Termômetro infravermelho tipo pistola

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sitta

New Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Bom dia pessoal, sou iniciante e ainda não fiz cerveja, porém estou estudando sobre o assunto e planejando a compra dos equipamentos para fazer 20 litros.

Gostaria de saber se alguém usa o termômetro infravermelho tipo pistola, e se ele pode substituir o termômetro culinário convencional. Pois nesses sites de vendas online, acabei lendo um comentário de um comprador frustrado dizendo que a temperatura medida com o termômetro infravermelho não era fidedigna, por isso fiquei ressabiado.

Caso ele seja inviável para substituir os termômetros convencionais, qual vocês me indicam? Aquele de plástico da marca incoterm, ou aqueles de espeto e digitais?

Provavelmente voltarei aqui várias vezes para tirar outras dúvidas.
abraçç
 
Eu comprei um destes, mas não aconselho...
Quando você mistura o malte a parte de baixo está mais quente que a de cima e cada hora dá uma temperatura.
Compre aquele mesmo de mercúrio ou digital espeto.
 
Bom dia pessoal, sou iniciante e ainda não fiz cerveja, porém estou estudando sobre o assunto e planejando a compra dos equipamentos para fazer 20 litros.

Gostaria de saber se alguém usa o termômetro infravermelho tipo pistola, e se ele pode substituir o termômetro culinário convencional. Pois nesses sites de vendas online, acabei lendo um comentário de um comprador frustrado dizendo que a temperatura medida com o termômetro infravermelho não era fidedigna, por isso fiquei ressabiado.

Caso ele seja inviável para substituir os termômetros convencionais, qual vocês me indicam? Aquele de plástico da marca incoterm, ou aqueles de espeto e digitais?

Provavelmente voltarei aqui várias vezes para tirar outras dúvidas.
abraçç



Eu uso o termometro digital do TIC durante a mosturação, e digital de espeto para o resto.

Aposentei o termometro analógico e só uso ele para aferir os outros.
 
Eu uso o termometro digital do TIC durante a mosturação, e digital de espero para o resto.

Aposentei o termometro analógico e só uso ele para aferir os outros.
Bacana, já tinha pensado usar também, mais fiquei com medo de estragar o sensor...
Funciona legal?
 
Bacana, já tinha pensado usar também, mais fiquei com medo de estragar o sensor...
Funciona legal?
 
O TIC é o termostato da geladeira não é?

É esse mesmo.

Mas que fique claro, que eu não meço a temperatura o tempo todo.
Na verdade, nas últimas brassagens eu só tenho medido o mash in (72ºC) e a temperatura na hora de inocular o fermento, após o resfriamento.

Corrigir temperatura durante a brassagem, pra mim, é um capricho desnecessário.

-> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
 
Obrigado pelas respostas, vou desistir da pistolinha e procurar por um do tipo espeto digital.
 
Sitta, realmente a pistola não substitui o termómetro cervejeiro, principalmente porque a mostura gera espuma, e a temperatura da espuma é bem diferente da temperatura do mosto.
Eu uso o meu de pistola para medir o mosto já resfriado, pois evito de mergulhar uma sonda no mosto, e uso para aferir a temperatura das garrafas, e ver se já está no ponto para beber.
:mug:
 
Pessoal, aproveitando..

Tenho interesse em comprar um digital também, acho que a leitura será mais rápida do que o convencional que até já possuo.
mas minha dúvida, achei esse (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745655793-cerveja-artesanal-termmetro-digital-tipo-espeto-_JM) porem da impressão que ele é pequeno e não atinge pelo menos até a metade da panela (minha panela é de 42l), ou esse é suficiente?

Qual vcs usam? tem maiores?

Valeu

Esse termômetro é muito pequeno, já conheço ele. Eu não recomendo, principalmente pra você que tem uma panela grande.
 
O problema desses termômetros por infravermelho, é que é preciso se ajustar sempre a emissividade do material que esta se medindo a temperatura, pode fazer o teste, pegar 2 superfícies diferentes, deixar em um ambiente com a mesma temperatura, vai dar diferença pois a emissividade do material é diferente.
 
Qual vc usa ? OU recomenda?

Uso o termômetro cervejeiro comum em todos os sites de equipamentos cervejeiros. Mas existem outros, dá uma pesquisada e vê o que vai melhor se encaixar no teu equipamento e método de brassagem
 
Inicialmente eu só tinha um digital, de espeto. Sempre atendeu bem, mas no dia em que ele não quis ligar na hora da brassagem, e pra variar era domingo e não havia nenhuma loja aberta pra comprar pilhas, resolvi comprar um daqueles de mercúrio vendidos em todas as lojas de material pra cervejeiros. Portanto, recomendo fortemente ter um desses, independente de quantos outros você tenha.
 
É esse mesmo.

Mas que fique claro, que eu não meço a temperatura o tempo todo.
Na verdade, nas últimas brassagens eu só tenho medido o mash in (72ºC) e a temperatura na hora de inocular o fermento, após o resfriamento.

