Termômetro INCOTERM "quebrou" dentro da água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 7, 2019
Messages
19
Reaction score
1
Location
Uberaba
Bom dia pessoal. Estava utilizando um termômetro INCOTERM 5131.20 para verificar a temperatura da água da lavagem durante o aquecimento.

Não reparei de imediato, somente quando finalizei o processo todo, que a haste interna do termômetro (aquela toda vermelha) se soltou da escala do termômetro. Seria essa parte aqui, só pra demonstrar:

upload_2020-1-16_8-30-39.png


Isso já aconteceu com alguém? A impressão é que simplesmente "descolou" (minha percepção foi essa pois tentei juntar as duas partes de novo e o encaixe foi perfeito, só que não estava mais colado), não parece que houve quebra mesmo. Tentei contato com o fabricante mas ainda não me retornaram, minha dúvida é mais sobre a possibilidade de algum tipo de intoxicação ou mesmo em relação ao vidro.

Descartar ou não descartar a breja? kkk.
 
Meu amigo,

Sobre a quebra, provavelmente foi estresse térmico, uma possível troca de temperatura abrubta pode ter causado o famoso "choque térmico" e ele quebra.

Sobre o termômetro, o interior deste instrumento é de mercúrio. Mercúrio eh um metal pesado que sua injestao é venenosa. Confira se o seu modelo é de mercúrio, mas aparenta ser. Se houve qualquer risco de vazamento de mercúrio, descarte de imediato. Ficaria atento a possíveis contaminações do metal no balde fermentador e nas panelas.

Além de microfragmentos de vidro que estão em sua breja, e as vezes são tão pequenos que são invisíveis a olho nu, e podem após serem consumidos entrar na sua corrente sanguínea.

Minha opinião, não vale o risco. Porém pode ser que alguém no grupo possa ser divergente nessa opinião.
 
Eu tbm descartaria, ainda mais por ser algo barato e de grande risco devido ao mercurio

E compraria um daqueles com haste metalica para culinaria. Se o mercurio nao tiver vazado vc pode deixar ele apenas para indicar a temperatura do ambiente por exemplo, pra ver mais ou menos a ql temperatura do seu primming (se fizer, é claro)
 
É, tô pensando em descartar mesmo. Me ligaram hoje falando que o líquido de enchimento é álcool, agora o fato de ter soltado a ponta eles não souberam dizer se tem problema ou não.
 
Kkk. É só um golinho de álcool vermelho. Kkk. Po, se o líquido não faz mal, o risco é vc engolir um pedaço de vidro...
 
Não existem mais termômetros de mercúrio fabricados no Brasil, e sua venda é proibida já faz muito tempo. Esse termômetro usa álcool e corante, nada mais.
Não é nada tóxico, até porquê esse álcool já evaporou todo durante a mostura.
 
Verdade, nem usa mais de mercúrio. Fiquei muito cismado com vidro, acabei descartando. TRISTE! De qualquer forma agradeço as mensagens pessoal.
Eu não descartaria, se eventualmente tiver algo de vidro, fica retido na cama de grãos, com a recirculação do mosto, e caso contrário, se por ventura do acaso ainda tivesse algo, na hora do cold crash decantaria para o fundo do fermentador... se decanta levedura, decanta vidro tbm...
 
Last edited:
Back
Top