Testes Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mdassuncao

Member
Joined
Nov 16, 2019
Messages
5
Reaction score
1
Location
Natal
Olá pessoa! Então, a umas 4 semanas fiz um curso básico de cervejeiro e na semana seguinte já fiz minha primeira brassagem, uma Witbier, uma receita que o pessoal do brewshop passou, entretanto, achei o gosto de coentro muito forte e um pouco acida demais para o meu gosto (embora outras pessoas tenham adorado) de la para cá venho estudando mais sobre o tema e sobre o estilo para saber como poderia melhorar e cheguei a algumas mudanças que pretendo implementar gradualmente para ir sentindo os efeitos individuais de cada uma delas. Abaixo colocarei a receita original (40L) e as mudanças que pretendo fazer nas brassagens seguintes (20L). Gostaria de saber a opinião de vocês, se estou indo no caminho certo e o que vocês fariam.

Receita Original:

Estilo: Witbier
Cor: 6,9 EBC
Amargor 13,6 IBUs
ABV: 4,8%
OG: 1,049
FG: 1,012

Maltes:
- 5 kg Malte Pilsner (55,56%);
- 4 kg Malte de trigo (44,44%).

Lúpulos:
- 30g East Kent Goldings - 60 minutos;
- 20g East Kent Goldings - 20 minutos.

Adjuntos:
- 50g Semente de coentro - 5 minutos;
- 100g Casca de laranja Bahia (quando raspei a casca acabou rendendo apenas 57g) - 5 minutos.

Levedura:
- 2 pacotes de S-33.

Mosturação:
- 60 minutos a 68 graus;
- 10 minutos a 76 graus.

Fermentação:
- 5 dias a 18 graus.

Maturação:
- 5 dias a 2 graus.

Próximas Brassagens:

2º Brassagem (20L):

- Corrigir falhas no processo, especialmente na sanitização e fermentação (o mostro passou quase dois dias a 2 graus e houve bastante variação, devido a um erro na configuração do controlador);
- Reduzir a quantidade de semente de coentro de 25g para 15g;
- Substituir a casca de laranja Bahia por limão siciliano e aumentar de 50g para 60g.

3º Brassagem (20L):

- Testar usar 1,5 pct de levedura M21 a 20 gruas (sugestão do canal Mosturando).

4º Brassagem (20L):

- Substitui a composição dos grãos por: 2,1 kg Malte Pilsen, 1,4 kg de Flocos de trigo, 0,5 kg de Flocos de aveia, 0,6 kg de Malte de Centeio (aumentar a cremosidade da cerveja, também receita do canal Mosturando);
- Parada Proteica de 20 Minutos a 50 graus, 60 minutos a 68 graus e mashout por 15 minutos.
 
Last edited:
Se fosse eu, diminuiria o coentro! As vezes que fiz witbier que ficaram equilibradas, usei 30g para 60lts numa maceração leve com pilão. Ainda precisa considerar seu tempo de resfriamento, se for muito longo, vai acabar passando do ponto. Com sementes de coentro que encontrei no manancial, tive resultados melhores.
 
Eu diminuiria o coentro. Iria pra 10 gramas em 20-L e acho que ficaria com as raspas de laranja. Além disso adicionaria um pouco de aveia). Se for colocar faz a parada da beta-glucanase nos 45 graus senão deve ficar muito viscoso.

Abçs
 
Back
Top