Corrigir temperatura durante a brassagem, pra mim, é um capricho desnecessário.

-> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
Camarada, sei que isso geraria outro poste, mas poderia falar mais sobre isso!!! Fiquei curisoso... Você coloca na temperatura e deixa os 60 ou 75 minutos sem verificar a temperatura?
 
Camarada, sei que isso geraria outro poste, mas poderia falar mais sobre isso!!! Fiquei curisoso... Você coloca na temperatura e deixa os 60 ou 75 minutos sem verificar a temperatura?

Isso mesmo... Aquece a água até 72ºC e ao jogar o malte, a temperatura cai para 67 ou 68ºC (o beesmith faz essa conta só vc configurar o seu equipamento para infusão ao invés de rampas)... Como malte já misturado e a temperatura correta para a mostura, fecha-se a panela e deixa lá parado por 60 a 90 minutos (de acordo cm a sua receita) para poder converter os amidos em açucares. Não precisa ficar corrigindo temperatura o tempo todo (é desperdício de tempo e de recursos energéticos). Passado o tempo de sacarificação, recircula o mosto caso vá fazer clarificação, depois vc liga o fogo (ou resistencia) para seguir para próxima etapa: mash out (se vc for fazer) ou fervura direto.

Resumindo: Não é necessário ficar corrigindo temperatura o tempo todo (principalmente para mosturas de rampa unica).

Dica: Se vc puder fazer uma capa ou usar um cobertor velho para cobrir sua panela quando desligar o fogo, é bom pois a temperatura vai variar menos.
 
Isso mesmo... Aquece a água até 72ºC e ao jogar o malte, a temperatura cai para 67 ou 68ºC (o beesmith faz essa conta só vc configurar o seu equipamento para infusão ao invés de rampas)... Como malte já misturado e a temperatura correta para a mostura, fecha-se a panela e deixa lá parado por 60 a 90 minutos (de acordo cm a sua receita) para poder converter os amidos em açucares. Não precisa ficar corrigindo temperatura o tempo todo (é desperdício de tempo e de recursos energéticos). Passado o tempo de sacarificação, recircula o mosto caso vá fazer clarificação, depois vc liga o fogo (ou resistencia) para seguir para próxima etapa: mash out (se vc for fazer) ou fervura direto.

Resumindo: Não é necessário ficar corrigindo temperatura o tempo todo (principalmente para mosturas de rampa unica).

Dica: Se vc puder fazer uma capa ou usar um cobertor velho para cobrir sua panela quando desligar o fogo, é bom pois a temperatura vai variar menos.
Camarada!!! Curti muito esta dica, apesar de que na minha ultima brassagem, ontem, me preocupei menos, fiz apenas 2 aquecimentos... mas na próxima farei desta forma mesmo!!! TOP demais, valeu pela dica camarada!!!
 
Camarada, sei que isso geraria outro poste, mas poderia falar mais sobre isso!!! Fiquei curisoso... Você coloca na temperatura e deixa os 60 ou 75 minutos sem verificar a temperatura?

Isso já foi discutido em N posts aqui no fórum, mas resumindo, meu processo consiste em:

1- Aquecer a agua até 72 graus.
2 - Colocar o grainbag + malte
3 - Tampar a panela
4 - Jogar xbox, bater papo com a patroa ou fazer qualquer outra coisa durante 90 minutos (SUPER IMPORTANTE!!!!!!)
5 - Tirar o grainbag, e tocar pra fervura.
 
Isso já foi discutido em N posts aqui no fórum, mas resumindo, meu processo consiste em:

1- Aquecer a agua até 72 graus.
2 - Colocar o grainbag + malte
3 - Tampar a panela
4 - Jogar xbox, bater papo com a patroa ou fazer qualquer outra coisa durante 90 minutos (SUPER IMPORTANTE!!!!!!)
5 - Tirar o grainbag, e tocar pra fervura.
J. Alexandre, você não faz rampas ou ao não respeita essa questão de brassar em uma temperatura mais baixa = mais seca; temperatura mais alta = mais encorpada/mais açucares não fermentaveis?
Pergunto porque minhas brassagens giram entorno de 63/64graus, se eu elevar à 72 vou ficar entorno de 70graus durante a brassagem.... isso altera o corpo da cerveja, correto?
 
J. Alexandre, você não faz rampas ou ao não respeita essa questão de brassar em uma temperatura mais baixa = mais seca; temperatura mais alta = mais encorpada/mais açucares não fermentaveis?
Pergunto porque minhas brassagens giram entorno de 63/64graus, se eu elevar à 72 vou ficar entorno de 70graus durante a brassagem.... isso altera o corpo da cerveja, correto?

Essa temperatura inicial funciona bem pra minha panela. Pra tua, pode variar. Tem que experimentar até acertar o ponto.

Sobre as rampas, eu gosto de definir se minha cerveja será mais seca ou encorpada na hora de escolher o malte, levedura e rampa de fermentação. Acho menos impreciso, mas novamente, sua experiência é seu termometro. Tem que experimentar, sempre.

Abraços.
 
Back
Top