Tempo de refermentação na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmoraes

Active Member
Joined
Mar 20, 2018
Messages
41
Reaction score
9
Boa noite!
Estou fazendo cerveja há pouco tempo e por enquanto faço primming com sacarose direto na garrafa.
Brassei uma Kölsch uns dias atrás e no momento ela está em refermentação (utilizei 6g/L)a temperatura ambiente e longe de luz do sol.
Alguém tem uma noção de quanto tempo é o ideal para gerar o gás necessário? Eu ainda não tenho o manômetro de garrafa.

Desde já agradeço a todos.
 
Fala Ramon! Sugiro que dê uma lida nos tópicos fixos, lá tem um post que diz que um "tempo mínimo ideal" seriam 15 dias, mas por experiência própria a partir do décimo já dá pra começar a experimentar! ;)
 
Vamos pela prática (vale para quando a temperatura de estocagem estiver acima de 20ºC):
- Com um pouco mais de 6g/l, em 4 dias já tem gás e pressão suficientes dentro da garrafa para a carbonatação. A cerveja vai estar levemente carbonatada e quase todo o gás vai se desprender ao abrir a garrafa, pois está no head-space.
- com 7 dias vai estar bebível, razoavelmente carbonatada.
- Com 15 dias já está praticamente pronta.

Vale aqui observar alguns detalhes que podem nos ensinar muito:

Como se faz carbonatação forçada? se aplica o gás com uma pressão específica e se espera o gás solubilizar no líquido, o que demora, sem agitação, uns 3~4 dias. Quanto mais gelada a cerveja mais fácil é a solubilização e estabilização do gás.
Com o primming é a mesma coisa, com a única diferença de que ao invés de injetar o CO2 nos o produzimos com o açúcar adicional. Esta produção leva no máximo uns 2 dias. A demora da solubilização se dá pela temperatura da cerveja.

Uma boa dica para se ter uma cerveja bem carbonatada e ótima formação de espuma: após refermentada, deixe ela gelada por uns 2 dias antes de servir. Faz muita diferença.
 
Resposta muito bem formulada do amigo @jeanpaullopes. Agradeço por compartilhar.

Nas brejas que costumo tomar mais frescas sempre opto por carbonatação forçada (IPAs, APAs, DIPAs, Bitters, Kolsh, etc). Já em casos onde pretendo "envelhecer" a cerveja (Imperial Stout, BarleyWine, DoppelBock) opto por carbonatar com primming, considero os efeitos da refermentação muito benéficos para brejas de High Gravitys que irão envelhecer. Também opto por primming em brejas que tem o fermento como centro das atenções, por exemplo quase todas do estilo belga e o estilo weiss.

Para meu gosto, não compensa abrir cervejas refermentadas na garrafa com menos de 15 dias pós primming, sendo que considero o ideal em termos gerais o tempo de 21 dias.

Essa dica que @jeanpaullopes deu de colocar as bichinhas pra gelar uns dois dias antes de tomar, ou pelo menos no dia anterior é muito boa e deve ser levada em conta.
 
Resposta muito bem formulada do amigo @jeanpaullopes. Agradeço por compartilhar.

Nas brejas que costumo tomar mais frescas sempre opto por carbonatação forçada (IPAs, APAs, DIPAs, Bitters, Kolsh, etc). Já em casos onde pretendo "envelhecer" a cerveja (Imperial Stout, BarleyWine, DoppelBock) opto por carbonatar com primming, considero os efeitos da refermentação muito benéficos para brejas de High Gravitys que irão envelhecer. Também opto por primming em brejas que tem o fermento como centro das atenções, por exemplo quase todas do estilo belga e o estilo weiss.

Para meu gosto, não compensa abrir cervejas refermentadas na garrafa com menos de 15 dias pós primming, sendo que considero o ideal em termos gerais o tempo de 21 dias.

Essa dica que @jeanpaullopes deu de colocar as bichinhas pra gelar uns dois dias antes de tomar, ou pelo menos no dia anterior é muito boa e deve ser levada em conta.

