• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Tempo de utilização de Iodo diluído

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

slashbone

New Member
Afiliado
7/5/20
Fala pessoal, tudo bom?
Gostaria da opinião dos mais graduados num quesito de Sanitização.
Para sanitizar os meus utensilios eu uso o Iodofor diluído na água e coloco no borrifador. Fiz uma brassagem e sobrou essa água diluída com iodo no borrifador. A minha dúvida é : Posso guardar essa água com iodo no borrifador e utilizar pra sanitizar até quanto tempo?? Exemplo fiz uma brassagem e pretendo fazer outra daqui umas 2 semanas. Até lá posso usar essa mistura diluida, deixando guardado o borrifador com essa mistura que sobrou?
Saudações e boas brassagens!

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Com o iodo é bem volátil. Perceba que se você deixar algumas semanas, a solução vai ficando transparente, pois o iodo vai embora. É difícil falar em tempo porque depende se você deixa o recipiente aberto, agita muito, etc.

A facilidade: perdeu aquela cor marrom/cobre, não serve mais, está fraco. Ele também pode ser reutilizado, se ainda estiver cristalino.

Eu guardo o que sobra em uma PET cheia e fechada, para pequenos serviços. Sempre para sanitização pesada faço uma solução nova, o risco não compensa a economia.

Carlos26

New Member
Afiliado
27/2/17
Olá pessoal, tudo bem ?
Na minha opinião, não vale a pena guardar a solução por mais de dois dias, pensando no custo x benefício. Se você utilizar algo em torno de 10 litros de solução sanitizante, em uma diluição na casa de 6 a 8 ml de Iodophor para 10 l de água, com 1litro de Iodophor você pode preparar mais de 100 "lotes" de sanitizante. Pode ser que o prazo de validade do Iodophor vai vencer e você não vai usar tudo. Então economicamente não vale a pena guardar o sanitizante diluido devido ao risco de perda da eficiência, visto que o Iodo é muito volátil.
Como informação adicional recomendo um vídeo no canal Beer School, que fala sobre sanitizante a base de iodo. Este vídeo é focado na utilização de solução de iodo para prevenção contra o corona virus, mas tem uma boa base científica que ajuda a entender este "prazo de validade" da solução sanitizante à base de iodo.
A propósito, para quem ainda não conhece o canal Beer School vale a pena dar uma olhada. É sem dúvida um dos melhores....
Abraço.

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
Mas só o IODOFOR funciona pra sanitizar? Acabei de comprar tintura de iodo 2% na farmácia pra limpar meus equipamentos. Joguei dinheiro fora ou da pra usar? Qts gotas ou ml por litro?