Tempo de fermentação hidromel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Duthen

Member
Joined
Jul 23, 2018
Messages
11
Reaction score
2
Location
Rio de janeiro
P_20180723_171824.jpg
Bom dia!!!! Acabo de fazer minha primeira trasfega... Fiz 5 litros com um mel silvestre aqui da região... Usei limão siciliano e gengibre, ficou bem suave perfeito para o verão... Como não tinha recipiente acabei colocando em garrafas de vinho e deixei na geladeira... Na degustação que fiz estava muito marcante o nível alcoólico achei estranho pois ele so fermentou por 20 dias.... Não tenho certeza sobre a fermentação ter acabado... Achei que ficou pouco tempo neh!!!! Usei levedura de pão, 10 G para os 5 litros. Será que foi por isso que fermentou tão rápido? A temperatura de fermentação estava nos primeiros dias em torno de 25/28°c depois do 10° dia esfriou para uns 19/20... Na degustação os traços de açúcar estavam em zero, consegui uma bebida bem seca. Em questão do armazenamento eu fiz errado de colocar em garrafas de vinho? Estao na geladeira para clarificar... Vou reenvazar quando estiver + claro....
Obs: minha primeira produção de bebida...

O airlok fiz com uma bexiga e furei com agulha
 

Attachments

  • P_20180723_182317.jpg
    P_20180723_182317.jpg
    18.9 KB · Views: 41
Bom dia.
Acho que pela quantidade (apenas 5 litros) a fermentação deve ter terminado sim, tanto que você não percebe nenhum sabor doce.
Eu já deixei 30 dias, mas eram 12 litros e também fermentou tudo.
Quanto ao sabor de álcool, é normal. Parece um vinho com outro sabor.
Uma experiência que fiz foi carbonatar o hidromel. Ficou parecido com espumante. Muito bom.
Parabéns.
 
Bom dia.
Acho que pela quantidade (apenas 5 litros) a fermentação deve ter terminado sim, tanto que você não percebe nenhum sabor doce.
Eu já deixei 30 dias, mas eram 12 litros e também fermentou tudo.
Quanto ao sabor de álcool, é normal. Parece um vinho com outro sabor.
Uma experiência que fiz foi carbonatar o hidromel. Ficou parecido com espumante. Muito bom.
Parabéns.
Alexandre, como você fez esta carbonatação? Ouvi falar da técnica de colocar um pouco de açucar (ou até mesmo rapadura) para forçar um pouco a formação de gas, mas se a fermentação acabou por completo entendo que isto não seria mais possível, correto?
 
Alexandre, como você fez esta carbonatação? Ouvi falar da técnica de colocar um pouco de açucar (ou até mesmo rapadura) para forçar um pouco a formação de gas, mas se a fermentação acabou por completo entendo que isto não seria mais possível, correto?

Silvio, sou bem iniciante no ramo de hidromel, mas já faço cerveja há alguns anos. Esta técnica cervejeira é chamada priming, onde adiciona-se mais açúcar para que a levedura consuma e forme o CO². E isso é possível sim, pois a fermentação acabou por completo não porque a levedura morreu, mas sim porque o açúcar do qual ela se alimenta se esgotou, então ela "adormece". Ou seja, a fermentação é considerada finalizada quando não há mais açúcar fermentável para a levedura que você usou. Mas se você recolocar açúcar ela "acorda" e consome tudo, produzindo mais um pouco de álcool e o CO² que, se mantido sob pressão, vai carbonatar a bebida.
 
Silvio, sou bem iniciante no ramo de hidromel, mas já faço cerveja há alguns anos. Esta técnica cervejeira é chamada priming, onde adiciona-se mais açúcar para que a levedura consuma e forme o CO². E isso é possível sim, pois a fermentação acabou por completo não porque a levedura morreu, mas sim porque o açúcar do qual ela se alimenta se esgotou, então ela "adormece". Ou seja, a fermentação é considerada finalizada quando não há mais açúcar fermentável para a levedura que você usou. Mas se você recolocar açúcar ela "acorda" e consome tudo, produzindo mais um pouco de álcool e o CO² que, se mantido sob pressão, vai carbonatar a bebida.

Muito obrigado pelo esclarecimento! Acompanho alguns canais no youtube sobre o tema e acabei por entender que a fermentação cessa sim, por conta da falta de açucares, e também por conta da quantidade de álcool no produto final, o que acaba 'matando' as leveduras. Agora ficou mais claro.
 
Back
Top