Concordo com a escolha dos métodos de carbonatação pelos estilos. Isto tem total fundamento e mostra que nunca há o método definitivo ou a verdade absoluta. Realmente não tem sentido deixar de usar priming em uma cerveja de guarda para usar a carbonatação forçada, visto que o legal disto é ver a evolução da mesma.

Quanto ao tempo de primming, 15 dias é um divisor de águas, mas fiz em junho uma express APA, sendo que engarrafei na segunda feira com o primming e foi pro churrasco no sábado com total sucesso. Mas no caso a receita e fermentação foi toda pensada para funcionar neste cronograma (13 dias da panela ao churrasco).
 
Cara, eu vi essa informação sua num outro tópico. Realmente está de parabens por programar esse tempo com sucesso. 13 dias é uma fermentação e olhe lá. Mas sei que é perfeitamente possível dependendo do estilo, e me tire uma dúvida meu amigo, pra ter essa cerveja carbonatada em 5 dias, qual foi a quantidade de açúcar que vc usou e principalmente quando viu que já podia colocar as garrafas sob refrigeração?
 
Boa noite!
Estou fazendo cerveja há pouco tempo e por enquanto faço primming com sacarose direto na garrafa.
Brassei uma Kölsch uns dias atrás e no momento ela está em refermentação (utilizei 6g/L)a temperatura ambiente e longe de luz do sol.
Alguém tem uma noção de quanto tempo é o ideal para gerar o gás necessário? Eu ainda não tenho o manômetro de garrafa.

Desde já agradeço a todos.

O tempo que você julgar melhor.

Vai ler várias respostas, 5, 10, 15, 20 dias.

Gerar gás, gera em 4 ou 5 dias.

Agora, diluir o gás na breja, arredondar e etc, depende da sua opinião.

Vai experimentando.
 
Cara, eu vi essa informação sua num outro tópico. Realmente está de parabens por programar esse tempo com sucesso. 13 dias é uma fermentação e olhe lá. Mas sei que é perfeitamente possível dependendo do estilo, e me tire uma dúvida meu amigo, pra ter essa cerveja carbonatada em 5 dias, qual foi a quantidade de açúcar que vc usou e principalmente quando viu que já podia colocar as garrafas sob refrigeração?
Usei 7g/l, tudo no balde de envase. Como tinha pouco tempo no total, refrigerei por 4 h, no gelo. Não vi se podia colocar para refrigerar, precisava ou o churrasco não teria cerveja :D
Percebi com 4 dias de priming, que ao chacolhar a garrafa já havia uma boa formação de bolhas.

Quanto a 13 dias ser uma fermentação, venho mudando um pouco meus conceitos com relação a estilos Ales menos complexos e de baixa OG. Antigamente fazia 1 semana com temperaturas de 17ºC para depois deixar 2 semanas a 20~24ºC para depois fazer um cold crash de até 1 semana. Hoje não vejo muito sentido nisto ( de uma forma simplista e geral), pois tenho fermentações que acabam em 4 dias e que precisam de tempo para uma reabsorção de seus subprodutos indesejados. Tudo tem muita relação com pitch rate correto, controle de temperatura e de atenuação.

É claro que esta pressa cobra um preço: a cerveja agora depois de 4 meses não é nem a sombra do que era antes. Piorou o amargor, sumiu aromas, e eu fiquei com 4 garrafas para dar fim. hehehehe
 
Concordo com a escolha dos métodos de carbonatação pelos estilos. Isto tem total fundamento e mostra que nunca há o método definitivo ou a verdade absoluta. Realmente não tem sentido deixar de usar priming em uma cerveja de guarda para usar a carbonatação forçada, visto que o legal disto é ver a evolução da mesma.

Quanto ao tempo de primming, 15 dias é um divisor de águas, mas fiz em junho uma express APA, sendo que engarrafei na segunda feira com o primming e foi pro churrasco no sábado com total sucesso. Mas no caso a receita e fermentação foi toda pensada para funcionar neste cronograma (13 dias da panela ao churrasco).
 
Como conseguiu essa façanha? tenho poucos dias pro aniversário do meu filho e gostaria de fazer uma APA para a festa... tenho uns 20 dias, acho que vai dar certo.
 
Back
Top