Tentativa de salvar cerveja intragável

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2020
Messages
179
Reaction score
76
Location
Cerquilho SP
Salve Galera!! Quero compartilhar e deixar aqui como registro das idéias de jerico que tenho....pra ver no futuro kkkkk

Recentemente fiz uma Saison, 40 litros....após fermentação primaria terminar, dividi em 4 lotes de 10L, ..num dos 10L add maracujá , noutro acerola, noutro caju..... Todos tops..cada fruta com pontos a destacar e corrigir..Mas não é o foco do relato..e sim os 10L da receita base que não utilizei nada....deixei ela crua, levedura levteck 11, Farmhouse/Saison, fermentado a 20 graus controlados, depois 1 semana ambiente.

Resultado, cerveja ficou com um gosto intragável... de clorofenol..porem, sempre faço teste das tirinhas de cloro, fora que tenho na entrada da casa aqueles filtro de 60 litros de inox..cheio de carvão vegetal dentro....fora que add 1 grama de ascórbico devido ao tempo que esse estilo pede para as cervejas....2, 3, 4..5 meses antes de tomar....e as outras 3 levas que usei frutas..perfeitas..deliciosas..... Contaminação no balde que usei quando separei as levas?.....pode ser....mas faço cerveja com freqüência e nunca me deparei com problemas algum, acredito ser esterificação mesmo.... se alguém já teve esse sabor com essa levedura comenta ai....

Cerveja já esta engarrafada a 2 meses...fiz 2 tentativas de tomar..impossível....foi pro ralo......tenho apenas 11 garrafas e o Professor Pardal dentro de mim acordou e pensou...E se eu pegar essas garrafas, virar tudo numa panela....levantar fervura branda....pro álcool evaporar, e temperar ela com alguma coisa.....adicionar uma lama bretada que tenho....envasa em garrafas de frisante que tenho aqui.....e largar 1 ano pra ver.....então segue o que farei.....



Para refermentar essa breja..... vou usar ameixas em calda(vou bater com a calda tudo no liquidificador e colocar para congelar), na fervura rápida da breja pronta que eu quero que álcool evapore...vou add por 10 minutos, 4g de gengibre por litro, e 2g de pimenta rosa....e nos 2/3 finais...somente para descongelar..as ameixa trituradas com a calda doce.....Não tirei o PH dela ainda..mas se necessário vou descer até 3.0 com acido lático....Intenção é abrir ela com pelo menos 1 ano.....Vamos ver o que vai dar....fica aqui meu relato como registro diário.

P.S. Posso estar sendo precipitado..talvez....estilo pede guarda de meses e eu com apenas 2 já estou inventando moda....porem foi a chance que achei de fazer esses testes.

Saúde a todos!
 
vc vai ferver para esterilizar o mosto e consequentemente evaporar o alcool para depois adicionar a bretta, correto?

sua ideia eh adicionar varios sabores a fim de sobrepor o clorofenol?, mas talvez a bretta consuma tudo que é fermentavel deixando apenas o alcool/subprodutos e clorofenol.

A bretta consome diacetil e nao clorofenol, ou ela tbm consome clorofenol e eu nao to sabendo disso?

eu adicionaria algo que não sera consumido e q tenha um sabor forte.... madeira, cafe, especiarias...
 
Exatamente, café a longo período não se perde, faça uma adição legal que ele ficara bem aparente. Agora a ameixa em calda não terá absolutamente nada daqui um ano por conta dessa bretta. O clorofenol se não me engano não é consumido por Bretta, então o máximo que ele pode fazer é ser escondido por outros aromas. Minha opinião é fazer um cafezão forte pakas, junto com um cacau (nibs), alguma coisa que fique com o gosto e aroma bem perceptivo. Se quiser mais refrescancia, use coentro com laranja, ou o limão cravo que é beeeeem potente. São aromas que ficam longos períodos na breja e não são consumidos pela bretta. Vale a tentativa.
 
vc vai ferver para esterilizar o mosto e consequentemente evaporar o alcool para depois adicionar a bretta, correto?

sua ideia eh adicionar varios sabores a fim de sobrepor o clorofenol?, mas talvez a bretta consuma tudo que é fermentavel deixando apenas o alcool/subprodutos e clorofenol.

A bretta consome diacetil e nao clorofenol, ou ela tbm consome clorofenol e eu nao to sabendo disso?

eu adicionaria algo que não sera consumido e q tenha um sabor forte.... madeira, cafe, especiarias...
Tb desconheço que bretta metabolize clorofenol..porem aqui não é o caso..... e sim o excesso de esteres da levedura Levteck 11,
faço todos testes antes da produção...cloro zero!!.... coloquei anis e gengibre....
 
Exatamente, café a longo período não se perde, faça uma adição legal que ele ficara bem aparente. Agora a ameixa em calda não terá absolutamente nada daqui um ano por conta dessa bretta. O clorofenol se não me engano não é consumido por Bretta, então o máximo que ele pode fazer é ser escondido por outros aromas. Minha opinião é fazer um cafezão forte pakas, junto com um cacau (nibs), alguma coisa que fique com o gosto e aroma bem perceptivo. Se quiser mais refrescancia, use coentro com laranja, ou o limão cravo que é beeeeem potente. São aromas que ficam longos períodos na breja e não são consumidos pela bretta. Vale a tentativa.
A ideia da ameixa foi mais para fornecer açucares para ter Álcool..já que fervi tudo e o Álcool foi embora....e pelo "pré" gosto que estava achei que é o que mais combinaria.... bem em varias coisas, mas na minha cabeça não "casava" os sabores....

Na verdade fiz exatamente o que pretendia no posto..1 dia depois..rs

vamos ver o que vai dar....
 
Back
Top