim que obtive a resposta comecei a usar soda caustica na limpeza.
Utilizo um pré chiller de 7 metros no gelo e baixa a 20 graus na primeira passada.
O app pra celular já da todas medidas de água para o perfil da panela, eu sempre estava utilizando com base no cálculo deles o que é incrível que quase sempre a a OG e litragem batia. Eficiência se não me engano para a penela é de 72% próprio beersmith tem o perfil da panela.
Mas na últimas 2 receitas eu fiz uns testes usando quase a capacidade máxima da panela, e fazendo lavagem de 4 litros em uma panela de pressão pra facilitar, porem a eficiência deu uma caída pra 65%
Não tenho o perfil dela no beersmith, existe um perfil base pra ir ajustando?
 
Procura naqueles complementos addons que tem pra baixar no proprio beersmith, depois salva como equipamento padrão.

Não tenho o perfil dela no beersmith, existe um perfil base pra ir ajustando?
 
Oi Magno e demais colegas. Eu lavo bem com detergente de cozinha (Limpol) e esponja. Quando vou deixar algum tempo sem usar, limpo com Vanish recirculando com o chiller. Outra coisa que faço às vezes é aquecer a água a 85°C e deixar recirculando (limpa muito o chiller).
Já fiz 42 brassagens e não tenho nada a reclamar, é muita praticidade.
 
Outra coisa, já tive eficiência de quase 90% com ela (brassagem). Uso o Biermacht e tenho eficiência de 80-83%. A moagem dos grãos e um sparge de no mínimo 40 minutos são pontos chave (além de 90 minutos de mash). Abraço
 
Boa tarde!
Pessoal, o que estão achando das atualizações no portal e no app da Grainfather?
Iria fazer minha primeira brassagem no final de semana passado mas estou tendo dúvidas com as atualizações, tem mais parâmetros pra configurar...
 
APP MOBILIE eu vi essa semana, achei meio confuso, encheu de informações, parece até uma rede social de cervejeiro :) pois pede para cadastrar o perfil do cervejeiro, creio que a versão mobile deveria ficar simples como antes, algo interessante que notei no novo app é poder desenhar a receita direto pelo celular, antes isso não era possível.
Sobre a eficiência eu vi que mudou, se não me engano era 73 ou 75% e agora foi para 80% eu mudei para 75 pois meu equipamento sempre deu essa eficiência, o próprio BS esta com 75% para eficiência da GF, só se novos modelos de panela estão melhores.

Boa tarde!
Pessoal, o que estão achando das atualizações no portal e no app da Grainfather?
Iria fazer minha primeira brassagem no final de semana passado mas estou tendo dúvidas com as atualizações, tem mais parâmetros pra configurar...
 
Boa tarde pessoal, fiz uma brassagem ontem de uma smash ipa com levedura kveik pela primeira vez(seis horas depois de inoculada já estava bombando!) , mas a dúvida é a seguinte: venho tendo dificuldades com o novo app, não está marcando o tempo decorrido de cada fase, a barra fica parada( no painel do controlador tá ok), quando termina a fase não está tendo sinal sonoro no celular , só no controlador, e também se pausar no app e continuar no painel do controlador ele não acusa que recomeçou... Está tudo atualizado, é bug ainda do programa? Voces tem problema parecido?
Abraços.
 
Buenos Magno, também não curti muito esse novo app, parece que lançaram o aplicativo sem estar 100% funcional, toda semana vejo que sai atualização dele.
Fiz 2 brassagem com esse novo app, e notei que ele fica meio perdido quando sai da zona bloetooth, a barra para de funcionar quando muda de rampa e o celular não
está conectado com a panela, porem ao sincronizar com a panela a barra volta a funcionar até o final da rampa, porem se mudar a rampa ou entrar na etapa de mash out e o celular não estiver conectado com a a panela a barra volta a ficar parada até sincronizar novamente.
O novo programa trouxe algumas melhorias, mas também perdeu a simplicidade da versão antiga, outros bugs também estão dando nas receitas, espero que melhore com novas atualizações.
E qual é dessa levedura? vi que é o nova sensação do momento hahahaha.

Boa tarde pessoal, fiz uma brassagem ontem de uma smash ipa com levedura kveik pela primeira vez(seis horas depois de inoculada já estava bombando!) , mas a dúvida é a seguinte: venho tendo dificuldades com o novo app, não está marcando o tempo decorrido de cada fase, a barra fica parada( no painel do controlador tá ok), quando termina a fase não está tendo sinal sonoro no celular , só no controlador, e também se pausar no app e continuar no painel do controlador ele não acusa que recomeçou... Está tudo atualizado, é bug ainda do programa? Voces tem problema parecido?
Abraços.
 
Sem lavagem pra até uns 6kg de malte comporta sim, eu fiz umas 5 receitas sem fazer lavagem, mas acabei abandonando por causa da baixa eficiência em torno de 55/60% ai voltei pra lavagem conforme sugerem para esse equipamento e a eficiência esta em torno de 75% se ficar mexendo o mosto com mais frequência da pra subir até mais a eficiência, mas no geral 75% sempre bate, o legal que o calculo de água que o software da panela estima é sempre certeiro.

A questão da lavagem é tranquilo, eu sempre faço o inverso, digamos que o software estima 13 litros para mostura e 17 para lavagem, eu faço 17 mostura e 13 lavagem, faço isso sem perder eficiência.

