Termocirculador - Alguém já usou pra Brassar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleitonf

New Member
Joined
Aug 10, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Olá pessoal!

Sou frequentador assíduo do fórum, e nestes 2 anos de cervejeiro caseiro, consegui sanar todas as minhas dúvidas pesquisando os posts, principalmente nos excelentes posts fixos do Guenther...

Mas como tudo tem sua 1a vez... rsrsrs

Como comentei, brasso há algum tempo, na casa de um amigo, num equipamento tradicional que rachamos (panelão de 40, fogareiro, etc)...

E senti a necessidade de fazer levas menores em casa, para testar receita e brassar sem a necessidade de coincidir datas com o amigo... MAS, moro em apartamento...

Pesquisei as possibilidades e o biab de 10 litros é o que esta mais próximo do meu orçamento... mas confesso que fico na dúvida no tempo para atingir as temperaturas com o cooktop lá de casa...

Eis que hoje vejo este post abaixo, sobre o tal termocirculador no blog Goronah:

http://goronah.blog.br/2017/artesanato/termocirculador-temperatura-brassagem

Aí vem a pergunta: por acaso alguém já usou???

Três coisas me chamaram a atenção: parece atingir a temperatura bem rápido, mantem a temperatura constante e preço acessível (na casa dos 100 doletas na Amazon)...

É isso... pesquisei aqui no fórum e não achei nada... se alguém puder compartilhar alguma experiência, ficarei muito grato.

Abs,
 
Cara, nada mais é do que um aquecedor de imersão ligado num PID. Você nem ninguém está reinventando a roda! Milhares de pessoas já fazem isso todos os dias! Eu construí um termocirculador pra mim, pra cozinhar, porém sem PID (só on/off mesmo, no TIC).
Em resumo, vc vai gastar rios de dinheiro comprando um Anova da vida e ainda terá todas as preocupações normais: cama de grãos, recirculação...

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Olá pessoal!

Pesquisei as possibilidades e o biab de 10 litros é o que esta mais próximo do meu orçamento... mas confesso que fico na dúvida no tempo para atingir as temperaturas com o cooktop lá de casa...

Abs,

E porque não monta um BIAB elétrico?
 
Cara, nada mais é do que um aquecedor de imersão ligado num PID. Você nem ninguém está reinventando a roda! Milhares de pessoas já fazem isso todos os dias! Eu construí um termocirculador pra mim, pra cozinhar, porém sem PID (só on/off mesmo, no TIC).
Em resumo, vc vai gastar rios de dinheiro comprando um Anova da vida e ainda terá todas as preocupações normais: cama de grãos, recirculação...

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Obrigado Felipe!

A pergunta é mais pra saber se o resultado ficava bom... como é Biab, não tem recirculação... não sei se vc chegou a ver o vídeo do cara usando... dá a impressão que ele mantem o equipamento ligado na panela durante a mosturação, a fim de manter a temperatura da água constantemente no valor desejado... isso eu achei bem interessante... mas me preocupa a questão de caramelização... parece que o equipamento circula a água constantemente, mas fico na dúvida se com os grãos dentro, a força pra recircular é suficiente... sem contar que parte dos grãos no saco fica bem próximo da fonte de calor...

Por outro lado, dá pra aquecer a água na temperatura desejada e fazer o biab do modo tradicional...

Valeu!
 
E porque não monta um BIAB elétrico?

Antonio, meu lado engenheiro é bem fraco... rsrsrs

Prefiro, dependendo do acréscimo, pagar um pouco mais e não ter dor de cabeça...

Se eu conseguir trazer este equipamento de fora na casa dos R$ 300, pela praticidade, acho que vale a pena...

Se tiver alguma outra sugestão de algo que fique muito abaixo disso, agradeço...

Abs,
 
Back
Top