QUOTE="Ricardo Peixoto Gonçalves, post: 5179359, member: 165855"]Olá pessoal,
Estou pensando em adquirir uma Grainfather, consumo fazer 20 L finais com OG (1,048 aprox 5kg de grãos) eis a dúvida: não queria fazer lavagem, a panela comporta?
Caso não como vocês fazem?[/QUOTE]
 
Olá pessoal estou com falta de sorte com minha Grainfather comprada nos EUA pelo Amazon.com....110v.... comprei quando estive lá em 2019, acontece que com 10 meses de uso o controlador parou e não ligava mais, todavia por estar na garantia, entrei em contato com assistência técnica por email e depois de diversas conversas , teste em vídeo e fotos enviadas consegui que enviassem um controlador novo pra casa desse amigo que mora lá nos EUA e estava vindo ao Brasil(Ceara)até que em outubro agora recebi o controlador e usei fazendo algumas brassagens, contudo agora com 2 meses de uso o resistência não liga mais ou o controlador apesar de ligar não dá o comando pra aquecer a agua.
Minha intenção aqui é alertar sobre a assistência tecnica da Grainfather aqui no Brasil que até então desconheço! Cuidado ao comprar o produto lá fora por que a assistência técnica é bem difícil aqui.
Abraços!
 
Buenas Andre, 99% de chance de vc saber disso, mas na dúvida né!!

Você chegou a apertar o botão que fica no fundo da panela? esse botão que desarma a resistência caso ela sobreaqueça.
Esse novo controlador que você recebeu já é do modelo novo com bluetooth? eu comprei um controlador desse modelo novo dos EUA, pois minha panela também é de lá 110v, eu quase queimei o controlador uma vez, porque o cabo de força não estava bem conectado, se não ficar bem apertado esses cabo de força, corre o risco de queimar, vi várias pessoas relatando isso no Reddit.




Olá pessoal estou com falta de sorte com minha Grainfather comprada nos EUA pelo Amazon.com....110v.... comprei quando estive lá em 2019, acontece que com 10 meses de uso o controlador parou e não ligava mais, todavia por estar na garantia, entrei em contato com assistência técnica por email e depois de diversas conversas , teste em vídeo e fotos enviadas consegui que enviassem um controlador novo pra casa desse amigo que mora lá nos EUA e estava vindo ao Brasil(Ceara)até que em outubro agora recebi o controlador e usei fazendo algumas brassagens, contudo agora com 2 meses de uso o resistência não liga mais ou o controlador apesar de ligar não dá o comando pra aquecer a agua.
Minha intenção aqui é alertar sobre a assistência tecnica da Grainfather aqui no Brasil que até então desconheço! Cuidado ao comprar o produto lá fora por que a assistência técnica é bem difícil aqui.
Abraços!
 
Buenas Andre, 99% de chance de vc saber disso, mas na dúvida né!!

Você chegou a apertar o botão que fica no fundo da panela? esse botão que desarma a resistência caso ela sobreaqueça.
Esse novo controlador que você recebeu já é do modelo novo com bluetooth? eu comprei um controlador desse modelo novo dos EUA, pois minha panela também é de lá 110v, eu quase queimei o controlador uma vez, porque o cabo de força não estava bem conectado, se não ficar bem apertado esses cabo de força, corre o risco de queimar, vi várias pessoas relatando isso no Reddit.
 
Bom dia meu amigo....
Se for o botão vermelho que fica na parte de baixo da panela, sim eu já apertei, meu controlador é sim o novo com Bluetooth!!
Desde já obrigado!!
 
Não sei se estamos falando da mesma coisa, o botão não é vermelho. (pelo menos nao minha panela)
gf_04_01_2.jpg


Bom dia meu amigo....
Se for o botão vermelho que fica na parte de baixo da panela, sim eu já apertei, meu controlador é sim o novo com Bluetooth!!
Desde já obrigado!!
 
Espero que seja realmente esse botão, ele é um botão que nem parece um botão, você irá apertar e se tudo der certo irá voltar a funcionar, já aconteceu comigo de fazer weizen ou alguma cerveja com muito aveia, acabou que acionei a bomba da mostura e secou o fundo da panela pq não estava passando mosto pelo filtro, automaticamente parou de esquentar a resistência, o controlador funcionando normal, porem não esquenta a resistencia. Só apertar esse botão que volta a funcionar.

Realmente estamos falando de outro botão amigão ..rsrs...vou verificar isso quando chegar em casa...
Desde já meu muito obrigado pela dica!!
 
Foi justamente o que aconteceu...tava fazendo uma JUICY NEW ENGLAND IPA tinha bastante aveia e trigo realmente tava ruim de recircular e de repente a temperatura não subiu mais.
De qualquer forma vou ver essa situação quando chegar em casa..
Abraço amigo
 
Bom dia amigão
Cheguei em casa e fiz o procedimento na Grainfather indicado por vc, foi de tamanha importância, logo que apertei o botão fez um click e depois coloquei pra funcionar e deu tudo certo, cheguei a 90°C.
Desde aquele obrigado!
 
Fico contente que deu certo, é um equipamento muito bom depois que pega o jeito, cerveja com aveia e trigo eu já aprendi, não faço recirculação, é melhor usar um wirfloc :D

Bom dia amigão
Cheguei em casa e fiz o procedimento na Grainfather indicado por vc, foi de tamanha importância, logo que apertei o botão fez um click e depois coloquei pra funcionar e deu tudo certo, cheguei a 90°C.
Desde aquele obrigado!
 
Back
Top